Dicas de Decoração

Pergolados para jardins: saiba como usá-los em seus projetos!

Escrito por quintadellarte

Você já ouviu falar nos pergolados para jardim? Também conhecidos como caramanchão, essas estruturas são perfeitas para criar ambientes agradáveis e graciosos. Se você gosta de projetos com área de descanso ao ar livre, essa é a opção perfeita para o planejamento de seus ambientes externos!

Mas para que o resultado seja satisfatório e você consiga aproveitar o espaço da melhor maneira, é preciso dar atenção para alguns detalhes, como escolher a localização certa e priorizar os materiais adequados na construção.

No post de hoje, selecionamos 3 dicas sobre esse acessório para inspirar os seus projetos! Vamos conferir? 

O que são pergolados para jardins?

Os pergolados são peças comumente utilizadas em parques, jardins, terraços e demais áreas externas amplas. O termo teve origem em Roma, quando foi mencionado pela primeira vez, em 1645, pelo escritor e jardineiro inglês John Evelyn.

Em alta na decoração, essas estruturas graciosas são construídas a partir de vigas paralelas apoiadas em colunas. Servindo para suportar plantas ou caprichar no espaço de descanso, eles podem ser confeccionados em madeira, metal, concreto e bambu.

Também são ótimas opções para proteger o espaço de fenômenos naturais, como chuvas, ventos fortes e altas temperaturas. No entanto, a finalidade dependerá do modelo do pergolado escolhido no projeto.

Quais as vantagens dessa estrutura?

As vantagens de instalar um pergolado são inúmeras! Essas estruturas combinam com qualquer tipo de jardim, conseguem embelezar o espaço e ainda contribuem para valorizar os projetos com ambientes que proporcionem tranquilidade.

Você gosta de trabalhar com plantas? O pergolado é perfeito para você criar um visual sofisticado, já que ele também é utilizado como base para espécies ornamentais e flores.

E sabe aquele almoço espacial que, normalmente, seria realizado em um ambiente interno? Com esse elemento instalado no jardim, é mais fácil apreciar os momentos e receber convidados em grande estilo! Ou seja, além de um local de descanso e contemplação, você poderá transformar o pergolado dos seus clientes em um belo espaço gourmet!

Como montar pergolados em meus projetos?

Depois de entender sobre as estruturas e conhecer as suas vantagens, que tal descobrir como investir nos pergolados para jardins? É importante seguir algumas regras básicas para garantir um resultado único. São elas:

Localização correta

O primeiro passo para montar a estrutura é definir a localização ideal. Nesse caso, dê preferência às áreas regulares da planta. Isso evitará gastos desnecessários com nivelamento do chão, por exemplo.

Se você deseja investir ainda mais no seu projeto arquitetônico, é possível posicionar a estrutura entre os ambientes externo e interno, criando uma verdadeira extensão da fachada. Esse detalhe auxiliará a aproveitar cada espaço, deixando os espaços ainda mais otimizados.

Outro fator importante é considerar as condições do local. Leve em conta o clima da cidade e a intensidade da luz na área externa.

Ventilação

Contar com uma boa ventilação é essencial para o pergolado. Afinal, de nada adianta um espaço incrível, mas que não seja fresco e arejado, certo? Se a área sofrer com fortes correntes de ar, aposte nas plantas trepadeiras. Charmosas, elas ajudarão a impedir a passagem do vento e, ainda, são ótimas para criar uma iluminação diferenciada.

No caso de estruturas em madeira, é comum que a cobertura seja aberta. Se você desejar mais proteção, para evitar chuvas, por exemplo, as placas de vidro são as mais indicadas!

Materiais ideais

Para escolher o melhor material, dê atenção ao nível de resistência de cada um deles. No mercado, as madeiras mais usadas são a compensada, a castanheira ou a nogueira. Já para um design moderno, invista em elementos de ferro fundido ou alumínio.

Quer um toque tropical? As opções de bambu ou toras de eucalipto são perfeitas para um bom acabamento. Em todos os casos, é recomendado utilizar impermeabilizantes, visando maior durabilidade e proteção da estrutura.

Por último, pense em uma cobertura para o pergolado. Você pode escolher de acordo com o estilo de decoração do projeto, optando por tecidos, placas de vidro, ou plantas trepadeiras, para a famosa cobertura viva.

Gostou de saber mais sobre pergolados para jardim e quer acompanhar outras dicas para fazer a diferença em seus projetos? Siga a gente no Facebook, no Twitter e no YouTube e acompanhe todas as novidades que postamos por lá!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This