Dicas de Decoração

Quando usar móveis escuros e claros na sua decoração?

Escrito por quintadellarte

Claro e escuro é um contraste muito conhecido. Naturalmente, eles se complementam. As antigas televisões preto e branco tinham algum encanto apesar de suas limitações.

Porém, quando falamos em decoração, em mobília, nem sempre é simples combinar ou utilizar o claro e o escuro. Para ajudar você, elaboramos este post. Veja como usar, com estilo, os móveis escuros e claros de madeira na sua decoração!

Quais são os tipos de madeira?

Para a confecção de móveis, são usados diferentes tipos de madeira. Em relação à decoração, a madeira é um material que representa bom gosto e sofisticação. Os móveis de madeira estão entre os mais usados pelos brasileiros, não importa qual seja a classe social, conforme uma pesquisa do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).

Devido à diversidade, podemos encontrar madeiras com diferentes texturas e cores. Elas se encontram em formatos, composições e dimensões variadas. A madeira varia de acordo com a espécie. Os móveis podem ser construídos a partir de madeira de lei, madeira de reaproveitamento e placas de madeira reconstituída.

Vamos considerar somente alguns tipos de madeira já que a diversidade é grande:

Mogno

A cor do mogno varia entre um castanho avermelhado intenso ao rosado, o que não deixa dúvidas sobre sua identidade. É madeira sofisticada e nobre. Oferece alta resistência aos cupins e fungos, bem como elevada durabilidade e estabilidade, além de ser fácil de trabalhar.

A extração de mogno depende de regras rigorosas, pois é uma espécie ameaçada de extinção. Por isso, geralmente a madeira de mogno costuma revestir combinações de outras madeiras — é o que se chama “padrão mogno”. O mogno completamente puro é muito difícil de ser comercializado.

Imbuia

Tem tons que variam com a existência de veios escuros. É comumente utilizada na fabricação de móveis luxuosos e em painéis decorativos, lambris e divisórias. É bem compatível com pintura e verniz. Na construção civil, ela aparece na forma de vigas, caibros, ripas e portas.

Ipê

O ipê é uma madeira dura, com tonalidade pardo-acastanhada e reflexos de cor verde. O ipê muito usado em caibros, vigas, forros, lambris, rodapés, esquadrias.

A madeira também é empregada em degraus de escada, parquetes, tacos e tábuas. Apresenta boa qualidade na composição da parte decorativa dos móveis.

Itaúba

É muito comum no norte do país. Tem tonalidade castanho esverdeado escuro, com pouco brilho e sem desenhos. Uma de suas principais características é a elevada resistência aos organismos, como cupins e fungos. Deve passar por secagem natural, pois a secagem artificial facilita o surgimento de rachaduras em longo prazo.

Cedro

O cedro apresenta tons marrons avermelhados e passa sensação de comodidade ao ambiente — por isso, ele é tão indicado para a confecção de móveis.

Trata-se de uma madeira fácil de serrar, lixar, parafusar e montar. É comum na América do Sul, o que diminui os custos com transporte em nosso país. Tem baixa permeabilidade e seca rapidamente. Tem média resistência à ação de insetos e microrganismos.

Para aumentar a durabilidade da madeira e melhorar sua impermeabilidade, selantes e vernizes funcionam bem. Também é possível tratar a madeira com óleo de cedro, aumentando sua luminosidade. Deve-se usar flanela seca para a limpeza.

Uma curiosidade histórica: de acordo com a Bíblia, o Templo de Salomão foi construído com madeira de cedro, uma árvore muito comum no Líbano (Fenícia), e depois revestido de ouro.

Outros tipos de madeira

Vamos agora somente citar outros tipos de madeira usadas na confecção de móveis escuros ou claros: pinus, pinho, carvalho americano, cumaru, madeira maciça, angelim, aroeira, cerejeira, freijó, goiabão, jacarandá, louro, nogueira, jatobá, madeira de demolição (reaproveitada de peças ou construções mais velhas) e outras.

Vale também falar das madeiras industriais, cujos custos são bem mais baixos e contribuem para a preservação do meio ambiente:

  • aglomerado: resíduos de madeira prensados;
  • compensado laminado: lâminas de madeira sobrepostas e unidas por cola (chapas);
  • compensado sarrafeado: chapas de sarrafos de madeira;
  • HDF: fibras de madeira aglutinadas com muita pressão;
  • MDF: fibras de madeira aglutinadas com resina sintética e aditivos;
  • MDP: camadas de partículas de madeira sobrepostas;
  • OSB: placas de tiras de madeiras prensadas.

Quando usar móveis escuros?

Vamos agora dar algumas dicas de quando e como usar móveis escuros:

Cor escura na cozinha

A madeira escura é uma boa opção para a cozinha, principalmente porque não suja com tanta facilidade. De fácil manutenção, bastante funcional, um móvel de madeira escura ainda deixa a cozinha mais sofisticada.

Caso considere que o ambiente fique muito pesado com móveis escuros, pode combinar cores para deixar a cozinha mais atraente, como armários em tonalidade cinza e painéis de madeira clara instalados ao longo da parede.

Contraste com ambiente mais claro

Os móveis escuros não são, obrigatoriamente, destinados a ambientes mais escuros. Madeira escura combina com ambiente claro desde que a finalidade seja criar contraste para que o espaço fique mais elegante. A cor clara predomina e o móvel escuro acaba por se destacar nesse ambiente, causando um ótimo efeito estético.

Continuação de um espaço

A cor mais escura pode ser aproveitada para dar continuidade a um determinado espaço, também de cor escura. Para exemplificar, considere uma sala em que há um painel escuro que ocupa uma parede e o teto. Cadeiras de madeira escura estrategicamente dispostas servem para dar continuidade a esse espaço do painel.

Quando usar móveis claros?

Depois de falar em móveis escuros, vamos falar sobre o uso de móveis claros na decoração de sua casa. Veja como não é tão difícil deixar os ambientes sofisticados:

Valorização de cores terrosas

Um móvel feito com madeira de cor clara pode ser aproveitado para ressaltar algum elemento da decoração. Por exemplo, madeira clara com veios aparentes (como a imbuia) podem destacar as tonalidades terrosas de um tapete, de uma ou mais mesas e até da parede, criando um mix interessante de texturas.

Contraste com revestimentos mais escuros

Outra dica de quando e como usar móveis claros é destacando a madeira clara de um móvel que predomina em um cômodo (uma sala, por exemplo). E como fazer isso?

Bem, primeiramente tem que existir um móvel claro que seja o núcleo do cômodo, como uma mesa circular. Para criar um contraste de estilo, com muito bom gosto, você pode dispor, ao redor dessa mesa, cadeiras revestidas com tecido azul marinho. Essa combinação vai realçar ainda mais a mesa.

Esperamos que essas sugestões tenham contribuído para você organizar móveis escuros e móveis claros com sofisticação na decoração de sua residência. O mais importante é ter sempre um núcleo, um ponto principal de uma determinada cor, em função do qual você agregará outras tonalidades.

É muito interessante combinar cores, saber quais se harmonizam entre si para proporcionar um bom resultado estético. Aproveite para conferir qual é a cor de 2021 e como decorar ambientes com ela!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This