Dicas de Decoração

Como usar objetos de porcelana na decoração? Confira!

Escrito por quintadellarte

Uma boa decoração de ambiente é aquela que considera cada detalhe do processo, da cor das paredes ao material do piso, sem se esquecer jamais de uma boa curadoria nas escolhas dos objetos de decoração.

Independentemente do estilo que será praticado no projeto arquitetônico, investir em objetos de porcelana é uma ótima maneira de criar um visual único e marcante.

Ainda não está familiarizado com a versatilidade dos objetos de porcelana na decoração? Então, faça uma boa leitura deste artigo e entenda melhor!

Como surgiu a porcelana?

Criada na China, a porcelana se popularizou ao redor do mundo tanto pela sua beleza e sofisticação quanto pela possibilidade de criação das mais diferentes categorias de peças, de louças para cozinha a vasos e estátuas para a sala de estar.

Feita de argila branca, a porcelana passa por um processo de vitrificação, o que concede a ela o aspecto lustroso que conhecemos.

Um dos modelos mais conhecidos, com certeza, são os desenhos nas cores azul e branco. Difundido em louças e azulejos, é frequentemente utilizado para criar composições nos estilos Bohemian e Boho.

Apesar do destaque, existem peças produzidas em diferentes cores e estilos que podem, inclusive, variar suas características conforme a origem de produção. Por exemplo, objetos de porcelana produzidos na Tailândia costumam ser feitos a mão, enquanto os modelos chineses trazem figuras de dragões.

Quais objetos de porcelana usar na decoração?

Por se tratar de um material mais delicado, os objetos de porcelana são, geralmente, indicados no uso interno. Pensando nisso, separamos os principais objetos para atribuir elegância ao seu projeto.

Vaso de Porcelana

Um ícone entre os objetos de porcelana, os vasos raramente passam despercebidos. Para gerar um impacto ainda maior em seus convidados, a recomendação é utilizá-los no hall de entrada ou na sala de estar. 

Importante observar: se o seu estilo for maximalista, opte por vasos com desenhos e pinturas chamativas; caso o seu estilo seja minimalista, vasos de cores neutras, acompanhados de bons arranjos de flores, serão o suficiente para trazer aconchego e beleza para o seu espaço.

Cachepô

Vamos concordar que, ainda que as plantas e flores vendidas nas floriculturas sejam magníficas, dificilmente os vasinhos de plástico que as acompanham vão harmonizar com a decoração da nossa casa. Por esse motivo o cachepô é tão requisitado. Ele tem a finalidade de esconder os vasinhos, conferindo muito mais estilo aos arranjos que trazemos para casa.

Dependendo do tamanho da floricultura que você frequenta, você não encontrará com facilidade os cachepôs de porcelana. Será necessário pesquisar em sites especializados em decoração ou em floriculturas maiores.

Utensílios de cozinha

Já imaginou preparar aquela linda mesa para uma ocasião de jantar e finalizar a montagem com uma louça única de porcelana? Seria incrível, não é mesmo?

Apesar de os pratos de porcelana poderem ser utilizados sobre a mesa, da maneira como estamos acostumados, não é incomum encontrarmos esses objetos pendurados nas paredes. Isso ocorre porque existem pratos com diferentes desenhos e técnicas de pintura, tornando as peças únicas de decoração, capazes de trazer alegria e sofisticação ao ambiente.

Entretanto, evite pendurá-los na cozinha, pois além de acumularem gordura com o tempo, a proposta aqui não é relacionar a peça com a ideia de refeição, e sim como um excelente acessório de decoração.

Contudo, o mercado de porcelana está em constante inovação, por isso, é possível encontrar variadas opções de utensílios de cozinha em porcelana, como xícaras, tábuas de corte, jarras, entre outros.

Estátuas e abajures

Existem outros tipos de objetos que têm ganhado destaque com o passar dos anos, é o caso das estátuas e abajures. Os modelos mais comuns de estátuas são os de animais, como elefantes e pássaros, e a recomendação para as estátuas e abajures é buscar combinações com os acessórios já existentes no ambiente.

O jeito mais fácil de fazer isso é através da harmonização das cores. Investir nesse tipo de objeto é uma ótima forma de expressar ainda mais a sua personalidade.

Quais são as vantagens de se usar objetos de porcelana na decoração?

Quando escolhemos artigos de decoração para a nossa casa, geralmente nos preocupamos em pensar em todos os aspectos, não é mesmo? Se é fácil de lavar, se é possível restaurar, enfim, sempre preocupados em fazermos as melhores escolhas.

Pensando nisso, separamos para você as principais vantagens na escolha de objetos de porcelana para sua decoração. 

São atemporais

São objetos que, mesmo com o passar dos anos, não perdem a relevância. Ainda que tenham suas próprias características, objetos de porcelana já são um acessório consolidado no mercado da decoração.

Isso significa que projetos arquitetônicos que tem objetos de porcelana na sua composição sofrem menos com as oscilações de moda do mercado. Isso é maravilhoso, pois você não vai precisar repensar na decoração a cada nova moda, gerando mais economia para o seu bolso.

São versáteis

Como dito anteriormente, os objetos de porcelana são tão incríveis que não precisam seguir um padrão tradicional de uso. São objetos que têm tanto o apelo da utilidade quanto o apelo visual.

Um vaso, por exemplo, pode ser utilizado tanto como uma peça decorativa quanto como suporte para plantas e flores. O mesmo podemos falar dos pratos que ficam lindos na mesa, mas também são incríveis pendurados na parede.

São restauráveis

Fragilidade e porcelana são palavras que caminham juntas. Por isso, saber como reparar porcelana pode ser uma ótima habilidade.

Em algumas situações, dependendo do tamanho do estrago, uma remontagem da peça é simples e possível. Basta escolher por um adesivo líquido de alta fixação ou por um adesivo em gel de secagem transparente de boa qualidade, reunir todas as peças e colar uma por uma, estendendo assim o tempo de vida da sua porcelana.

Como incorporar objetos de porcelana na decoração?

Sabemos que a tarefa de construir um espaço com uma decoração que seja exatamente do nosso jeitinho pode não ser das tarefas mais simples.

Por isso, antes de sair por aí escolhendo e comprando objetos de porcelana, é importante que você saiba definir qual a personalidade do seu lar. Como você definiria o estilo do seu ambiente? Ele é mais clássico e luxuoso ou mais moderno e criativo?

Logo, escolher os itens decorativos um por um, pensando em cada detalhe, é uma ótima maneira de se certificar que a decoração estará coerente com o seu perfil.

Montar a decoração de um ambiente dentro de uma mesma temática é outra maneira de não correr o risco de errar. Opte por peças de porcelana que já combinem com outras peças do local, por exemplo, o tapete e as cortinas.

Como pudemos ver neste artigo, ao decorar o ambiente é importante ter uma ideia de como gostaria que os objetos combinassem e de como o conjunto da obra refletirá o seu estilo e personalidade. Além disso, é interessante manter a mente sempre aberta às novas possibilidades que o universo da decoração pode apresentar. 

Agora que você descobriu um pouco mais sobre as opções e como usar objetos de porcelana na decoração, entre em contato e conheça mais sobre os nossos produtos!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This