Dicas de Decoração

Saiba como fazer um bom projeto arquitetônico com peças decorativas

Escrito por quintadellarte

As pessoas estão buscando incrementar e otimizar os seus espaços residenciais cada vez mais. Seja na escolha adequada das cores, na disposição exata dos móveis ou até mesmo no uso de peças decorativas interessantes, não faltam opções para agregar valor ao ambiente.

Mas nós sabemos que criar um projeto arquitetônico não é uma tarefa fácil. Além do conhecimento necessário relacionado às cores e à disposição correta dos móveis, é preciso saber como implementar os objetos da melhor forma. Essa ideia vale, inclusive, para o uso de estátuas de médio e grande porte.

Quer descobrir sobre como usar esses elementos? Neste post, você encontrará as melhores dicas para desenvolver um projeto arquitetônico incrível. Acompanhe!

Estude bem o cômodo

Antes de tudo, é importante conhecer bem o cômodo que você deseja decorar. Essa fase é essencial para que não haja surpresas ou gastos excessivos no meio do caminho.

Por isso, comece tirando todas as medidas necessárias, analise o ambiente e tenha certeza de cada dimensão. Este é o momento para conhecer as necessidades do seu cliente e projetar diferentes possibilidades para solucioná-las da melhor forma.

Nessa etapa, você também saberá os pontos que necessitarão de preenchimento, tendo muito mais facilidade para posicionar objetos decorativos, como é o caso das estátuas e demais adornos. O seu orçamento será baseado nesses estudos e informações. Portanto, toda atenção é válida!

Defina o orçamento

Uma das principais etapas em qualquer projeto de decoração é o planejamento financeiro. Ao elaborar um orçamento, você pode garantir o uso de materiais de qualidade e, inclusive, economizar mais.

A dica é pesquisar bastante, visitar lojas especializadas, calcular os valores que mais se encaixam no projeto e avaliar todas as possibilidades disponíveis. Procure não ir às compras sem que o seu orçamento esteja bem definido.

Aqui, você poderá destinar um valor especial para os objetos decorativos. Sabe aquela estátua perfeita para valorizar a sala de estar? Essa é a hora certa para incluí-la na sua tabela de gastos.

Considere o perfil do cliente

Um fator que jamais deve ser deixado de lado é o gosto do seu cliente. Essa informação é indispensável e pautará todo o desenvolvimento do seu trabalho. Para alcançar o resultado esperado é preciso conhecer a fundo os seus desejos e necessidades.

Faça perguntas! Questione sobre as suas prioridades, hobbies, descubra mais sobre a sua rotina e suas referências. Nunca descarte perguntas básicas, como “qual a sua cor favorita?” e “qual o seu estilo de decoração preferido?”. Essas questões são fundamentais para guiar o seu projeto e escolher o elemento decorativo ideal.

Busque boas referências

Ter boas referências é essencial para trabalhar a sua criatividade e criar um projeto arquitetônico original. Por isso, não hesite em procurar inspirações. Seguindo os desejos do seu cliente, procure por diferentes estilos de decoração e esteja sempre por dentro das tendências do mercado.

Para isso, é possível encontrar na internet alguns sites especializados em imagens e que são ótimas fontes de referências. Esse é o caso do famoso Pinterest e o portal Casa Abril.

Neles, você encontrará lojas interessantes, estimativas de valores e algumas dicas inusitadas sobre como usar estátuas de forma única e sofisticada.

Confira se a estátua é adequada ao ambiente

Com o projeto aprovado, é o momento de conferir se os objetos decorativos se encaixam bem no ambiente. Não há dúvidas de que o uso das estátuas em áreas internas pode causar um efeito visual surpreendente. No entanto, para usar esses elementos, você deverá priorizar o estilo de decoração no restante do espaço.

Afinal, uma estátua clássica não combinaria em um cômodo muito moderno, certo? Procure por opções que tenham relação com a composição do ambiente. Considere outros detalhes importantes, como a matéria-prima utilizada e as cores do objetos.

Outro ponto que vale ser ressaltado é em relação ao tamanho do ambiente. Observe o layout do projeto e priorize a funcionalidade. Evite incluir peças maiores e capazes de comprometer a circulação de pessoas. Uma estátua grande, por exemplo, quando usada em um cômodo com o teto baixo, pode causar a sensação de um ambiente apertado.

Como você viu, basta um pouco de atenção e cuidado para garantir um projeto arquitetônico. Tem outras dicas para compartilhar? Comente aqui no post!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This