Dicas de Decoração

8 ideias de objetos de decoração para deixar a sala de estar mais bonita

Escrito por quintadellarte

A sala de estar é um dos cômodos mais democráticos da casa. Ela deve refletir um pouco da personalidade dos moradores e ser sinônimo de conforto, já que se trata de um espaço comumente utilizado para momentos de descanso e também para receber familiares e amigos.

Os objetos de decoração reforçam o estilo escolhido para a sala de estar, além de pontuarem, por meio dos detalhes, os gostos e as preferências dos moradores da casa.

Pensando nisso, neste post, confira 8 ideias de objetos de decoração para sala, para inspirar você a deixar a sua ainda mais bonita!

1. Vasos

Os vasos são objetos decorativos atemporais. Eles podem ser utilizados sozinhos, sobre mesas de centro e aparadores, ou serem base para flores, criando arranjos e levando um toque da natureza para a sala.

Entre os vasos decorativos, os clássicos ainda se destacam por agregarem valor e elegância à composição da sala de estar. Composto por linhas suaves e riqueza de detalhes, o vaso clássico é a opção certa para aqueles que desejam levar requinte e sofisticação ao ambiente.

2. Tapetes longos

Os tapetes também são uma ótima peça para dar o tom que você deseja para a sua sala de estar. Se a ideia for criar um ambiente clássico e imponente, os modelos tradicionais são uma ótima opção, especialmente aqueles que apresentam estampas orientais ou florais, que podem ser inspiradas nas culturas de outros países.

Se você prefere um ambiente minimalista, prefira os tapetes de uma só cor ou com estampas mais discretas. Os tapetes felpudos se destacam nessa estética e também ajudam a dar um ar mais acolhedor ao ambiente.

3. Estátuas decorativas

As esculturas foram, por muito tempo, uma das mais importantes representações artísticas da Roma Antiga. Da idade antiga aos tempos atuais, as estátuas são protagonistas na decoração da sala, podendo ser usada de diferentes maneiras, de acordo com as suas preferências pessoais.

Apesar de clássicas, esculturas e estátuas também podem ser utilizadas em decorações minimalistas e contemporâneas, recebendo ainda mais destaque e dando um toque de excentricidade à decoração.

Você também pode utilizar objetos de decoração que representem sua fé ou filosofia de vida, como imagens sacras ou estátuas de Buda. A decoração ficará ainda mais personalizada e especial para você e seus convidados!

4. Quadros

Se antes os quadros estavam restritos às paredes, hoje eles são encontrados em diversos lugares da casa e podem ser utilizados de várias maneiras, possibilitando um toque de cor e beleza em cada canto da sua sala de estar.

Os quadros são uma ótima forma de expressar a sua identidade. Seja por meio de imagens de campos de flores, representações clássicas, fotos de cidades cosmopolitas ou grandes monumentos do mundo, eles são objetos de decoração que complementam o espaço de forma bonita e elegante.

Podem ser expostos em unidade ou em conjunto, em molduras diferentes e até encostados à parede, no chão ou em cima do aparador.

5. Móveis

Funcionais e decorativos, os móveis possuem o melhor dos dois mundos: além de ajudarem na organização da casa, eles reforçam o estilo escolhido para a sala de estar por meio de seu material, formato e cor.

Móveis clássicos costumam ser fabricados em madeiras nobres, com detalhes elaborados, enquanto os modernos possuem linhas retas e simples, com materiais como o ferro e o aço.

A escolha dos móveis diz muito sobre a sua casa. Se você tem o costume de receber amigos, priorize o conforto de sofás e poltronas. Se para você é importante ter um espaço livre para a circulação do ar, minimize os móveis apenas para o que é realmente necessário.

A disposição dos móveis também pode ser muito importante. A técnica tradicional do Feng Shui explica que a forma como você organiza os seus pertences altera toda a energia da sua casa, podendo promover positividade e bem-estar — ou, caso a energia não esteja fluindo bem, criar bloqueios em diferentes áreas da sua vida.

6. Luminárias

As luminárias são fundamentais na sala de estar, já que ajudam a proporcionar a iluminação exata para o desenvolvimento das atividades ali realizadas e também podem ser utilizadas como objeto de decoração.

Os candelabros, por exemplo, são elegantes e garantem uma iluminação intimista e aconchegante a qualquer ocasião. Os abajures podem aparecer em seu formato clássico, trazendo uma ideia de sofisticação, ou ganhar formatos diferentes, deixando sua decoração ainda mais excêntrica e especial.

7. Plantas

Apesar de as plantas não serem objetos, elas também podem ser excelentes para decorar o seu ambiente, e ainda oferecem inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental. Porém, é importante se atentar ao escolher aquelas que serão usadas na decoração da sua sala de estar, preferindo as plantas que não precisam de sol para sobreviver.

Se você tem um cantinho especial em sua sala de estar, pode ser uma boa ideia criar um pequeno espaço zen rodeado de plantas, para que você e outros moradores da casa possam desacelerar e aproveitar o ar puro nesse pequeno pedaço da natureza dentro de casa.

8. Organizadores

Que tal decorar, ao mesmo tempo em que organiza os seus pertences? Revisteiros, ganchos e porta-chaves também são objetos de decoração! Hoje em dia, é possível encontrar diversos modelos, que vão aliar beleza e funcionalidade. 

Em ambientes minimalistas, os organizadores serão o seu melhor amigo, especialmente aqueles móveis que possuem uma dupla função, como uma estante para sua televisão que possui um armário embutido para armazenar todos os objetos que você não queira deixar expostos, ou um armário com gavetas que guardam todos os materiais de escritório.

Como vimos, os objetos de decoração para sala são perfeitos para deixar a sua casa ainda mais bonita e convidativa, além de serem muito úteis para expressar sua personalidade e até tornar o ambiente mais confortável para a sua própria família e as visitas.

Se você quer encher a sua casa de personalidade e seguir um estilo de decoração que é só seu, uma boa dica é contar com os objetos decorativos da Quinta DellArte. São peças belíssimas, exclusivas e de alta qualidade, que, combinadas com o seu próprio toque pessoal, vão deixar a sua casa muito mais especial.

Não perca tempo: acesse o site e conheça o nosso catálogo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This