Jardim e Paisagismo

Como tirar mudas de plantas? Confira o passo a passo!

Escrito por quintadellarte

Você sabe como tirar mudas de plantas? Elas trazem muita alegria e muito mais significado para os ambientes, além de deixarem o jardim mais bonito.

Mas é muito importante saber fazer esse processo de extração com cuidado, para que as espécies já adultas não sejam prejudicadas. Se você gosta muito de plantas, mas ainda acha que não domina a técnica de fazer uma muda, não se preocupe!

Neste post, criamos um passo a passo bem simples que poderá ajudar a ganhar a confiança de que você precisa para realizar esse procedimento que é quase terapêutico. Confira!

Escolha a muda certa

O primeiro passo é avaliar a planta da qual você vai extrair uma muda. É essencial saber exatamente do que ela gosta — como condições climáticas — e ter em mente questões como adubação, rega e outros cuidados para a sobrevivência da nova mudinha.

Para saber como tirar mudas de plantas corretamente, é interessante observar o lado da planta adulta que estiver mais cheio.

Essa etapa não é só um detalhe, pelo contrário: é muito importante retirar as mudinhas desses lados, para que a matriz não seja estragada ou fique com uma aparência de mal cuidada.

Prepare o vaso para a muda

O próximo passo é preparar um vaso com adubo, que nada mais é que um tipo de terra com pH ideal e com outros nutrientes que a planta necessita.

Esse passo é muito importante, já que você vai retirar uma parte de uma planta que já é adulta — e a muda pode morrer com mais facilidade no processo.

Faça a estaquia ou a divisão de raiz

Com um objeto pontiagudo — que pode ser uma faca, tesoura de jardinagem ou podão —, faça a divisão de touceira (ou raiz) ou a estaquia. Esse procedimento é uma maneira de tirar a muda de planta adulta a partir do corte de um ramo.

Para fazer isso da maneira correta, o ideal é selecionar os ramos mais jovens — como um que tenha dois ou três pares de folhas — e fazer um corte bem na base do talo. Caso precise fazer a divisão de touceira, é só retirar um pedaço da sua planta em que a raiz saia por inteiro.

Plante a muda

No vaso que você já providenciou, coloque delicadamente a muda que acabou de retirar da planta matriz. Em seguida, é só fazer como se fosse uma “caminha” de terra já adubada.

Por fim, não se esqueça de fixar bem a areia. Com isso, você deixará a sua muda muito bem presa à terra e ela terá muito mais chances de crescer normalmente.

Faça a manutenção

Se você pensou que o processo acabava com a muda sendo plantada, enganou-se! Depois do plantio, será preciso manter alguns cuidados especiais — principalmente na primeira semana.

O ideal é que o vaso fique em um local com bastante sombra, e que a rega seja feita com um pulverizador somente à noite. Se não houver nenhum ponto de sombra natural no seu quintal ou jardim, e você não tem como colocar o vaso dentro de casa, use algum artefato para criar esse sombreamento para a muda plantada.

Depois desse momento inicial, a única manutenção que precisa ser feita é manter o substrato sempre úmido e fazer as adubações.

Conseguiu entender como tirar mudas de plantas? Antes de fazer as suas mudinhas, lembre-se de que cada espécie tem uma necessidade diferente, o que pode ocasionar um cuidado distinto. Então, vale pesquisar sobre a que você escolheu com antecedência. Depois, é só seguir o nosso passo a passo!

Gostou do assunto deste texto? Então, aproveite para conhecer 5 opções de plantas pet friendly que você pode ter em casa!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This