Jardim e Paisagismo

Veja como criar decorações glamourosas com esculturas para jardim

Em regiões tropicais, como o Brasil, as áreas externas são excelentes para proporcionar mais conforto e frescor às residências. Afinal, em tais espaços conseguimos desfrutar de uma sombra, boa ventilação e visual agradável, repleto de flores, plantas ou elementos decorativos. Entre os objetos que não podem faltar nessa combinação, estão as esculturas para jardim.

Com elas, é possível deixar qualquer ambiente mais imponente, glamoroso, valorizado e, claro, com uma estética de primeira, já que haverá diferentes ornamentos e obras de arte. Os convidados ficam deslumbrados!

Mas será que você sabe, de fato, como utilizar essas peças para incrementar o seu cantinho? Se a resposta for “não”, sem problemas. Criamos um artigo repleto de dicas para tornar o seu jardim ainda mais encantador e convidativo. Confira!

Conheça os principais tipos de esculturas para jardim

Antes de sair por aí procurando diferentes esculturas para jardim, vale a pena conhecer os principais modelos disponíveis no mercado. Já adiantamos: esse universo é bastante diversificado, então o primeiro passo é escolher a opção que melhor combina com o design da sua casa.

Escultura de ferro

É muito difícil (para não dizer impossível) falar sobre os adornos de jardim sem citar as esculturas em ferro. Inspiradas na arte renascentista, as peças são produzidas em ferro e podem ser instaladas em qualquer tipo de área externa.

Normalmente, elas também apresentam formas de figuras clássicas da nossa História, como é o caso da escultura de leão, dos bustos e dos modelos com musas renascentistas. Uma vez incluídas em jardins, trata-se de ótimas opções para deixar os locais mais sofisticados e elegantes.

Mas atenção: para não errar na escolha, é importante que a área tenha uma boa metragem disponível — caso contrário, sua escultura correrá o risco de ficar um tanto apagada. Portanto, tenha cuidado!

Escultura abstrata

As esculturas com estilo abstrato são excelentes para os moradores que desejam adicionar um toque de personalidade ao ambiente, mas têm medo de cometer exageros nos cômodos internos. Ao utilizar essas peças, você não precisará se preocupar, já que elas ficarão posicionadas na área externa e ajudarão a valorizar seu jardim.

Esse tipo de escultura pode ser produzido em metal, bronze ou mármore e costuma surgir em diferentes formas geométricas. É uma excelente pedida para as pessoas modernas, que adoram arte e não gostam de decorações muito ornamentadas ou repletas de detalhes. Um show à parte!

Escultura de mármore

Entre os modelos disponíveis no mercado, não há dúvidas de que as esculturas para jardim em mármore são as mais tradicionais. Para se ter uma ideia, os grandes artistas da nossa História esculpiam suas obras a partir desse material tão rico e sofisticado — sendo um deles o ilustre Michelangelo.

Por isso, se você está com planos de tornar sua área externa ainda mais imponente (e delicada ao mesmo tempo), não deixe de considerar essa ideia. A grande vantagem é que o mármore não necessita de muita manutenção e pode ser encontrado em variados formatos.

A belíssima escultura de leão, que simboliza segurança e poder, é uma das mais procuradas pelo público. Desde a antiguidade, o modelo é utilizado em jardins, halls ou entradas das casas, com o objetivo de proteger o local e garantir mais força e coragem aos moradores. Interessante, não?

Escultura fonte de água

Está em busca de um detalhe charmoso e refrescante para o seu jardim? A escultura de fonte é uma excelente alternativa! Além de ser encontrada em diferentes modelos, ela ajuda a melhorar a umidade do ar e a deixá-lo com a qualidade em dia. Entre as versões mais comuns, podemos citar a escultura de leão, gárgula, imagem sacra ou com o formato de fonte tradicional. 

Veja algumas dicas para usar as esculturas em seus ambientes

Conseguiu definir qual tipo de escultura combina com a sua área externa? Ótimo! Agora, chegou o momento de conferir algumas dicas exclusivas para utilizar tais elementos da melhor maneira possível. Confira nossas sugestões abaixo.

Preze pelo equilíbrio

De nada adianta escolher uma escultura belíssima se, no fim das contas, você não sabe posicioná-la da forma correta. Para evitar erros, o ideal é sempre priorizar o equilíbrio e não utilizar muitos elementos em um espaço pequeno. Caso contrário, haverá uma enorme poluição visual — que pode prejudicar a circulação do local, inclusive.

Em vez de exagerar na quantidade, dê uma atenção especial à qualidade da escultura. Escolha bem os adornos que serão utilizados e posicione cada um de maneira harmônica e estratégica.

Tenha cuidado com o tamanho das esculturas

Não deixe de analisar o tamanho do seu jardim e as dimensões da estátua que será colocada no espaço. Para impedir que o ambiente fique apertado ou vazio demais, siga uma regra básica: áreas grandes podem receber elementos decorativos igualmente grandes, sendo os modelos de leão, répteis ou fontes os mais indicados. Já os jardins menores devem ser compostos por peças pequenas e delicadas. Bem fácil!

Dê destaque às esculturas

Como você já sabe, as esculturas são elementos decorativos, portanto merecem um destaque especial no seu jardim. Isso pode ser feito de forma bem prática, usando a técnica da iluminação com holofotes. Com esses equipamentos, você conseguirá valorizar e destacar tanto a escultura completa quanto apenas alguns detalhes dela.

É simples: adquira um holofote e posicione o aparelho logo atrás a escultura. É importante que a luz atinja uma parede (de preferência branca) para criar o chamado efeito de silhueta.

Não quer usar o holofote na sua decoração? Tudo bem! Caso exista uma árvore próxima à escultura, considere colocar uma lâmpada em um dos galhos mais altos. Assim, você terá uma iluminação indireta e bastante suave sobre o artefato.

Com essas dicas, já não restam dúvidas: as esculturas para jardim são ótimas alternativas para embelezar qualquer local. Lembre-se de conversar com o vendedor antes de comprar a sua e descobrir os cuidados necessários para que a peça fique conservada por mais tempo.

Gostou de nossas sugestões? Que tal conferir as esculturas de leões exclusivas do Quinta Dell’Arte? Temos modelos disponíveis para todos os gostos e bolsos!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This