Dicas de Decoração

[maio/2022] O que é decoração maximalista e como utilizá-la?

Escrito por quintadellarte

Talvez você já tenha ouvido que para ter bom gosto e não correr riscos na hora de decorar, é preciso seguir uma regra primordial: menos é mais. Mas não é bem assim — e a decoração maximalista está aí para provar!

Neste post, vamos mostrar que existe outro estilo de decoração: o maximalista. Para os amantes do minimalismo, ele pode parecer um exagero. Mas para aqueles que curtem ambientes personalizados, compostos por elementos decorativos, esse é um estilo que transmite alegria e bem-estar.

Quer saber como tornar o seu ambiente mais ousado, investindo na decoração maximalista? Continue a leitura deste post e entenda mais sobre o assunto!

O que é e como funciona a decoração maximalista?

O maximalismo surgiu como uma oposição clara ao minimalismo, tendo como seu principal expoente o arquiteto Robert Venturi. Ele foi um famoso arquiteto pós-moderno, responsável por importantes obras que mudaram a paisagem urbana dos Estados Unidos. 

A principal característica desse estilo é que ele dá mais liberdade criativa ao morador, permitindo que o ambiente seja decorado com originalidade. Toda essa versatilidade aceita diferentes combinações, das mais simples até as mais imaginativas.

O maximalismo não se limita apenas às cores ou ao mix de estampas. Ele também está presente na mistura de estilos e tendências, conferindo muita história e singularidade ao ambiente.

Como adotar a decoração maximalista?

Ainda que seja um estilo considerado extravagante, é importante entender que esse não é um estilo desorganizado.

Existem algumas dicas que valem a pena seguir na hora de decorar o espaço. A seguir, apresentaremos as principais para você. Confira!

Escolha corretamente as cores

As cores não precisam ser, necessariamente, da mesma paleta. Ao escolher uma opção mais neutra para as paredes, por exemplo, você poderá optar por móveis com cores mais vibrantes — ou o contrário.

Dessa maneira, o efeito que o contraste transmite será de um ambiente mais bem-humorado — objetivo comum dos maximalistas.

Aposte em itens de decoração variados

O interessante desse estilo é justamente a liberdade criativa em brincar com as diferentes referências de decoração. Por isso, os itens decorativos não precisam seguir um padrão estético, podendo misturar o antigo com o moderno.

Você pode dar um toque personalizado ao incluir vários itens pessoais. Cartas emolduradas e lembranças de viagens são alguns dos exemplos.

Invista em texturas

Uma boa dica para além das cores e estampas é apostar no mix de texturas dos materiais. Caso o piso do ambiente seja de madeira, escolha para a parede texturas diferentes, como tijolos com aparência rústica. Mas atenção: as escolhas precisam combinar entre si, apesar das diferenças.

Seguir uma decoração maximalista não significa ter um ambiente carregado de excessos e com aparência bagunçada. Assim como qualquer projeto de decoração, esse modelo também requer um olhar atento, requinte e uma certa quantidade de bom senso nas escolhas. 

O objetivo maior sempre será o de criar ambientes agradáveis, que tragam bem-estar e aconchego para as pessoas. Portanto, a decoração maximalista se apresenta como um estilo democrático e amigável, no qual diferentes estilos e ideias criativas são aceitos e compartilham o mesmo espaço em harmonia.

Gostou de saber sobre a decoração maximalista? Aproveite e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This