Dicas de Decoração

8 ideias para decorar o jardim de entrada na fachada de uma casa

Escrito por quintadellarte

A fachada de uma casa é o seu cartão de visitas. Por essa razão, merece a mesma atenção que todo o restante do imóvel em termos de decoração.

Assim, não são apenas o interior do lar e os espaços de lazer que devem refletir a personalidade da família, o exterior também merece atenção. Além da pintura e da escolha da porta, uma forma de deixar essa área mais bonita é criando um jardim.

O paisagismo engrandece e deixa mais aconchegantes os ambientes, além de melhorar o ar da residência e do bairro. Fazer e manter um jardim de entrada pode dar trabalho, mas vale a pena.

Aprenda, a seguir, como fazê-lo e descubra que é menos complicado do que parece. Boa leitura!

1. Inúmeras possibilidades

Há quem acredite que o terreno do imóvel precisa ser grande para comportar um jardim, mas isso é um equívoco. Vários tipos de casa podem receber vegetação na entrada: bastam algumas adaptações. O espaço para ela pode ser grande ou pequeno, dependendo da área disponível.

Se a entrada for bem pequena, é possível, inclusive, fazer um jardim vertical em uma parede ou na própria fachada. Outra solução é usar jardineiras e vasos, que permitem vegetação em locais menores e até suspensos. Basta adequar o projeto de paisagismo ao espaço que se tem. 

Além da metragem, outra preocupação na hora da escolha é optar por plantas que combinem com o estilo da casa. A variedade que o mercado oferece facilita essa tarefa. Existe uma infinidade de espécies e, por isso, é possível contemplar todos os estilos arquitetônicos com os vegetais mais adequados para eles. 

2. Leve em consideração as características climáticas

Além da harmonia das plantas com a decoração, é preciso adequá-las às condições do local. Em entradas, é comum que os vegetais fiquem expostos ao sol direto pelo menos durante parte do dia — é necessário escolher plantas que vivam bem nessas condições.

Certifique-se de quanta luz a espécie eleita consegue suportar. Uma opção são as árvores e os arbustos com flores e frutos: essas variedades costumam depender de luz do sol direta. 

Já em varandas ou outras áreas cobertas, em que a luz do sol não chega diretamente, a melhor opção é escolher plantas de meia sombra ou que sobrevivam com luz indireta.

Outro fator para levar em consideração é o vento. Samambaias, por exemplo, não se adaptam bem em lugares onde suas folhas são muito balançadas pelo ar. Se no seu bairro venta bastante, escolha espécies mais resistentes. 

Verifique também o solo, veja se precisa de alguma adaptação e prepare o local com substrato ou adubo para que toda a vegetação do jardim de entrada fique bem nutrida e saudável.

Após o plantio, também é indicado fazer um acabamento cobrindo a região onde ficam as raízes com pedras, argila expandida, cascalho ou madeira. Isso vai impedir que o sol e o vento ressequem a terra.

3. Casas de grandes dimensões

Se o terreno é bem grande e a casa também, o espaço pede plantas mais imponentes. Nesse caso, árvores podem valorizar a entrada, pois criam uma harmonia de tamanhos e proporções. Para melhor equilíbrio, misture-as com arbustos menores. 

A entrada de uma casa muito grande decorada com plantas pequenas fica desproporcional e não permite que o jardim se destaque. É preciso que o tamanho dos vegetais acompanhe as dimensões do imóvel para que a entrada seja valorizada.

4. Pequenos espaços

Mesmo fachadas sem muito espaço podem receber vegetação: basta que seja adaptado um lugar disponível. Se a área entre a entrada e a calçada é pequena, é possível fazer um quadrado entre a porta e a janela e plantar uma árvore e poucos arbustos.

Outra opção é fazer um canteiro fino ao longo da parede. Nesse caso, se a superfície for pintada com tinta clara, as plantas se destacam mais.

A parede da fachada também pode receber um jardim vertical, opção que contempla também quem tem uma pequena varanda. As plantas podem estar suspensas, pregadas na parede ou em cima de móveis estreitos, estantes e escadas.

5. Jardins com caminhos

 Se há espaço livre entre o portão de entrada e a porta principal, é possível incluir um caminho no jardim. Os dois padrões mais utilizados são os passeios ondulados, com curvas, e os lineares.

Os materiais também são os mais diversos. As possibilidades vão desde madeiras até vários tipos de pedras. Basta eleger o que combina melhor com o estilo arquitetônico da casa. 

6. Iluminação para o jardim de entrada

Além das plantas corretas, um item essencial para um belo jardim de entrada é a iluminação. Ela precisa unir funcionalidade e estética. Com as luminárias certas, o local fica mais seguro e aconchegante.

Ilumine bem os trechos de passagem na entrada da casa — caminhos, degraus e outros —, para que não aconteçam acidentes. Utilize luminárias para valorizar as plantas, destacando árvores e arbustos. 

7. Outros elementos

Além das plantas, o jardim de entrada pode ser decorado com outros objetos, como vasos, estátuas e fontes. O tamanho e a quantidade vão depender da área disponível. 

Já o tipo de estátua varia de acordo com o gosto dos donos da casa. Existem modelos representando anjos, gnomos, personagens mitológicos e assim por diante. Os materiais disponíveis também são muitos e influenciam diretamente o preço de cada modelo. 

Os vasos podem ser aproveitados para o cultivo das plantas, principalmente em pequenos espaços, ou mesmo vazios, servindo de ornamento e decorando o ambiente combinados com outros itens. 

8. Abuse das flores

Esse tipo de vegetação se adapta muito bem em áreas externas e ainda tem a vantagem de criar um jardim mais alegre, colorido e primaveril. Para não errar na escolha, verifique se as flores combinam com a casa e tome cuidado para não exagerar — pequenos canteiros ou um caminho floral para delinear a calçada são suficientes.

As ideias para decorar o jardim de entrada e valorizar a fachada da sua casa proporcionam um ambiente mais aconchegante e convidativo. Basta escolher as combinações que harmonizam melhor com o estilo arquitetônico, o tamanho do imóvel e a personalidade da família que vive nele.

Ainda restam inseguranças sobre quais elementos escolher? Entre em contato e tire suas dúvidas!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This