Datas comemorativas

Saiba mais sobre o dia de São Miguel Arcanjo

Escrito por quintadellarte

No dia 29 de setembro, o catolicismo, o islamismo, o judaísmo e a umbanda comemoram o dia de São Miguel Arcanjo. Embora tenham ritos diferentes, todas essas religiões veem essa figura como um dos mais importantes anjos guerreiros de Deus, sendo também chamado de “Anjo da Justiça”.

Na tradição cristã, esse arcanjo também é lembrado como o líder dos exércitos divinos, responsável por auxiliar na luta espiritual em que o bem e o mal lutam pela alma de cada fiel. Neste post, você vai entender melhor sobre a importância religiosa dessa figura, além de conferir a história da sua data comemorativa. Acompanhe!

Conheça a história de São Miguel Arcanjo

A figura de São Miguel — que, em hebraico, significa “aquele que é similar a Deus” — apareceu pela primeira vez na Bíblia hebraica. No Livro de Daniel, o anjo guerreiro é mencionado três vezes e, no Livro do Apocalipse, ele aparece comandando os exércitos de Deus na guerra entre anjos e demônios.

Há, ainda, outras menções do arcanjo nos chamados textos apócrifos, que não foram incluídos na Bíblia cristã. É o caso do Livro dos Jubileus, no qual São Miguel é caracterizado como o anjo que instruiu Moisés na escrita da Torá.

Além disso, o anjo é citado nos Manuscritos do Mar Morto, uma coleção de fragmentos encontrados em cavernas do Qumran, na região do Mar Morto, nos anos 1940. Hoje em dia, esses textos fazem parte dos Essênios judaicos. Ali, ele aparece em uma batalha contra um demônio.

Saiba a origem do dia de São Miguel Arcanjo

A escolha do dia de São Miguel Arcanjo vem da tradição cristã. Nas igrejas medievais da Inglaterra, costumava-se ter uma celebração nessa data em homenagem ao anjo, conforme pesquisas do professor Richard Johnson, em seu livro Saint Michel the Archangel in Medieval English Legend.

Não se sabe ao certo o motivo da escolha pelo dia 29 de setembro, mas a data foi cristalizada nas principais religiões que reverenciam a figura de São Miguel. Por ser considerado o patrono dos guerreiros, dos doentes e dos aflitos, muitos fiéis utilizam imagens do santo na decoração.

Entenda a importância simbólica desse arcanjo

Normalmente, o arcanjo é representado com uma capa vermelha, uma espada em uma mão e uma balança na outra, o símbolo universal da justiça. Ele é chamado de “arcanjo” por ser considerado um líder dos outros anjos — o prefixo vem do grego “arch”, que significa “aquilo que está no começo ou na frente”.

De acordo com registros da Igreja Católica, há uma misteriosa linha reta que vai desde a Irlanda até Israel, chamada de Linha Sacra de São Miguel Arcanjo. Ela representaria o golpe da espada do arcanjo para enviar Lúcifer para o Inferno, quando ele se voltou contra Deus, e passa por 7 santuários dedicados à figura do arcanjo. 

Como um anjo protetor das almas, ajuda os fiéis a derrotar o mal nas batalhas espirituais. É por isso que também é conhecido como “protetor”, “guerreiro”, “defensor”, entre outros. Veja um trecho de sua principal oração:

Vós, príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar, pela humanidade, a soberba do príncipe das trevas (…) Ao comparecermos perante o tribunal de Deus, socorre-nos para que não desfaleçamos. São Miguel Arcanjo, defendei-nos e protegei-nos!

Gostou de conhecer mais sobre o dia de São Miguel Arcanjo, sua história e importância? Como vimos, em todas as religiões que acreditam e homenageiam os anjos e os arcanjos, a figura desse guerreiro representa o auxílio divino na luta espiritual contra o mal.

Então, que tal levá-lo para proteger sua casa? Veja nossas imagens de São Miguel Arcanjo e adquira a sua!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

  • SÃO MIGUEL ARCANJO É QUEM FAZ CUMPRIR A LEI E REALIZA A JUSTIÇA… , PROTEGE OS PUROS DE CORAÇÃO CONTRA ÁS INJUSTIÇAS DOS HOMENS, QUEBRA AS CORRENTES MALÍGNAS QUE TENTEM IMOBILIZAR ÁS INICIATIVAS JUSTAS. SÃO MIGUEL ARCANJO, MEU ESCUDO E MINHA ESPADA FLAMÍGERA NA MINHA CAMINHADA EVOLUTIVA. AMÉM!

Deixar comentário.

Share This