Jardim e Paisagismo

Aprenda como ter um jardim de luxo em casa

Escrito por quintadellarte

Trazer a natureza para o ambiente residencial é o sonho de muitas pessoas. Não há nada melhor do que voltar do trabalho e passar uma tarde relaxando com os amigos ou simplesmente tirar algum tempo para cuidar das plantas, não é mesmo? Contudo, um jardim de luxo é outro nível de desejo e requer projetos decorativos mais detalhados.

Neste post, você vai conhecer as principais características desse tipo de projeto e descobrir algumas sugestões para montar um jardim magnífico em sua casa. Confira!

Características de um jardim de luxo

Nos jardins de luxo, é bem comum encontrar esculturas de metal ou pedra integradas com plantas, ou como peça central em um gramado verde exuberante. Esse elemento traz muita elegância, independentemente da dimensão dos jardins.

Os recursos hídricos também são as principais características das decorações de luxo e apresentam muitas opções. Caso não haja tanto espaço para a instalação, uma pequena fonte é o suficiente para adicionar um toque de classe ao jardim.

No entanto, se a intenção é criar um ambiente mais moderno, a cachoeira sintética é uma excelente alternativa para elaborar um ponto focal aos projetos minimalistas. O importante é considerar a funcionalidade além da beleza.

Como montar um jardim de luxo

Parte de morar em uma casa de alto padrão é manter um jardim de luxo. Não importa quão incrível seja o design interior, um jardim simples pode destoar do projeto. É claro que gramado, decks de madeira e alguns móveis para áreas externas são essenciais. Mas como transformar um bom jardim em um jardim de luxo?

Plantas para compor jardim de luxo

Coloque as plantas mais altas na extremidade da sua propriedade e as espécies de pequeno porte no espaço central, para elaborar uma atmosfera mais intimista para a sua área externa. Procure variar entre diferentes texturas e tonalidades para elaborar contrastes e deixar o visual mais dinâmico.

Uma dica é criar um ponto focal exuberante em seu projetos de paisagismo a partir da utilização de plantas, como a amelanchier, o bordo-japonês ou o folhado. Além disso, plante espécies perenes para revestir o solo dos canteiros e garantir uma aparência verde durante todo o ano. As melhores opções são a pervinca, o gerânio ou o zimbro rastejante.

Elementos necessários para um jardim sofisticado

Cada jardim requer estruturas diferentes. Contudo, a base para um bom projeto de paisagismo inclui um visual suave a partir de plantas apropriadas para o espaço disponível e itens decorativos, como decks de madeira ou caminhos de pedra.

Outro elemento fundamental para dar vida às texturas e deixar o jardim mais agradável, principalmente durante a noite, é a utilização de iluminação artificial. Você vai se surpreender com o efeito incrível que esse tipo de composição pode oferecer com apenas alguns pontos de luz estrategicamente colocados na área externa.

Contratar uma boa empresa de paisagismo pode acrescentar ainda mais valor à sua propriedade. Sem falar que um profissional entende quais plantas vão crescer bonitas e saudáveis em determinadas situações, além de ter a experiência necessária para resolver problemas que podem surgir inesperadamente.

Você curtiu essas dicas para planejar um jardim de luxo? Então continue com a visita ao nosso blog, leia agora mesmo nosso texto sobre decks de madeira para jardins e dê um toque de sofisticação ao seu ambiente!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This