Jardim e Paisagismo

Os 8 principais cuidados que você deve ter com o jardim no verão

Escrito por quintadellarte

Muitas pessoas aguardam ansiosamente a chegada do verão, principalmente quem gosta de flores e de plantas. E essa é a hora certa para cuidar do jardim. Afinal de contas, as plantas sofrem com o calor.

A boa notícia é que, com certos cuidados, é possível fazer com que elas fiquem ainda mais vistosas. Sendo assim, cuidados com o jardim no verão devem ser tomados para que ele permaneça belo e saudável, evitando a perda de plantas.

Para ajudar nesse cuidado especial com o seu jardim, trouxemos 8 dicas essenciais para que ele continue verde e bonito na estação mais quente do ano! Vamos conferir?

1. Regue moderadamente

Um dia mais quente nem sempre é sinônimo de clima seco. Em regiões onde chove com frequência no verão, as regas podem ser bem espaçadas. Lembre-se de que excesso de água pode apodrecer as raízes, o que é a porta de entrada para o surgimento de fungos.

Em regiões mais secas, as regas devem acontecer quando o sol está mais ameno, logo nas primeiras horas da manhã ou no fim de tarde. Regar seu jardim com o sol alto pode ocasionar queimaduras nas plantas e, devido à alta temperatura, a água evaporar antes de chegar até as raízes.

Para saber quando as plantas necessitam de água, apalpe o solo e sinta a terra: quando úmida, evite a rega, pois as plantas estarão devidamente hidratadas. Molhe seu jardim apenas quando o solo apresentar calor e secura.

2. Livre-se dos galhos secos

Além de darem um aspecto de descuido e abandono, os galhos secos podem ser maléficos para o crescimento das plantas, já que os nutrientes não serão distribuídos adequadamente para os galhos que necessitam crescer.

Além disso, quando estão muito perto da terra, as folhas secas e os galhos bloqueiam a entrada de ar no solo.

3. Acabe com as pragas

O verão é a época preferida para que pragas, insetos e bactérias se instalem no seu jardim. É importante observar bem suas plantas e evitar a inserção de novas espécies — pelo menos nessa época —, a fim de evitar infestações.

Cuidados com a rega, quantidade de sol e adubação são bons aliados para evitar o aparecimento das pragas. Retirar os galhos contaminados também é de extrema importância para que o resto da planta continue saudável.

Além disso, é importante mencionar que opções naturais, como a calda de fumo, são a melhor escolha diante dos primeiros sinais de infestação. Porém, caso o seu jardim necessite de pulverização, contrate profissionais para ter certeza de que o produto usado será o ideal para as plantas doentes.

4. Adube para as plantas crescerem

Depois de uma temporada fria hibernando, seu jardim desperta na primavera e está a todo o vapor no verão, metabolizando e absorvendo os nutrientes existentes no solo de forma rápida. Por isso, é importante a adubação durante essa estação do ano.

Antes que elas possam receber o adubo, a aeração do solo é necessária — que é o processo de afofar a terra, para que ela possa respirar. Essa é a hora para retirar os torrões de terra seca e ervas daninhas, deixando a planta pronta para receber o fertilizante ou o adubo.

5. Tenha atenção com a incidência de sol

O recomendado é que você faça uma pesquisa para conhecer mais sobre as flores e plantas que cultiva em seu jardim, pois assim será possível saber o tempo de exposição à luz solar que é indicado para determinadas espécies.

Você também pode aproveitar a pesquisa para buscar algumas informações relevantes, como: em que ambiente as plantas devem ser criadas; quando regar; qual é o adubo apropriado para a cultivação etc.

Uma boa dica é selecionar plantas que são mais resistentes à incidência do sol. Porém, mesmo as que têm menos sensibilidade à iluminação direta e ao calor podem sofrer queimaduras, por exemplo.

Portanto, um cuidado necessário durante o verão é avaliar como o seu jardim está se comportando. Se você notar reações adversas, o ideal é buscar alguma sombra artificial.

Além disso, é importante que você aguarde uma época mais propícia para plantar alguma planta ou árvores que consigam fornecer sombra. Assim, você não terá esse problema novamente em outros anos.

6. Faça replantio

Preparar o seu jardim para essa estação quente e tão esperada do ano é fundamental para que você sempre tenha uma área externa aconchegante e atraente. Sem contar que é a melhor estação para dar aquela repaginada, pois estamos falando de uma época de crescimento. Por isso, é importante fazer o replantio.

Mas não se esqueça de que, ao trocar as plantas de lugar, é preciso ter uma atenção especial com a rega. Isso porque as plantas que passam pelo replantio acabam precisando de mais água do que as outras por causa do sistema radicular, que necessita de uma hidratação maior para que consigam se adaptar ao novo local.

7. Prepare-se quando for viajar 

Verão é a estação mais usada para fazer viagens, não é mesmo? Sem dúvidas, um grande receio das pessoas que têm plantas é descobrir como cuidar do jardim quando estiverem fora.

Existem alguns cuidados bem fáceis que ajudam muito nessa missão. São eles:

  • juntar todas as plantas do jardim em um único local que receba luz indireta;
  • regar bem as plantas no banheiro ou no chuveiro antes de viajar;
  • irrigar as plantas usando uma garrafa pet e um alfinete;
  • criar um sistema de irrigação bem simples no quintal, utilizando uma mangueira;
  • optar pelo “dry water”, um gel que vira água quando entra em contato com o vaso.

8. Evite a poda

Um cuidado muito importante com o jardim nessa estação quente do ano é não realizar a poda. Isso porque é justamente nessa época que acontece a formação e o crescimento dos brotos. Então, quando você faz a poda, acaba interrompendo o processo natural, que é ideal para deixar o seu jardim mais encantador.

Levando em conta essa realidade, o indicado é deixar esse trabalho de corte para quando o outono estiver de volta. Obviamente, você precisa retirar os galhos mortos, como dissemos anteriormente, pois eles prejudicam a distribuição de nutrientes para as partes saudáveis das plantas.

Além disso, também pode aparar as gramas, pois elas crescem mais no verão. Fora isso, prefira deixas a tesoura guardada.

Agora, você já conhece as melhores dicas para cuidar do jardim no verão. Então, é o momento de aplicar essas práticas e nunca mais ter que se preocupar com folhas amareladas e fungos nas suas plantas. Cuide com carinho do seu jardim para que ele fique sempre lindo e se encha de alegria e de vida.

Gostou das nossas dicas de cuidados com o jardim? Compartilhe este texto nas redes sociais para que seus amigos também tenham a oportunidade de conhecer esses cuidados essenciais e necessários!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This