Sustentabilidade e aquecimento são um dos assuntos mais comentados hoje. Com todos os problemas que enfrentamos devido à exploração excessiva de recursos naturais e outras práticas abusivas, a busca por técnicas que reduzam os impactos na natureza se tornou cada vez mais frequente.
Uma das soluções encontradas para as residências e edifícios é o telhado verde, que possui inúmeros benefícios para o meio ambiente. Quer saber mais sobre essa novidade? Nós contamos para você a seguir!
O telhado verde nada mais é do que um telhado com cobertura verde de plantas, ou seja, uma camada de terra e vegetação na cobertura de edifícios e casas.
Apesar desse tipo de telhado ter se mostrado uma tendência na arquitetura moderna nos últimos anos, essa técnica é bastante antiga e remonta ao Egito antigo.
O telhado verde passou a ser considerado um conceito arquitetônico em 1920, com o francês Le Corbusier. Ele desenvolveu a ideia de terraços jardins para compensar os rastros que as construções causaram no ambiente.
Basicamente, essa cobertura feita no telhado verde é preparada e impermeabilizada. Ela recebe um sistema próprio de armazenamento parcial da água, drenagem da água, substrato (material utilizado para substituir a terra) e as plantas que vão compor o jardim.
Parte da água que vem da chuva é absorvida pelas plantas e substrato Dessa forma, reduz-se a quantidade de água despejada nas redes pluviais e evita enchentes. As plantas servem como isolante térmico e acústico, garantindo maior conforto e menor consumo de energia com climatização.
Outro benefício do telhado verde é a diminuição das bolhas de calor nos grandes centros urbanos, pois a cobertura vegetal diminui a absorção de calor e sol. Essa técnica também reduz a poluição, já que as plantas absorvem as substâncias tóxicas e liberam oxigênio na atmosfera.
Apesar de parece ser simples na teoria, montar um telhado verde exige um pouco de atenção na prática. Afinal, se alguns cuidados não forem bem observados, o telhado pode trazer muitos problemas para o proprietário.
Primeiro, é necessário verificar se a laje vai suportar uma sobrecarga que varia de 80 à 300 kg/m², a depender dos tipos de plantas escolhidas. Além disso, ela precisar ter 1,5% de inclinação para escoamento da água.
Em seguida, é preciso pensar na impermeabilização total. Para isso, utilize uma manta asfáltica: além de estancar totalmente a água, o material não permite a penetração de raízes. Algumas pessoas adicionam ainda uma camada de argila após dessa etapa.
Depois, instale um sistema de drenagem. Isso é fundamental, pois garante água para as plantas nos períodos de seca e ajuda a drenar o excesso de água da chuva. Acima da drenagem, é indicado instalar uma membrana que impede a passagem de raízes para a água reservada, mas permite que a água chegue as plantas quando necessário.
Em seguida vem a camada de substrato que receberá as plantas, que deve conter todos os nutrientes necessários para a vegetação. Por fim, é feito o plantio das espécies escolhidas. Você pode se inspirar em outros jardins para decidir as espécies e encontrar o seu estilo de vegetação!
Em geral, a manutenção do telhado verde exige poucos cuidados, quase os mesmos que um jardim comum. Você pode optar por plantas de fácil manutenção, garantindo o sucesso da sua cobertura natural.
Gostou das nossas dicas? Quer continuar acompanhando outros conteúdos sobre decoração e sustentabilidade? Acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter e YouTube!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…