Dicas de Decoração

O que é uma planta humanizada e como fazer?

Escrito por quintadellarte

Boa parte da população não imagina, mas o trabalho de um arquiteto vai muito além de uma simples reforma ou da decoração de ambientes. Isso porque o profissional dessa área é responsável não somente por pensar na parte estética de um projeto, mas também na funcionalidade do cômodo e em mecanismos para deixar o local o mais agradável possível.

Seguindo esse pensamento, há o conceito de planta humanizada. Você já ouviu falar sobre ele? Esse estilo de projeto tem o objetivo de compreender a fundo as necessidades do cliente, apresentando um resultado mais amigável e de fácil entendimento.

Se interessou pelo assunto? Então, acompanhe o nosso post especial e descubra o que é, quais as vantagens e como desenvolver uma planta humanizada!

Entenda o conceito de planta humanizada

Antes mesmo de entender como aplicar o conceito nos seus projetos de interiores, que tal saber um pouco mais sobre o que é uma planta humanizada? Também conhecido como humanização de desenhos, esse estilo é, atualmente, um dos mais utilizados pelos profissionais da área.

Basicamente, a planta humanizada é um recurso para que o cliente entenda melhor a planta baixa. Como isso pode ser feito? Após a criação do projeto, o arquiteto utiliza algumas ferramentas que são capazes de enriquecer a apresentação, adicionando mais cor, textura, iluminação, mobília e outros detalhes ao material.

Dessa maneira, o cliente tem mais facilidade de entender a representação do espaço e as modificações propostas pelo arquiteto. Com essa junção de elementos, ele terá uma percepção muito maior de como ficará o espaço. Interessante, não é?

Veja as vantagens do recurso

Os benefícios de investir nesse estilo de projeto são muitos. Dentre os principais, estão:

  • melhor interpretação do cliente no que diz respeito ao tamanho dos cômodos, materiais que serão utilizados e disposição dos objetos;

  • permite que o projeto fique mais fiel à realidade;

  • aumenta o interesse do cliente na proposta oferecida pelo profissional;

  • pode ser aplicado em qualquer projeto de interiores.

Saiba como fazer uma planta humanizada

Quer saber como apostar nesse modelo de projeto e deixar o seu trabalho ainda mais caprichado? Para isso, separamos algumas etapas importantes e que ajudarão você nessa tarefa. Veja abaixo:

  • use elementos diferenciados para impressionar o seu cliente;

  • garanta que os blocos utilizados estejam na escala adequada;

  • priorize os blocos mais ricos em detalhes para que a planta fique bem próxima da realidade e o cliente se interesse pelo projeto;

  • escolha o software com o qual tenha mais facilidade de trabalhar e se especialize em seu uso. Quanto mais conhecer o programa, melhor ficará a sua planta.

Conheça os programas mais utilizados para esse trabalho

Atualmente, os profissionais da área podem contar com uma grande variedade de programas para desenvolver uma planta humanizada. Dentre as ferramentas mais utilizadas, podemos destacar:

Corel Draw

Criado em 1989, o Corel Draw é um programa exclusivo de desenho vetorial em 2D para ilustrações gráficas.

Com ele, é possível desenvolver desenhos e ilustrações, além de editar textos e fotos. Na arquitetura, é um dos softwares mais utilizados para a criação de plantas baixas e humanizadas.

AutoCAD

Criado em 1982, esse programa é exclusivo para a elaboração de desenhos de cunho técnico em 2D e 3D.

Além disso, a ferramenta conta com uma versão especial para arquitetos, o AutoCAD Architecture. Nele, você encontrará funções ideais para projetos e desenhos da área, como cortes e elevações, dimensionamento de paredes, dentre outros.

SketchUp

Lançado em 2000, o SketchUp é um software indicado unicamente para a criação de modelos em 3D.

Nessa ferramenta, o profissional encontrará mecanismos intuitivos para elaborar projetos de arquitetura ricos em detalhes, que vão desde a pintura das paredes até a alteração de medidas e volumes. Além disso, o programa oferece uma incrível biblioteca online, onde diversos fornecedores disponibilizam os seus materiais gratuitamente.

E então, gostou de entender mais sobre as planta humanizada? Acha que essa ideia pode ser benéfica para o seu trabalho? Deixe o seu comentário no post e compartilhe a sua opinião!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This