Jardim e Paisagismo

 Saiba quais os principais passos para fazer uma horta em jardineira

Escrito por quintadellarte

Você já pensou que montar uma horta em jardineira pode ser uma excelente alternativa para aproveitar melhor os espaços que sobram na sua casa? Além disso, você pode plantar alguns temperos e hortaliças e usufruir deles a qualquer momento, sempre frescos e, melhor, sem agrotóxicos.

Pensando nisso, vamos apresentar um passo a passo simples para você fazer a sua horta em jardineira. Continue a leitura e saiba tudo o que você precisa sobre o assunto!

Prepare o quintal da casa para fazer a horta em jardineira

Para quem tem a sorte de ter um quintal em casa, nada melhor do que separar um espaço para montar a horta em jardineira. Ao tomar essa decisão, procure levar em consideração o que você pretende plantar e quais as necessidades dessas plantas.

Se você tiver pouco tempo para cuidar da horta, dê preferência para plantas mais resistentes. Além disso, prefira aquelas que não exijam muitas regas e podas e que sejam, por isso, mais fáceis de cuidar.

Defina com antecedência os tamanhos de cada horta

Para que a montagem da horta em jardineira dê certo, será preciso avaliar o local disponível para o plantio. Isso porque alguns temperos se desenvolvem bem em pequenos espaços, como é o caso do coentro, do alecrim e do manjericão, por exemplo.

Além disso, muitos podem ser plantados lado a lado na mesma jardineira. Isso contribui ainda mais para a otimização do espaço em pequenos ambientes. Agora, se o espaço que você tiver for maior, é possível até mesmo plantar hortaliças e alguns legumes.

Escolha os materiais que serão usados na montagem

As jardineiras podem ser de diversos materiais e cada um deles vai conferir um efeito diferente para a sua horta. Sendo assim, avalie o estilo de decoração da sua casa e veja qual o elemento que vai combinar mais.

O mercado oferece jardineiras de cimento — que são mais rústicas e simples —, de cerâmica e ainda é possível encontrar modelos de plástico. Basta escolher o que mais combina com o seu estilo para começar a se aventurar nessa jornada de cultivar a sua própria horta em casa.

Adote boas práticas para o plantio da sua horta em jardineira

Os principais cuidados para o plantio e para a manutenção da horta em jardineira são:

  • incidência de luz solar adequada;
  • utilização de adubos orgânicos;
  • rega moderada sem encharcar o solo;
  • podas frequentes para revitalizar as mudas.

Vale a pena ter esses cuidados básicos para que a sua horta viva por muito tempo, oferecendo temperos e hortaliças. Tudo sempre muito fresco e natural para a saúde de todos na sua casa.

Por fim, depois de montar a sua horta em jardineira, é importante observar com frequência o estado em que as plantas se encontram para mantê-las sempre bonitas e para que seja possível agir rapidamente, no caso de surgirem pragas. Para isso, a Quinta Dell’Arte é a melhor opção do mercado em artigos para jardins, paisagismo e decoração de áreas externas e internas.

Agora que você já sabe quais são os principais passos para fazer uma horta em jardineira, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em atendê-lo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This