Jardim e Paisagismo

Tem dúvidas sobre como regar as plantas? Veja como deixá-las saudáveis!

Escrito por

Você sabe como regar as plantas de maneira correta? Para tê-las sempre belas e saudáveis, é preciso seguir algumas regras. Pode até parecer simples o processo de irrigação, no entanto, ele requer certos conceitos básicos que devem ter uma atenção especial antes de pegar a mangueira, o borrifador, aspersor ou regador e sair molhando todas elas.

As plantas utilizam a água para todos os seus processos, ou seja, para fazer a fotossíntese, absorver os nutrientes da terra e outras tarefas. A rega adequada vai fazer a sua planta ter o poder de mostrar todo o potencial que ela tem tanto em produção quanto em beleza.

Muitos podem se perguntar: quanto de água preciso colocar para regar? A rega deve ser feita todos os dias? Bom, como essas e muitas outras dúvidas são comuns, resolvemos esclarecer as principais neste texto. Acompanhe para saber regar corretamente suas plantas! Boa leitura!

Qual é o melhor horário para regar as plantas?

Os melhores e mais recomendados horários para regar as plantas são na parte da manhã e no final da tarde, após as 15h. Ao meio-dia, não é interessante fazer a rega, já que o horário é bem quente. Caso você molhe as plantas nesse horário, a água vai evaporar muito rápido, assim as plantas não vão ter tempo suficiente para realizar a absorção.

Por fim, não é indicado regar durante a noite, uma vez que nesse período as plantas não vão conseguir absorver o volume ideal de água e as folhas vão demorar muito tempo para secar, acumulando fungos e apodrecendo a raiz.

Qual quantidade de água colocar?

Cada planta vai exigir uma quantidade específica de água, mas uma regra que não vai falhar é evitar deixar a terra encharcada, lembrando sempre que há exceções. Não se esqueça de que o excesso de água pode afogar as raízes das suas plantas, que precisam de ar.

Quantas vezes por dia devo regar?

Não existe uma quantidade exata por dia para fazer a rega. O que você precisa fazer é analisar as condições do dia e do solo, uma vez que tais fatores podem levar à falta de água ou ao excesso dela.

Mexa a terra com um palito de sorvete ou com o dedo mesmo para observar se ela está úmida ou seca. Caso esteja molhada, você pode abrir mão da rega e deixá-la para outra hora.

Devo ou não molhar as folhas?

Dependendo do tipo de planta ou de flor, é sim possível molhar as folhas. Porém, é preciso ter em mente que essa prática pode ser prejudicial em espécies que têm folhas sensíveis, como as violetas.

Então, de maneira resumida, podemos afirmar que não é preciso molhar as folhas das plantas, mas às vezes é inevitável que isso aconteça. Logo, quando puder, molhe as plantas sempre nos pratinhos ou na base. Saiba que, quando as folhas são mantidas secas, a chance de contrair fungos ou doenças é reduzida.

O que muda de acordo com a estação do ano?

Para que você tenha suas plantas sempre lindas de janeiro a janeiro, é preciso ter alguns cuidados, que vão variar de acordo com a estação do ano. Veja quais são as boas práticas em cada uma delas!

Primavera

Durante a primavera, as plantas merecem um cuidado especial. As chuvas regulares combinadas com muito sol e dias quentes são fatores que acabam estimulando o crescimento das plantas. No entanto, esses fatores também podem deixá-las bastante vulneráveis a pragas.

Por isso, é imprescindível que você limpe a área, retirando todos os gravetos, detritos e as folhas caídas, pois tudo isso pode obstruir a superfície do solo.

Verão

A estação mais quente do ano exige certos cuidados para cultivar suas plantas e garantir o desenvolvimento perfeito. Afinal de contas, o excesso de calor pode levar à proliferação de ervas daninhas.

O ideal, nos períodos mais quentes, é aumentar a quantidade de água, sempre de acordo com o tipo de planta. No entanto, lembre-se de que o excesso de umidade pode facilitar a entrada de bactérias e de fungos. Aposte sempre no equilíbrio para não ter erro.

