Dicas de Decoração

4 dicas de decoração sustentável para você adotar

Escrito por quintadellarte

Você já deve ter ouvido falar em sustentabilidade. Esse é um termo que envolve o desenvolvimento econômico e social em harmonia com o meio ambiente e o uso dos recursos naturais. Mas você sabia que o conceito também se aplica à casa, por meio da decoração sustentável?

Esse tipo de decoração privilegia escolhas que são amigas da natureza e que ajudam a reduzir o impacto no meio ambiente. É uma proposta que pode fazer parte de um estilo de vida, permitindo que você faça a diferença. Se quiser colocar a decoração sustentável em prática, confira 4 dicas que você precisa conhecer!

1. Valorize a iluminação natural

Um dos pontos de partida para apostar na sustentabilidade consiste em focar na iluminação natural. Dessa forma, você gasta menos energia elétrica e gera menos efeitos ambientais — o que é exatamente o objetivo.

Então, vale a pena deixar as janelas livres para a entrada de iluminação, como ao retirar móveis e objetos que obstruam a luminosidade. Ainda, vale ter cortinas mais leves ou, ao menos, que permitam a regulagem de entrada de luz.

Do lado de fora, você também pode aproveitar o potencial dos raios de sol. Com o uso de luminárias solares você tem um jardim iluminado à noite com a luz solar captada durante o dia. Assim, você consome menos energia, mas não tem de abrir mão do visual.

2. Escolha materiais e móveis sustentáveis

Para acertar na decoração sustentável, é importante escolher itens, revestimentos e materiais que tenham essa característica. A madeira de reflorestamento, por exemplo, evita o desmatamento e garante um consumo ético, sem precisar abrir mão do material.

Também há como recorrer a outros elementos, como bambu, vime, palha, metais e opções semelhantes. Outra possibilidade é investir em opções com um aspecto natural, criando uma mensagem coesa no ambiente.

3. Invista em peças de alta qualidade

Quando o assunto é decoração sustentável, você também deve se preocupar com a durabilidade das peças. Afinal, quanto menos tempo elas ficarem em seus ambientes, maior é a sua geração de lixo e maior é o uso de recursos. Portanto, foque em adquirir peças de alta qualidade.

Vale a pena buscar itens-chave, elementos atemporais e materiais altamente resistentes. Entre os principais, estão:

Dessa forma, você poderá contar com itens decorativos internos e externos por um período maior.

4. Aposte em plantas na decoração sustentável

Como o assunto é sustentabilidade, também é interessante pensar no uso de plantas para dar um toque verde. Nesse caso, você pode incluir plantas tanto na área externa quanto nos ambientes internos do seu lar.

Avalie com cuidado a disponibilidade de sol e as características da sua região para escolher as melhores plantas para cada espaço. Além de um jardim bonito, você pode ter uma sala ou um banheiro mais verde, por exemplo.

Com essas dicas, você tem a chance de compor uma decoração sustentável completa para o seu lar. Além de aproveitar a beleza e a personalidade da composição, você poderá ajudar o meio ambiente com uma postura mais responsável.

Quer mais dicas para colocar em prática no seu lar? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This