Datas comemorativas

Entenda mais sobre o dia de Santo Antônio e o seu significado!

Escrito por quintadellarte

Podemos dizer que Santo Antônio é o santo mais conhecido da igreja católica, seu dia é muito comemorado em todo o mundo e aqui no Brasil não é diferente. Apesar de ser conhecido por muitos como santo casamenteiro, Santo Antônio tem sua história voltada para ajudar os humildes, a lenda por ser responsável pela união de muitos casais surge somente depois.

Quer saber mais sobre o Dia de Santo Antônio e sua origem? Então, não deixe de ler este post que preparamos especialmente para você. Boa leitura!

Qual a história de Santo Antônio?

Nascido em Lisboa, Fernando Antônio de Bulhões era filho único e de uma família muito nobre da cidade, seu pai era um oficial do exército. Aos 19 anos, passou a estudar no Mosteiro de São Vicente, na cidade de Lisboa. Mais tarde, foi transferido ao Centro de Estudos de Coimbra, em ambos locais obteve grande acesso a um enorme acervo de livros, beneficiando os seus estudos.

Já adulto, Santo Antônio pretendia ir a uma missão fora de Portugal, no Marrocos, mas durante a viagem a direção do barco mudou por conta do vento, parando na Sicília. Essa ida à Itália mudou completamente a sua história, pois passou a participar de grandes encontros, conheceu São Francisco de Assis e realizou diversas peregrinações tanto na Itália como em países vizinhos. 

Qual a origem e por que foi escolhido o dia 13 de junho?

Entre as histórias de sua origem, uma em especial é quando uma moça, sem condições para pagar seu casamento, foi até uma imagem do santo e ajoelhou-se. Após as orações, o Santo teria aparecido e dito a ela para procurar um comerciante que daria as moedas que precisasse.

Ao encontrar esse comerciante, o mesmo pouco se importou com a situação. Entretanto, após uma venda, o mesmo percebeu que com 400 escudos de prata a sua balança entrou em equilíbrio, sendo esse o mesmo valor que tempos atrás o comerciante havia pedido ao santo.

Após isso, o comerciante imediatamente se lembrou de sua dívida com o Santo e no mesmo momento deu o número de moedas para a moça pagar o seu casamento. A data passou a ser comemorada no dia 13 de junho, pois foi o dia de sua morte, ocorrida na cidade de Pádua na Itália, com apenas 36 anos.

Quais são os eventos realizados para comemorar?

Em Portugal, as comemorações em seu nome se iniciam já no dia 12 de junho. Os diversos casais sem condições financeiras se encontram na Catedral da Sé, com a finalidade de serem abençoados para que possam realizar seu casamento.

Aqui no Brasil, as comemorações do Dia de Santo Antônio acontecem no da 13 de junho. Os pedidos são os mesmos, auxílio financeiro, achar um namorado ou namorada, realizar mais pedidos e cumprir promessas. As principais e maiores festas se encontram na Região Nordeste do país, onde as festividades podem durar vários dias seguidos, atraindo pessoas de vários locais do Brasil e até do Mundo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Dia de Santo Antônio e por que ele é conhecido? Deixe seu cometário ou contribua com mais curiosidades.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This