Dicas de Decoração

Veja 3 dicas de como usar escadas externas de jardim

Escrito por quintadellarte

Será mesmo que a primeira impressão é a que fica? Por via das dúvidas, é muito importante escolher bem os elementos que vão compor a entrada da sua casa. Se ela ficar um pouco acima do nível da rua, por exemplo, você precisará de uma escada que esteja em harmonia com o projeto. Afinal, é ela que vai conduzir seus convidados até a porta de entrada.

Assim, se você está procurando inspirações de escadas externas de jardim, veio ao lugar certo! Aqui você poderá descobrir pelo menos 3 dicas valiosas para deixar a entrada da sua casa ainda mais bonita. Veja mais a seguir!

1. Escolha bem o material das escadas externas de jardim  

Na hora de criar escadas externas para jardim, o primeiro passo é pensar na escolha do material. Ele precisa ficar bem ajustado ao estilo de jardinagem que você escolheu, bem como com a fachada da sua casa.

Dessa forma, se a sua residência tem um estilo rústico, optar por escadas de pedra polida, por exemplo, pode não ser uma boa solução. Outro fator é o perfil dos moradores. Casas com pessoas idosas e crianças pedem degraus baixos e em material antiderrapante, a fim de minimizar o risco de acidentes.

Madeira de demolição, pedra de São Thomé, granito, mármore e ardósia estão entre algumas opções de ótimos materiais para escadas externas de jardim. Um bom arquiteto aliado a um paisagista saberão avaliar o seu estilo, suas necessidades e criar um projeto único e verdadeiramente especial.

2. Use pedras no caminho externo 

As pedras podem ser empregadas tanto na escada quanto no caminho que levará até ela: tudo vai depender do tamanho da entrada da sua casa. Uma boa dica é mesclar a grama e as pedras até chegar aos degraus.

Você pode ainda fazer um caminho completamente calçado com pedras ou misturar placas inteiras com pedrinhas menores, feitas de saibro ou madeira, por exemplo. Nesse caso, é conveniente que a passagem esteja em harmonia com a escada principal, mesmo que não sejam exatamente do mesmo material.

3. Pense na iluminação quando fizer seu projeto 

Uma entrada bem iluminada evita acidentes e faz com que a frente da casa fique mais bonita e receptiva durante a noite. Assim, as escadas externas para jardim também ficam mais elegantes quando você usa a iluminação para decorá-las.

Existem muitas maneiras de fazer isso. Usar uma fita de LED no espelho do degrau é uma maneira moderna de iluminar escadas de residências em estilo contemporâneo. Já os refletores de grama ficam muito bonitos em projetos um pouco mais rústicos. E ainda é possível ainda usar postes de iluminação: eles têm um estilo ligeiramente retrô e deixam o caminho até a entrada bem mais charmoso.

A entrada da sua casa será responsável pela primeira impressão que seus convidados terão da sua residência. Além disso, ela reflete a personalidade dos moradores e o cuidado com seus bens. Isso influencia de forma direta na sua imagem profissional e pessoal.

Por isso, escolher bem as escadas externas de jardim é muito importante. Opte por materiais que combinem com o estilo da decoração e do jardim, capriche no design e mantenha tudo sempre limpo e organizado. Depois é só abrir as portas para as visitas e aproveitar os bons momentos juntos!

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos todos os dias.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This