Jardim e Paisagismo

4 plantas que não precisam de sol para decorar seu apartamento

Escrito por quintadellarte

Um dos componentes indispensáveis para uma boa harmonização de ambientes são as plantas, afinal, além de dar um toque de beleza, com elas dentro de casa ganhamos ao ter uma maior contato com a natureza e ao respirar um ar mais puro. O grande desafio, em um cenário urbano e com habitações cada vez mais verticais, é o de encontrar plantas que consigam se manter vivas e saudáveis com iluminação reduzida.

Por sorte, há uma série especial de plantas que conseguem viver bem sem necessidade de exposição à luz plena, permitindo que, mesmo quem vive em ambientes menos iluminados, consigam ter suas plantas de decoração. 

Pensando nisso, neste post, trouxemos 4 exemplos de plantas que não precisam de sol, para a decoração de sua casa. Confira!

1. Jiboia

As espécies de jiboia estão entre as plantas mais tradicionais para decoração interna no Brasil, sendo uma das poucas trepadeiras que permitem esse uso. Essa planta é originária da Oceania, mais especificamente das Ilhas Salomão e pode apresentar folhas em tons mesclados ou, quando cultivadas na sombra, a produção de folhas verdes e pequenas.

Um grande benefício de utilizar as jiboias para decoração interna é sua versatilidade, afinal, a planta pode ser cultivada em arranjos de mesa, na água, em vasos suspensos e como trepadeira em xaxins ou outras plantas. Para manter a beleza e estrutura das jiboias, basta manter as regas frequentes e o substrato sempre úmido.

2. Aglaonema 

Com mais de 50 espécies diferentes, com origem em países da Ásia e Oceania, a Aglaonema tem como principal característica sua resistência a baixas temperaturas, podendo ficar na sombra sem ser afetada. 

Para isso, a planta deve ser cultivada em solo bem drenado — sendo que é recomendado regá-la apenas quando a terra estiver de fato seca. Além dessas características, a beleza de suas folhas, que mesclam tonalidades de verde e, em algumas espécies, tonalidade de vermelho, tornam essa planta uma excelente opção para decoração interna.

3. Zamioculca

Outra planta bem resistente e que consegue se manter plena, mesmo com a ausência de exposição solar, é a Zamioculca. Essa característica é possível graças à capacidade que essa planta tem de manter água armazenada em sua estrutura vegetal.

Para que a Zamioculca se mantenha forte e bonita, é indicado plantá-la em vasos altos e grandes, com uma boa capacidade de drenagem para garantir o bom desenvolvimento da planta.

4. Mini Cactos

Os mini cactos estão cada vez mais em voga para a decoração de ambientes, devido a sua facilidade de manutenção, variedade de cores e formatos. Ao contrário dos cactos maiores, os mini não podem ser expostos à luz direta do sol, sendo mais indicado a sua manutenção em ambientes internos com boa iluminação. 

Em relação aos cuidados básicos, os mini cactos devem ser regados uma vez por semana — sempre observando se a terra está realmente seca. Essas plantinhas são ótimas para compor a decoração em todos os cantos da casa.

Esperamos que nosso post ajude na escolha das plantas que não precisam de sol, para que você consiga fazer a sua decoração, sem abrir mão delas. A utilização de plantas para decorar o interior do ambiente, não tem a ver apenas como estética, mas também como uma maneira de manter o contato com a natureza, mesmo quando estamos em casa. Com o mundo cada vez mais urbanizado e tecnológico, trazer um pouco de paz e purificação para dentro de nosso lar é primordial.

Gostou das nossas dicas? Então, continue em nosso blog e confira 4 ideias criativas para ter uma divisória de ambiente com plantas em casa.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This