Dicas de Decoração

Sala de estar vintage: 7 dicas para adotar esse estilo de decoração

Escrito por quintadellarte

O que é estilo vintage? Antes de partirmos para as dicas de como decorar sua sala de estar vintage, precisamos, de fato, entender o significado desse conceito. A palavra vintage é usada quando queremos nos referir a objetos ou elementos que foram fabricados em décadas passadas, e sua presença nos ambientes remete a determinados períodos, trazendo sentimentos nostálgicos.

Há uma certa confusão com o uso do termo vintage em relação a um conceito semelhante: o retrô. A principal diferença entre eles se dá pelo fato de que um objeto retrô pode simular um elemento do passado, mesmo sendo fabricado e desenvolvido hoje. Já o elemento que chamamos de vintage deve ter sido criado no passado — mesmo que tenha sido reformado. Desse modo, chegamos à conclusão de que tudo que é vintage é retrô, mas nem tudo que é retrô é vintage.

Para criar a sua sala de estar vintage, neste post trazemos 7 dicas práticas sobre os elementos que não podem faltar neste tipo de decoração. Confira!

1. Entenda as características da decoração vintage

Embora muitos ainda acreditem que a decoração vintage é pautada apenas na organização de mobiliários e ornamentos antigos, a verdade é que há um conceito por trás desse conceito. É importante ter em mente que a decoração vintage engloba várias décadas, o que permite a criação de ambientes distintos partindo do mesmo princípio.

O ponto de convergência é a utilização de móveis antigos, cores que combinam com os móveis escolhidos e com a época em que a decoração remete. Se a gente separar por décadas, por exemplo, podemos distinguir as etapas da seguinte forma:

  • anos 1920 e 1930 — que tem como característica a utilização de móveis escuros com detalhes e características barrocas;
  • 1940 a 1960 — que traz um ambiente mais sóbrio, com foco na elegância e romantismo, com cores mais neutras;
  • 1970 a 1989 — são duas décadas com uma maior abertura em termos de forma e cores, com tons mais alegres e vibrantes e móveis com formatos menos clássicos.

2. Escolha as cores certas

Para quem quer criar um bom estilo vintage com um clima mais clássico, uma boa pedida é apostar nos tons pastel, mesclando com cores frias, como o verde-água, azul-turquesa e tons de lilás. É possível, também, trazer um toque de rosa e salmão, dando um ar mais “quente”. 

Para quem está em busca de um visual dos anos 70 e 80, é possível optar por móveis e objetos em tons mais vibrantes, como laranja, vermelho, azul e roxo, sempre equilibrado com cores neutras para não sobrecarregar.

É importante que essas cores sejam espalhadas na sala de estar e que o espaço seja amplo, caso contrário, você terá um ambiente com excesso de informação e sem cumprir o objetivo nostálgico.

3. Capriche na escolha dos móveis

Os móveis vintage trazem características que eram padrão em sua época, por exemplo, os pés dos móveis no estilo palito — comum dos anos 1950 a 1970. O formato arredondado e adornos arabescos também caracterizam objetos retrô, que eram detalhados com acabamentos até em peças funcionais, como puxadores de gavetas e borda de espelho.

Além disso, os móveis de madeira natural estão entre as maiores buscas para quem quer caprichar na decoração vintage, principalmente aquelas peças que já foram reformadas, herdadas de familiares ou encontradas em antiquários.

4. Nada de paredes brancas e vazias

As estampas florais estão sempre presentes de forma marcante em ambientes vintage, principalmente nos papéis de parede. Para quem não aposta no floral e quer outro modelo de estampa, o estilo arabesco também é muito utilizado e garante o clima retrô, assim como as estampas com padrões geométricos e traços suaves.

A verdade é que as paredes lisas não costumam combinar com ambientes que querem trazer um clima nostálgico do passado — estão mais ligadas a ambientes minimalistas modernos.

5. Capriche na iluminação

A iluminação também faz parte da composição de uma clima vintage para a decoração da sala de estar? Sem dúvidas! Isso pode ser confirmado tanto em relação ao tipo de luz que será utilizado, evitando lâmpadas brancas que dão um aspecto mais artificial, como também em relação aos objetos utilizados, como lustres, candelabros, castiçais, abajures, luminárias e arandelas — seja para ajudar na iluminação, seja apenas para compor o ambiente de decoração.

6. Não se esqueça do piso

Falamos sobre os móveis, adornos, pintura, mas não podemos esquecer de outra parte importante de um ambiente, que é o piso. Se você quer que sua sala de estar esteja 100% vintage, do teto ao chão, deverá investir na escolha de um piso que combine com o clima que você quer dar ao cômodo. 

Além dos pisos de madeira, que trazem esse clima de nostalgia — e que exige manutenção e investimento para manter sua boa condição — há também os pisos de cerâmica e porcelana com figuras chamativas, que eram elementos característicos da ornamentação antiga.

7. Saiba onde encontrar os objetos vintages

Como o seu intuito é criar um ambiente vintage, é de suma importância conhecer bons fornecedores de objetos decorativos, que permitam a criação desse ambiente com beleza e intimismo. Você pode recorrer a lojas de antiguidades, de móveis usados, comprar objetos de pessoas que ainda guardam em casa coisas antigas e pode recorrer a fornecedores especializados na produção de todo tipo de ornamento de decoração vintage.

Nesse cenário, a Quinta Dell’arte tem exatamente o que sua sala de estar precisa para se tornar um ambiente vintage. Isso porque, para a sua decoração se tornar 100% vintage, será importante investir em objetos como estátuas, colunas, fontes, chafarizes, lareiras, entre outros elementos que podem ser utilizados para esse tipo de decoração — produtos que você pode adquirir em nossa loja.

Estamos prontos para atender às demandas de designer de interiores, arquitetos, paisagistas e demais profissionais envolvidos na criação de ambiente e decoração planejados.

Esperamos que, após a leitura deste post, você consiga criar sua sala de estar vintage e que possa levar o conceito para os demais cômodos da sua casa. Os objetos decorativos são responsáveis por trazer uma identidade ao ambiente, conectando o proprietário com a beleza do presente e com a nostalgia do passado.

Gostou das nossas dicas? Quer saber como ter acesso aos melhores objetos de decoração para criar sua sala de estar vintage? Visite nosso site e conheça nossos produtos e nossos diferenciais.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This