Jardim e Paisagismo

Truques de design de jardim residencial: conheça as melhores opções para ampliar o espaço

Escrito por quintadellarte

Um jardim é um espaço acolhedor e muito agradável. Por isso, a cada dia surgem novas técnicas de design para a criação de lindos jardins, mesmo em locais pequenos. Dessa forma, bastam alguns truques e técnicas corretas, e você instala uma área verde em praticamente qualquer lugar — o que acaba sendo um grande diferencial de paz e beleza dentro do mundo veloz de hoje em dia.   

Assim, se você quiser entender como aplicar alguns truques de design de jardim residencial, veio ao lugar certo. Nesse post, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a pensar em um espaço intimista e acolhedor. Prossiga na leitura para conferir as dicas.

Escolha bem as plantas para o lugar

A seleção de plantas é essencial em qualquer design de jardim residencial. Afinal, a exposição aos raios solares, o cuidado e a área disponível influenciam diretamente na criação de um ambiente mais alegre e prático.

Dessa forma, se o local for pequeno, o ideal é que você use plantas menores, que não ocupem uma extensão muito grande. As bromélias, por exemplo, podem ser maravilhosas opções. No entanto, vale dizer que demandam um espaço bem grande para ficarem bonitas. Por isso, invista em plantas de pequeno porte, como as suculentas. Existem muitas espécies aproveitáveis, como os cactos que ficam lindos, por exemplo, em jardins suspensos.

Os gerânios pendentes e as samambaias também são boas escolhas, pois é possível aproveitar melhor o espaço vertical para sua colocação. Aposte em vasos diferentes, cordas e barbantes em trabalhos de expressão, como o macramê. Pense ainda nas ervas aromáticas, como o alecrim e a hortelã. Além de ficarem bonitas, ainda podem ser consumidas em sua alimentação.

Capriche na iluminação ao realizar o design de jardim residencial

Uma boa iluminação consegue ampliar os espaços, ressaltar certas qualidades e disfarçar os pontos fracos de qualquer ambiente. Se você pensa em criar um jardim interno, esses recursos luminosos trazem eventualmente um efeito maravilhoso de aconchego. Para isso, aposte em spots bem posicionados, andarelas, luminárias pendentes e pontos de iluminação estratégicos.

Para um ambiente externo, spots no chão voltados para uma determinada parede, postes de iluminação, lanternas penduradas em árvores e arbustos ou mesmo aqueles fios com pequenas luzinhas são recursos que criam uma sensação de conforto incrível. Com certeza você desejará passar muito mais tempo naquele local.

Invista nas pedras para a decoração do seu jardim

As pedras ficam incríveis como parte do design de jardim residencial, especialmente se o espaço for pequeno. Elas são bonitas, não fazem muita bagunça e ainda ajudam a absorver o excesso de umidade.

Dentre as mais usadas, podem ser citados os seixos rolados, os cascalhos e a pedra de são thomé. Você pode usá-las para fazer um revestimento sobre o piso, por exemplo, no cantinho onde vai instalar o jardim. Uma boa sugestão é usar diversos tipos de pedras simultaneamente. As plaquinhas de são thomé podem formar um pequeno caminho; o cascalho preenche os espaços entre os vasos; e os seixos trazem o acabamento.

A boa escolha dos elementos é essencial para um design de jardim residencial. Portanto, especialmente se o espaço for limitado, aproveite bem cada um deles. Capriche na escolha das plantas e preste atenção nos vasos: eles também devem formar um conjunto harmônico dentro do projeto. Aposte ainda na iluminação e nas pedras para ter um espaço aconchegante, independentemente do tamanho do lugar. O resultado será muito satisfatório, pode ter certeza!

Já pensou em ter um jardim para chamar de seu? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e peça algumas ideias para os amigos.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This