Datas comemorativas

Saiba mais sobre a história de São José e seu culto no Brasil

Escrito por quintadellarte

São José foi um descendente da casa de Davi, conhecido por ser marido da Virgem Maria. Assim, foi escolhido por Deus como o defensor da Sagrada Família, e esteve ao lado de Maria, contribuindo para a educação e proteção do menino Jesus.

Sua simplicidade é notória, assim como sua devoção e amor a Deus. Por isso, se você quer saber mais sobre a história de São José, veio ao lugar certo! Aqui você vai descobrir curiosidades acerca de sua vida e acerca de seu culto no Brasil. É só continuar com a gente e conferir!

Conheça a história de São José

São José era um carpinteiro que levava uma vida simples na Galileia. Ele era uma pessoa trabalhadora, justa e honesta. Contudo, embora já fosse noivo, ao descobrir sobre a gestação de Maria pensou em abandoná-la acreditando que o filho não era dele.

No entanto, em um sonho um anjo apareceu para ele e disse que o filho que Maria estava esperando era filho de Deus, e havia sido concebido por intervenção do Espírito Santo. Assim, ele casou com ela.

Na ocasião do nascimento de Jesus, José foi novamente avisado pelo anjo que Herodes tinha intenções de matar a criança. Assim, recomendou que ele pegasse a família e partisse para o Egito, onde viveram por quatro anos. Depois disso, o anjo apareceu mais uma vez a José dizendo que ele poderia voltar em segurança a Nazaré. E assim eles voltaram para Israel.

Saiba mais sobre o culto a São José

Há muitas passagens inspiradoras na história de São José. Por essa razão, ele foi reconhecido na liturgia Romana por volta de 1479, sendo seu culto celebrado em 19 de março. No entanto, foi apenas em 1870 que São José foi oficialmente declarado como Patrono Universal da Igreja pelo Papa Pio IX.

A partir daí o Papa Leão XIII e posteriormente o Papa Bento XV exaltaram as virtudes de São José e ele foi nomeado patrono da justiça social. Sua importância é tamanha que o Papa Pio XII criou uma segunda festa em sua homenagem, em primeiro de maio, sendo reconhecido também como patrono dos carpinteiros e trabalhadores, posto que foi ele quem ensinou esse ofício a Jesus.

Na arte sacra ocidental, São José aparece com o menino Jesus nos braços ou com um lírio nas mãos, representando a vitória de todos os santos.

Aprenda a oração de São José

São José é invocado como aquele que intercede junto a Deus por todas as queixas. Aprenda sua oração: “A vós, S. José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado a ajuda de Vossa Santíssima Esposa, com fé pedimos também o Vosso patrocínio.

Por esta relação sagrada de caridade que Vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente Vos imploramos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu Sangue, e nos socorra em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder.

Afastai para longe de nós, ó Pai, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade.

Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio a fim de que, a Vosso exemplo e sustentados por Vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.”

A história de São José é muito rica e inspiradora. Afinal, ele teve um papel importantíssimo no nascimento de Jesus e também na sua criação. Além disso, também é conhecido como o padroeiro dos trabalhadores, e a sua festa em primeiro de maio é uma das festividades religiosas mais comemoradas no país.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre São José, entre no nosso site e conheça nossas imagens exclusivas para homenageá-lo na sua casa!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This