Dicas de Decoração

Confira formas criativas de decorar com arte sacra!

Escrito por quintadellarte

A decoração de uma casa tem o poder de refletir a personalidade dos seus moradores. Afinal, as possibilidades infinitas de combinações podem representar cada aspecto do jeito de ser de cada pessoa que vive naquele lar.

Por isso, é natural que muitas casas possuam, na sua decoração, elementos religiosos. A religião faz parte da vida de grande parte dos brasileiros, e imagens, quadros e ornamentos com temas de santos e deuses podem, sim, complementar um ambiente com bom gosto.

Continue a leitura e veja 4 dicas para decorar sua casa com arte sacra!

1. Separe um espaço para um oratório

Se você é uma pessoa religiosa, já pensou em separar um cantinho do seu quarto ou sala de estar para se dedicar inteiramente à oração? É uma tarefa simples de ser feita e um jeito criativo de usar a arte sacra para embelezar a decoração da casa.

Basta escolher a imagem do seu santo de devoção — existem muitas peças lindas! — e colocá-la em um lugar estratégico, com uma cadeira ou um tapete macio por perto. O espaço pode ser completado com um terço bonito ou algum outro elemento de seu gosto.

2. Não tenha medo de misturar estilos

É natural que, ao pensar em arte sacra, nos venha à cabeça imagens clássicas, com cores sóbrias e muito sérias, com aquele jeito de casa de avó, não é mesmo? Contudo, hoje em dia, não é difícil encontrar peças muito criativas e que, claro, não deixam de trazer a celebração da religião para dentro de casa.

Por isso, não hesite em procurar peças com estilos diferentes, como de cores sólidas ou com formas inusitadas, e combine-as de maneira a deixar o ambiente moderno e com personalidade.

3. Saiba as sensações que as imagens produzem

Ao falar de arte sacra, estamos nos referindo à objetos, pinturas e ornamentos que remetem à temas sagrados. Por isso, tanto pinturas clássicas, como A Santa Ceia, como esculturas modernas de anjos podem ser utilizadas para decorar uma casa com esse tipo de arte. Por isso, é importante pensar em qual impressão você quer passar!

Veja:

  • Imagens de santos da religião católica e peças como cruzes e terços normalmente têm um ar sóbrio e combinam com uma casa com decoração clássica; isso vale, também, para releituras clássicas de quadros renascentistas desse tema;

  • Imagens de anjos e até de santos e deuses com um design diferente e moderno, especialmente em cores claras, trazem leveza ao ambiente e um ar sofisticado. Ornamentos com esse design diferente fazem uma conexão maior com a arte, para além da religião.

4. Lembre-se dos cuidados

Peças de arte sacra costumam ser feitas em materiais mais delicados, como porcelana e barro. Por isso, o ideal é escolher posicioná-las em lugares onde ficarão protegidas  ou seja: com menos fluxo de pessoas, longe de objetos que são tirados do lugar com frequência e sem contato direto com chuva ou luz do sol.

Viu como a arte sacra pode fazer parte da decoração da sua casa? Tome nota das nossas dicas e não perca tempo para colocá-las em prática!

Se ainda precisa encontrar as peças certas para compor, não deixe de dar uma olhada na nossa loja virtual.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This