Dicas de Decoração

Cores complementares: o que são e como usá-las na decoração?

Escrito por quintadellarte

Quem gosta de ter a casa sempre bem arrumada, confortável e finamente decorada com mobília e obras de arte de primeira qualidade, muitas vezes tem dúvidas a respeito do uso das cores complementares na decoração, não é mesmo? Para entender o que são as cores complementares é preciso, primeiro, saber analisar o círculo cromático, instrumento usado por profissionais de diversas áreas que precisam conhecer melhor as cores e seus usos.

Sendo assim, ao analisar o círculo cromático ficará fácil perceber que as cores complementares são aquelas que estão em sentido oposto uma da outra. Para ajudar na tarefa de usar essas cores na decoração, vamos dar algumas dicas que vão fazer a sua casa ficar ainda mais bonita.

Prossiga com a leitura e entenda mais sobre esse assunto.

Saiba como as cores complementares podem ser usadas na decoração

As cores complementares podem ser usadas em conjunto para arrumar e enfeitar os ambientes da casa, desde salas e escritórios até quartos e banheiros, isto é, são extremamente versáteis. Elas podem ser protagonistas da decoração, predominando em móveis e tapetes, ou podem ser acessórias, aparecendo apenas em pequenos objetos de ornamentação.

Seja qual for a sua preferência, o mais importante é que você saiba que, ao usar cores complementares na decoração, sua casa ficará muito mais harmoniosa e bonita, já que essas cores combinam entre si naturalmente.

Entenda como combinar as cores complementares na arrumação da casa

Para saber exatamente como combinar as cores complementares, é preciso que você saiba quais são essas cores. Dessa forma, a seguir, vamos apresentar a lista de cores complementares para auxiliar você na arrumação da casa. Veja:

  • azul e laranja;
  • amarelo e roxo;
  • vermelho e verde.

Sempre que usadas em conjunto, essas cores vão proporcionar equilíbrio e beleza, porque a complementariedade delas prova, justamente, quanto elas podem e devem ser misturadas.

Descubra quais são os efeitos que as cores complementares e análogas criam

Já que falamos de cores análogas, temos que novamente recorrer ao círculo cromático para observar qual o papel delas na composição de uma decoração.

Cores análogas são cores que estão lado a lado no círculo cromático, como:

  • amarelo, laranja e vermelho;
  • roxo, azul, verde.

Essas cores promovem bastante harmonia quando usadas nos ambientes, e esse efeito é fruto do baixo contraste que existe entre elas. Para uma decoração mais vibrante, que tenha pitadas de ousadia e criatividade, é possível brincar com as cores e usar tanto as complementares quanto as análogas.

Nesse sentido, é vital que você saiba que as cores análogas, por serem similares, ficam ótimas em decorações de estilo mais clássico e minimalista. Já as cores complementares, por apresentarem um alto contraste, funcionam melhor em ambientes mais modernos e criativos.

Por fim, vale ressaltar que é muito importante contar com uma empresa especializada em arte e decoração para ajudá-lo a combinar e usar as cores complementares da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe o que são as cores complementares e como usá-las na decoração, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This