Outono

Após enfrentarem temperaturas muito altas do verão, especialmente aqui no nosso país tropical, as plantas se preparam para o recolhimento do inverno. Por isso, os cuidados precisam ser maiores. Sendo assim, esse é o período para fazer toda a adubação e limpeza nas suas plantas.

Inverno

As temperaturas amenas tendem a ser bastante agressivas para as amigas verdes. Mas não precisa se preocupar, pois mesmo assim é possível mantê-las saudáveis durante essa estação do ano. Você só precisa reduzir o volume de rega.

Ao molhar pouco, você acaba impedindo que as plantas fiquem sobrecarregadas demais e apodreçam. Além disso, uma dica para a iluminação e ventilação das espécies é deixá-las em um local com luz solar e bem arejado.

Quais plantas eu não preciso regar sempre?

Existem muitos amigos verdes que não exigem atenção o tempo todo. Veja, a seguir, algumas opções de plantas que não precisam de rega todos os dias:

  • Pata de Elefante: essa planta consegue armazenar água no seu tronco bulboso, por isso não exige rega frequente;
  • Suculentas: essas plantas também armazenam água e por um longo tempo. Além disso, seu solo adora ficar seco;
  • Planta da Borracha: essa espécie de planta tem uma tolerância bem alta à seca. No verão, ela necessita de mais água, gostando de ficar mais úmida. Mas durante o inverno, ela pode ficar um mês ou mais sem receber água;
  • Cheflera-pequena: essa é uma planta bem flexível sobre os horários de rega, mas é mais tolerante ao solo seco do que à água em excesso;
  • Espada-de-são-jorge: uma planta que exige pouca quantidade de água, sobretudo em meses mais frios;
  • Gravatinha: essa é uma planta perfeita para as pessoas que se esquecem de regar, pois os rizomas presentes nela são capazes de armazenar nutrientes muito importantes, possibilitando que a planta fique algum tempo sem a irrigação.

Caso você tenha feito uma viagem ou simplesmente se esquecido de regar as plantas durante alguns dias, certamente elas secarão, dependendo do tipo de planta que você tem.

Mas não precisa se desesperar, pois é possível que haja uma forma de recuperá-las, trazê-las de volta à vida e garantir sua beleza novamente. O processo para a recuperação das plantas é simples. Confira os passos:

  • corte todos os galhos e folhas secas;
  • retire as plantas dos vasos com muito cuidado. Se elas estiverem no jardim ou em cama de plantio, o ideal é retirar todo o bloco de terra que fica em volta delas, sempre mantendo as raízes intactas;
  • insira as plantas, junto com a terra, em recipientes maiores do que o seu tamanho. É recomendado que o recipiente tenha água morna, para aumentar a absorção da água na terra;
  • deixe as plantas hidratando durante 10 minutos mais ou menos;
  • retire as plantas dos recipientes e coloque-as sobre pratos, assim o excesso de água será drenado;
  • depois de escorrer, leve as plantas de volta para os vasos ou a área de plantio;
  • pulverize todas as folhas das plantas com água.

Por fim, é fundamental ter atenção aos motivos que fizeram as plantas secarem. Caso elas tenham ficado muito tempo expostas ao calor e ao sol, o ideal é deixá-las na sombra durante algum tempo para que elas se recuperem.

Monitore o comportamento das suas plantas por alguns dias. O solo precisa permanecer úmido, e elas precisam recuperar seu vigor aos poucos. Caso isso não aconteça, infelizmente já era tarde para a recuperação das suas plantas.

É importante ter em mente que nem todas as plantas vão estar em condições de serem salvas e que o processo de recuperação pode não surtir o mesmo efeito em uma segunda vez. Portanto, tome bastante cuidado para que elas não fiquem abandonadas novamente.

Enfim, como você pode ver, regar as plantas e mantê-las bem hidratadas não são tarefas complicadas. E, claro, depois de tirar todas essas dúvidas, você vai ter a capacidade e o conhecimento para manter seus vasos, jardins e as hortas saudáveis com uma rega correta.

E então, o que achou do texto? Gostou de saber como regar as plantas e quer continuar aprendendo em nosso blog? Aproveite e saiba quais são as 4 plantas que gostam de sombra!

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This