Datas comemorativas

História de São Jorge: confira origem e curiosidades sobre o santo

Escrito por quintadellarte

Você sabe qual é a história de São Jorge? Ele é um dos santos mais populares do Brasil e um dos mais venerados da Igreja Católica. Seu legado inspira milhares de fiéis, assim como todo o simbolismo que envolve sua trajetória, em especial pelo despojamento da herança que ganhou.

Além disso, seu nome está ligado há inúmeros mitos que associaram a sua imagem à proteção e ao bom combate. Não é à toa que imagens, pinturas e obras de arte desse santo passam sempre uma aura de nobreza e resistência, o que faz com que São Jorge seja ainda mais reverenciado e sirva como modelo para seus devotos.

Que tal descobrir um pouco mais sobre a vida dele e seu papel perante os devotos? Confira, neste artigo, um resumo e algumas curiosidades que o tornaram um dos pilares da fé cristã.

Entenda a história de São Jorge

A história de São Jorge começa na Capadócia — atual Turquia —, onde ele nasceu. No entanto, ele passou sua infância e adolescência na Palestina. A data exata é incerta, mas estima-se que tenha sido por volta do século III.

Quando completou 23 anos, ingressou na carreira militar e se tornou capitão do exército romano. Devido a essa posição privilegiada, descobriu que o imperador Diocleciano tinha a intenção de aniquilar todos os cristãos. Por isso, revoltou-se.

Sua primeira ação foi distribuir toda a sua riqueza aos pobres, como prova de sua fidelidade à fé cristã. O imperador, porém, montou uma perseguição a São Jorge e tentou matá-lo. Ele foi torturado e forçado a caminhar sobre brasas, mas não parecia sentir dor. Por isso, foi enterrado vivo, mas ainda assim ele não cedeu.

O imperador, furioso, mandou degolá-lo. Porém, por causa de sua resistência, muitas pessoas — inclusive a mulher do imperador — se converteram ao cristianismo. Seus restos mortais foram levados para sua cidade natal para sepultamento. Para a surpresa de sua família, o transporte do corpo atraiu fiéis.

Mais tarde, o imperador Constantino mandou construir uma igreja para a devoção do povo. Até hoje, milhares de pessoas peregrinam até a região para rezar e prestar suas homenagens.

A data de São Jorge é 23 de abril, dia registrado como o de sua morte, e ele se tornou santo oficialmente no ano de 303.

Veja as principais curiosidades sobre São Jorge

Muitas curiosidades permeiam a história de São Jorge e sua imagem. Aqui estão as principais, para que você entenda como elas fazem parte do desenvolvimento dessa figura mítica e abençoada.

A lenda do Dragão

A representação de São Jorge mostra um guerreiro montado em um cavalo, enfrentando um dragão com uma espada.

Há uma lenda que diz que uma cidade turca do interior era atacada frequentemente pelo animal. Para aplacar a fúria do dragão, era preciso entregar a ele uma donzela. Quando chegou o momento de sacrificar a filha do rei, São Jorge matou o dragão e tomou a moça como sua esposa.

Confusão histórica

A armadura de São Jorge passa a imagem de “santo guerreiro”. Entretanto, a cruz foi associada a ele somente no início do século XII — mesma data em que a Inglaterra adotou o símbolo em sua bandeira — para representar a Primeira Cruzada.

Santo padroeiro

São Jorge é padroeiro de diversos países, como Inglaterra e Portugal. Aqui no Brasil, abençoa o Rio de Janeiro e Ilhéus, em especial. O santo ainda é padroeiro dos bombeiros e dos militares, profissões que salvam vidas. O time de futebol Corinthians também carrega a imagem de proteção do santo.

Cavalo branco

Não há confirmação alguma sobre o cavalo de São Jorge realmente ser branco. Essa informação surgiu juntamente com a lenda do dragão, que colocava o santo em cima dessa montaria.

Moradia na Lua

Outra lenda a respeito de São Jorge afirma que ele mora na Lua. Ela tem origem brasileira e, por causa do sincretismo religioso, está ligada a Ogum: santo da guerra do Candomblé e da Umbanda, que busca vibrações femininas na Lua. Esse sincretismo ocorreu por causa das crenças e práticas religiosas dos escravos africanos.

Saiba como é comemorado o dia de São Jorge e o culto no Brasil

O dia 23 de abril é comemorado em diversos países do mundo, como Portugal, Rússia, Bulgária, Canadá, Inglaterra, Etiópia e Brasil, é claro. No Rio de Janeiro, há comemorações específicas e é feriado estadual.

Em geral, as festas são marcadas por manifestações populares na rua, com a queima de fogos e desfiles. Algumas famílias e comunidades cristãs também preparam grandes refeições, como feijoadas. Também são realizadas missas e celebrações católicas nas igrejas.

Oração a São Jorge

Para rezar ao santo, a oração mais usada é a seguinte. Ela deve ser acompanhada por um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Glória ao Pai.

“Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem se ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.      

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. ajuda-me a conseguir um bom emprego; fazei com que eu seja bem-visto por todos: superiores, colegas e subordinados. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. Amém.”

E então, você sabia de tudo isso a respeito da história de São Jorge? Ela é bastante marcante, concorda? Se você é cristão, devoto do santo ou se sentiu tocado por essa jornada e pretende rezar para ele, vale a pena ter uma imagem bonita em casa para uma completa imersão nesses momentos de reflexão e agradecimento.

A Quinta Dell’arte é o local certo para encontrá-la. Entre em contato conosco, conheça nossas imagens sacras e escolha aquela que fará parte de seu altar sagrado e especial!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This