Jardim e Paisagismo

Horta em casa: como fazer e quais os cuidados necessários?

Escrito por quintadellarte

Você já pensou em ter uma horta em casa? Com a valorização da sustentabilidade e uma busca cada vez maior por alimentos frescos e livres de agrotóxicos, essa é uma ótima opção para manter uma alimentação saudável e ainda ajudar o planeta.

No entanto, muitas pessoas ainda tem um pé atrás quanto a esse tipo de projeto, seja pelo tamanho reduzido da casa ou pelo suposto trabalho que uma horta pode dar. A verdade, porém, é que ela pode ser cultivada em locais de qualquer tamanho. Se bem planejada, os cuidados com a horta também não passarão de alguns minutos diários.

Ainda não se convenceu? Então veja agora os cuidados necessários e benefícios que uma horta pode oferecer!

Espaço disponível

Caso você já disponha de um jardim, delimite um espaço para a horta, cercando o tamanho com madeira. Lembre-se de levar em conta a quantidade de folhas que você quer cultivar.

Se o seu espaço externo for reduzido, os vasos farão um ótimo papel. Em uma parede com acesso à luz solar, coloque algumas prateleiras e disponha os vasos sobre elas. Além de economizar espaço, a parede verde fará toda a diferença na decoração do ambiente.

Mesmo se você vive em um pequeno apartamento, os parapeitos de pequenas janelas podem ser utilizados para uma horta reduzida.

Plantando as mudas

Em geral, o plantio de hortaliças e verduras não é complicado. Antes plantar cada muda, deve-se fazer um furo na terra para a drenagem da água, tanto em jardim, vasos, pás para cereais ou jardineiras.

Pesquise com cuidado as plantas que quer cultivar, pois algumas não se dão bem com outras. Um exemplo disso é a hortelã, que possui raízes invasoras e pode destruir outras espécies.

Geralmente, recomenda-se plantar em vasos separados aquilo que mais se consome na sua casa.

Cuidados básicos com a hora

Os cuidados variam de planta para planta, mas é recomendado que a horta receba cerca de quatro horas de sol por dia, assim como a rega diária. Isso garante um bom desenvolvimento para as plantas.

Existem inúmeros adubos químicos, mas você pode optar por uma horta orgânica. Para isso, utilize adubos naturais, como húmus de minhoca e torta de mamona, que garantem um crescimento rápido e longe de pragas.

Para que você tenha folhas sempre mais cheirosas, evite o crescimento das flores, como as do manjericão, que roubam os aromas das folhas. Para isso, faça uma poda com frequência.

Benefícios de uma horta em casa

Cultivar uma horta em casa é uma ótima maneira de se ter produtos frescos sempre, desde verduras até uma grande variedade de temperos e ervas. Como o manutenção será por sua conta, a qualidade e o frescor estarão sempre garantidos, evitando o consumo de produtos carregados de agrotóxicos.

Por ser uma horta de tamanho reduzido, você pode ter produtos 100% orgânicos com a utilização de adubos inteiramente naturais — algo que, em produção de larga escala, ainda é inviável.

Depois de todos os benefícios para a saúde que uma horta em casa pode ter, ela também pode trazer resultados terapêuticos. O plantio, rega, poda e adubação são muito parecidos com os de um jardim, oferecendo um profundo relaxamento.

Gostou de conhecer os cuidados e benefícios de ter uma horta em casa? Então curta nossa página no Facebook e continue por dentro de mais dicas sobre decoração e paisagismo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This