Jardim e Paisagismo

Quais são as 4 plantas que gostam de sombra? Confira aqui

Escrito por quintadellarte

Você sabe quais são os principais tipos de plantas que gostam de sombra? Ao contrário das espécies que precisam de muita luz solar direta para se desenvolver de forma apropriada, as que sobrevivem melhor em outras condições são ótimas para decorar os ambientes internos de uma casa — ou os locais do jardim com pouca exposição do sol.

Ou seja, mesmo em apartamentos e jardins de inverno, é possível criar um ambiente aconchegante, agradável e repleto de vida, sem contar o excelente custo-benefício. Neste texto, apresentaremos 4 espécies de plantas que preferem sombra, assim como algumas dicas sobre como cuidar delas. Acompanhe!

1. Antúrio

Cientificamente chamado de Anthurium, o Antúrio está catalogado dentro da família dos Araceae. No mundo, existem 600 espécies dessa flor e, no Brasil, a mais conhecida é a de cor vermelha — mas há versões com flores em tons de rosa, marrom, branco e salmão. O mais curioso é que o Antúrio não é uma flor: é uma parte da planta conhecida como inflorescência.

Mesmo que seja uma espécie tropical e aprecie o calor, ela não gosta de ficar ao sol. A planta precisa de bastante sombra e luminosidade direta — isto é, o ambiente precisa ser iluminado, mas não pode haver exposição direta ao sol. As temperaturas abaixo de 20 °C são prejudiciais para essa planta e, em regiões mais frias, é aconselhável mantê-la dentro de casa, protegida do frio e do vento.

2. Camedórea-elegante

A Camedórea-elegante é uma palmeira de porte pequeno e livre de espinhos. Originária da Guatemala e do México, essa espécie faz bastante sucesso como planta ornamental e é muito utilizada nos ambientes internos, por ter um apelo tropical ao mesmo tempo em que oferece facilidade de cultivo.

Essa planta deve ser cultivada sob luz difusa ou meia-sombra, enquanto o seu substrato precisa ser drenável, rico em matéria orgânica e irrigado com frequência. É necessário que ela seja deixada em um lugar sem incidência direta de sol, senão apresentará queimaduras nas suas folhas. A Camedórea-elegante aprecia umidade e, por isso, o melhor é evitar ambientes com ar-condicionado ou correntes de ar.

3. Bambu da Sorte

Proveniente do continente africano, o Bambu da Sorte tem o nome científico de Dracaena sanderiana e, na verdade, não é exatamente um bambu. A planta faz parte de um grupo chamado Ruscaceae e só começou a ser chamada pelo nome popular por conta do seu formato, que lembra muito o de um bambu comum.

Essa espécie também pode ser mantida na água; porém, para que ela tenha um bom desenvolvimento, é imprescindível que todas as raízes sejam mantidas submersas. Mais uma dica: o Bambu da Sorte se desenvolve muito melhor quando é exposto a uma luz mais fraca e indireta!

4. Singônio

O Singônio é uma planta que apresenta características bastante decorativas: suas folhas se alteram de acordo com a sua maturação — ou seja, quando jovens, são simples, claras e com nervuras brancas. Já quando são adultas, apresentam coloração completamente verde.

O cultivo dessa planta precisa ser feito em substrato rico em matéria orgânica. Ela não é tolerante ao frio e aprecia umidade com regas regulares. Se for cuidada de forma adequada, se torna uma bela trepadeira e a sua multiplicação se dá por estacas durante todo o ano.

Agora que você já conhece algumas espécies de plantas que gostam de sombra, já pode começar a planejar o seu jardim dentro de casa com um belo paisagismo! Só não se esqueça de comprar vasos e suportes adequados para comportar essas espécies da forma correta — assim você terá um completo item de decoração, que agregará mais vida e beleza para o seu espaço.

Gostou do assunto deste texto? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e tenha acesso a mais conteúdos tão relevantes quanto este, diretamente no seu e-mail!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This