Jardim e Paisagismo

Conheça os benefícios de ter um espaço zen em casa

Escrito por quintadellarte

Para compensar a correria do dia a dia, ter um cantinho em casa onde você pode simplesmente relaxar é um grande diferencial para melhorar sua qualidade de vida. Assim, criar um espaço zen na sua residência, seja na parte interna ou externa, é uma boa saída para aliviar o estresse e se reconectar com o que realmente importa. É justamente por isso que as áreas para meditação e relaxamento viraram tendência nos projetos de arquitetura e jardinagem.

Aproveite para descobrir algumas dicas e benefícios de criar um espaço externo zen na sua casa!

Descubra o que é um espaço zen

Se você não está exatamente familiarizado com o assunto, um espaço zen é uma área destinada à meditação, relaxamento ou para qualquer outra maneira que você use para se conectar com o divino, independentemente da sua religião.

O ambiente pode ser inspirado nos jardins orientais, como os japoneses, e é composto por plantas, cascatas, fontes, jardins de areia (aqueles no qual você desenha usando um arado), cristais e estátuas como o Buda, por exemplo. A ideia é que ele transmita tranquilidade e paz. Assim, um fim de tarde lendo um livro ou simplesmente perambulando pela área já será o suficiente para renovar suas energias.

Quem não tem uma área externa pode fazer um espaço zen dentro de casa. Talvez em uma parte da sala, dentro da varanda ou até mesmo investir em um quarto específico para isso. Basta inserir alguns elementos que ajudem você a relaxar e se reunir com seu eu interior!

Entenda quais os benefícios de ter uma área zen em casa

Desfrutar de bons momentos em um espaço zen é extremamente revigorante. Além disso, existem muitos outros benefícios de investir em uma área como essa. Descubra outros pontos positivos a partir dos tópicos abaixo.

Reduz o estresse

Quem tem uma rotina agitada costuma sofrer com o estresse, a ansiedade e o nervosismo do dia a dia. Na contramão desse processo, um espaço zen se trata de um local onde você pode se distanciar de todos os problemas externos e curtir alguns momentos em sua própria companhia, seja meditando, seja lendo um livro ou simplesmente ouvindo o som da água de uma fonte.

Melhora a concentração

No mundo moderno, são tantos os estímulos que é difícil se concentrar realmente em algo. Por isso, passar algum tempo em um local tranquilo, prestando atenção apenas no som da natureza, é uma forma de limpar a mente e aguçar a concentração. Um espaço externo zen permite que você caminhe descalço, ouça o som das águas, o farfalhar das folhas e o canto dos pássaros. Tudo isso sem sair de casa!

Dá mais disposição para o dia

O estresse e as preocupações impedem que você tenha um sono de qualidade e descanse adequadamente. Assim, seja logo pela manhã ou ao chegar do trabalho, tirar uns minutos para meditar pode ajudar você a atenuar a ansiedade e dormir melhor. Você ficará muito mais disposto para as atividades do seu cotidiano.

São muitos os benefícios de contar com um espaço zen na sua casa. Seja em um ambiente externo ou interno, o importante é que o local seja tranquilo e confortável. Assim, invista em plantas e fontes, use tecidos naturais, cores claras, aproveite bem a luminosidade e tenha algumas essências para deixar a área com aroma agradável. Estátuas de Budas e divindades indianas ajudam a dar o toque final, caso sejam do seu agrado, depois é só aproveitar para relaxar!

Então, gostou das dicas? Continue com a gente e saiba como ter um jardim de luxo em casa.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This