Dicas de Decoração

Veja quais as 8 melhores ideias para a decoração da sala com lareira

Escrito por quintadellarte

As lareiras de mármore são uma excelente opção para valorizar a sala. Clássicas e elegantes, elas deixam o ambiente mais confortável e intimista. Ideal tanto para os momentos de relaxamento dos moradores da casa quanto para receber e impressionar amigos e familiares convidados para uma visita.

Entretanto, é fundamental investir na decoração da sala com lareira. Afinal, o espaço precisa ser harmônico e realmente contar com detalhes que conversem entre si. Além, é claro, de trazer mais funcionalidade para que o uso da lareira seja bem aproveitado.

Não sabe por onde começar a planejar esse cômodo tão especial? Não se preocupe! Aqui você encontra 8 ideias para colocar em prática e criar a sala dos seus sonhos.

1. Invista em um estilo clássico

A decoração sala com lareira geralmente tem um estilo mais clássico. Isso porque a presença do fogo garante um ar mais glamouroso e sofisticado para o ambiente.

Entre as principais características dessa composição estão móveis com muitos detalhes, design nobre para cadeiras e sofás e uma cartela de cores mais refinada e escura.

Vermelho, marrom, cobre e dourado costumam ser os tons que fazem mais sucesso. Porém, para quem procura um visual mais clean, o off white, o cinza e o bege são ótimas escolhas mesmo que sejam cores mais claras.

2. Utilize materiais nobres

Os materiais nobres também ganham espaço nesse ambiente. Aposte em têxteis em veludo, seda e linha. As estampas podem variar entre as mais chamativas e discretas, mas ganham bordados em linhas nobres e relevos.

A madeira e o mármore também se fazem presentes no décor, seja em detalhes, acabamentos, paredes ou pisos, para evidenciar a estrutura da lareira.

Se você busca por um toque contemporâneo, sem perder a elegância, escolha materiais espelhados e móveis reformados. Contudo, não deixe de padronizar os itens da decoração no mesmo estilo para não trazer desarmonia ao ambiente.

3. Crie espaços aconchegantes

A principal intenção da decoração da sala com lareira é ter um ambiente aconchegante. Portanto, abuse das almofadas e dos estofados macios e confortáveis, mesmo que eles tenham estruturas mais sofisticadas.

Até porque seus convidados passarão algum tempo por ali imersos em conversas, então é essencial proporcionar comodidade a eles. Os tapetes também são grandes aliados dessa sensação. Mais uma vez, prefira sempre tecidos nobres para eles, que combinem com os demais tecidos e cores do espaço.

A iluminação, por sua vez, deve ser discreta. Luminárias robustas, castiçais e lâmpadas em tom amarelado, com foco direcionado, são responsáveis por assegurar uma aura de descanso e acolhimento para quem quer relaxar por ali.

4. Utilize arte na decoração

A arte faz toda a diferença em qualquer parte da casa. Na sala com lareira, porém, é responsável por um toque ainda mais requintado.

Você pode utilizar quadros com molduras bem trabalhadas, esculturas posicionadas em cantos ou fotografias expressivas com um ar mais antigo em belos porta-retratos, por exemplo.

Os vasos mais elaborados, com formatos diferentes, desenhos ou texturas, são mais uma opção diferenciada, que podem ou não abrigar plantas e flores. Solte a criatividade e escolha suas manifestações artísticas favoritas.

5. Deixe uma área para circulação

Apesar de ter uma proposta mais aconchegante, a decoração da sala com lareira precisa de áreas de circulação. Sem elas, mesmo que você defina cada detalhe com cuidado, tudo não passará de um amontoado de informações.

Caso você coloque mesas e cadeiras, saiba que é preciso distanciá-las até 80 centímetros das paredes. Meça também um espaço para que as pessoas andem e se sentem uma ao lado da outra com tranquilidade, sem se esbarrar.

Como a tendência da lareira é deixar o ambiente mais quentinho, essa providência ainda é importante para que ele não fique abafado, e sim agradável e convidativo.

 6. Capriche nas paredes

A parede de tijolos aparentes é a mais famosa para decorar salas com lareira. A depender do acabamento dado aos tijolos e da tinta usada, ela ganha uma aparência mais rústica ou mais clássica.

Com isso, fica mais fácil adaptá-la ao estilo escolhido para seu espaço: os tijolos brancos são mais clássicos e elegantes, os escuros mais austeros e os laranjas mais modernos e simples. O efeito pode ser aplicado em todas as paredes ou apenas naquela em que está a lareira.

Caso você prefira a última opção, é importante escolher tintas ou materiais que estejam de acordo com o restante da decoração. Assim, a proposta se mantém bem equilibrada.

7. Pense em acessórios que não sobrecarreguem a decoração da sala com lareira

Outra questão importantíssima: a lareira chama muito a atenção. Independentemente do tipo de decoração que você deseja, outras peças são inevitavelmente acrescentadas, como é o caso dos móveis.

Evite, então, o excesso de acessórios. Deixe as miudezas, os bibelôs e os pequenos efeitos para outros cantos da casa.

Uma sala com lareira tem um ar grandioso e, por isso, o que faz parte de sua composição deve seguir a mesma linha. Com excessos, o ambiente fica sobrecarregado.

8. Combine estantes de livros

Na antiguidade, as bibliotecas e salas de estudo com lareiras eram lugares de sabedoria e conhecimento. Se você gosta desse conceito, pode colocar estantes de livros pela sala para replicá-lo atualmente.

As estantes industriais ou as mais tradicionais em madeira costumam ser as melhores alternativas para causar a impressão de sobriedade e seriedade. Coloque nelas seus livros favoritos e coleções.

Ainda, procure em sebos por exemplares raros. Em geral, as cores dessas edições remetem ao vintage, o que deixa a combinação de todo o ambiente ainda mais clássica. Lembre-se apenas de tomar cuidado com a conservação das publicações, caso a lareira distribua muita fuligem.

A decoração da sala com lareira, como você pode perceber, é pautada no requinte e na sofisticação. A Quinta Dell’Arte sabe disso e conta com lindos modelos para você deixar seu ambiente ainda mais incrível: a lareira Ônix e a lareira de mármore branco são dois ótimos exemplos.

Portanto, se você quer desenvolver um espaço único e contar com uma dessas peças em sua casa, não perca tempo! Entre em contato conosco para saber mais detalhes e aproveite para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This