Jardim e Paisagismo

Árvores frutíferas para jardim: 3 melhores espécies

Escrito por quintadellarte

Se você é como a maioria dos brasileiros, também é apaixonado por árvores, plantas e afins. Acertei? Afinal, é inegável a beleza que elas trazem para um jardim.

Por mais bem cuidado que o ambiente seja, quando uma árvore está lá, ela traz mais imponência, beleza e cor para o local. Por isso, neste post, vamos mostrar as melhores espécies de árvores frutíferas para jardim e explicar por que você deveria ter uma.

Ficou curioso? Continue a leitura e confira os detalhes!

O que são árvores frutíferas para jardim?

As árvores frutíferas se caracterizam por serem capazes de gerarem frutos. Porém, é preciso entender que todas as espécies com flores dão frutos, pois têm ovários maduros nos quais contêm as sementes. Assim, a expressão “árvore frutífera” limita-se àquelas que dão frutas para consumo humano.

Por isso, vale a pena plantar árvores frutíferas para jardim, pois elas fazem toda a diferença no projeto arquitetônico. A decoração do local vai ficar ainda mais destacada e colorida.

Outro benefício é a eventual colheita dos frutos, que vão ser livres de agrotóxicos e ainda saem de graça. Além disso, elas trazem mais vida ao seu jardim e alegria ao cuidar de seu espaço.

Quais são as melhores espécies de árvores frutíferas para jardim?

A seguir, vamos listar 3 espécies de árvores frutíferas para plantar no seu jardim. Confira!

1. Pitangueira

Dentre as árvores frutíferas para jardim, a pitangueira pode dar um ar mais romântico ao espaço. Nativa da Mata Atlântica, e com tamanho que varia de dois a dez metros, seus frutos vermelhos se adaptam a qualquer região do Brasil.

O solo para cultivo deve ser fértil e bem drenado. O trabalho vale a pena, já que ela vai agregar bastante à decoração do local.

2. Jabuticabeira

Quem não gosta de jabuticaba? Se você nunca provou, não sabe o que está perdendo!

Uma das grandes vantagens da jabuticabeira é que ela tem frutos durante o ano todo praticamente. Além disso, para quem tem um jardim grande e espaçoso, a jabuticabeira pode ser uma boa pedida.

Isso porque a árvore pode atingir mais de dez metros de altura! Além disso, ela é bastante adaptável, devendo apenas ser regada com regularidade.

3. Limoeiro

A última das árvores frutíferas para jardim que vamos apresentar é o limoeiro, também conhecido como limoeiro siciliano.

O cultivo do limoeiro requer bastante sol, porém, é uma árvore adaptável. É de tamanho médio, podendo chegar a cerca de três metros. O fruto do limoeiro é o limão amarelo, que vai colorir bastante o seu jardim.

Como cuidar de árvores frutíferas para jardim?

Agora que você já conhece as melhores espécies de árvores frutíferas para jardim, vamos falar sobre os cuidados indispensáveis que elas exigem.

Cuidar de árvores não frutíferas é um pouco mais simples. No entanto, ter opções frutíferas no jardim é perfeitamente possível. No plantio, deve-se usar adubo que seja específico para essa variedade, antes da época de produção — que varia de acordo com a espécie.

A maioria das árvores frutíferas precisa ser bastante regada, assim como ter um sistema de escoamento eficiente. Ou seja, tanto a falta de água como o excesso dela prejudica as raízes.

A frequência de rega de cada árvore é diferente. Em razão disso, é importante saber os cuidados específicos das espécies que você for criar. Da mesma forma, a poda deve ser feita de acordo com a sua planta.

As árvores frutíferas para jardim trazem beleza e mais cor para qualquer local. Ter uma em seu ambiente pode contribuir muito para a decoração local, assim como fazer do espaço bem mais requintado.

Esperamos que tenha gostado deste post. Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais, para que mais pessoas possam ter acesso ao conteúdo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This