Para se manter ativo no mercado de arquitetura e decoração diante da acirrada concorrência é fundamental conquistar novos clientes. Uma excelente maneira de alcançar esse objetivo é fidelizar os clientes que já existem e assim conseguir boas indicações por meio deles.
Além disso, é muito importante manter os clientes fidelizados, pois eles costumam voltar a fechar novos trabalhos com os profissionais em que confiam.
Pensando nisso, listamos as 5 melhores práticas para fidelização de clientes de arquitetura. Continue a leitura e comece agora mesmo a aplicar nossas dicas!
Uma das melhores estratégias para manter clientes fidelizados é desenvolver um relacionamento mais próximo e frequente com eles. Essa prática pode ser feita por meio de um bom cadastro de clientes que sinalize datas importantes, como o dia do aniversário.
É de muito bom gosto, e certamente surtirá resultados positivos, enviar um cartão ou um e-mail no dia do aniversário dos clientes. Se for possível, separe algum tempo do dia para ligar pessoalmente e felicitá-los. Esse diferencial no atendimento certamente irá cativá-los e mantê-los por perto, fazendo com que se lembrem do arquiteto em primeiro lugar, sempre que precisarem.
Uma ferramenta extremamente útil para estreitar ainda mais os laços com os clientes e se fazer lembrar são as redes sociais.
Por esse canal é possível promover as ações do escritório, fornecer conteúdo relevante e de interesse do público-alvo, divulgar promoções e, assim, manter contato direto com os clientes já existentes e com aqueles que simpatizam com o negócio e posam vir a fechar contratos no futuro.
Devido à importância que as redes sociais ganharam, é preciso estar atento ao conteúdo postado de forma que seja atrativo e de qualidade e sempre reflita os valores e a missão da empresa.
Outra estratégia para fidelização de clientes é desenvolver um projeto bem planejado que atenda e satisfaça plenamente as necessidades dos clientes.
Um planejamento bem feito oferece aos clientes boas formas de pagamento, assim como preços competitivos e prazos satisfatórios para a entrega do trabalho pronto. Todos esses aspectos fazem parte de um projeto bem elaborado e contribuem para a boa reputação do arquiteto, o que aumenta as chances de indicações futuras.
Os aspectos já mencionados estão diretamente ligados à prestação de um serviço de qualidade, que privilegia o bom atendimento do início ao fim, assim como uma execução impecável do que foi estabelecido entre as partes.
Uma questão que precisa ser considerada na prestação dos serviços diz respeito à postura do arquiteto em solucionar eventuais problemas que venham a surgir. É muito comum que em situações inesperadas os profissionais se esquivem dos clientes, evitando contato direto. Caso algo dessa natureza aconteça, é recomendado que o arquiteto não só assuma a responsabilidade como tome as rédeas para resolver a questão. Essa postura pró-ativa certamente será valorizada pelos clientes e demonstrará segurança e maturidade profissional.
Por fim, mas não menos importante, é imprescindível considerar e valorizar a opinião dos clientes. Para tanto, é preciso saber ouvir com paciência os desejos e necessidades de cada um e tentar ajustar esses anseios à realidade do projeto.
Evite reproduzir o mesmo projeto para clientes diferentes, pois, por mais parecidos que sejam, cada um terá demandas e circunstâncias específicas. Isso sem contar que, quanto mais personalizados forem os projetos de arquitetura desenvolvidos, mais qualificado será o portfólio do profissional.
Agora que você já sabe as 5 melhores práticas para fidelização de clientes de arquitetura, continue a leitura e descubra mais dicas de marketing para arquitetos!
Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do…
A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir…
Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado…
O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua…
Você já conhece o Feng Shui? Essa prática chinesa propõe algumas ideias que buscam melhorar…
O quadro é um objeto de decoração que tem como principal característica dar um toque…