Jardim e Paisagismo

Confira 5 lindas plantas que dão flores para colocar na decoração

Escrito por quintadellarte

Um ambiente bem decorado realmente é atrativo e inspirador. As plantas são ornamentos naturais que conferem uma beleza específica ao local — principalmente se tiverem flores. Elas deixam o espaço mais bonito porque as flores têm importantes qualidades estéticas. Além disso, perfumam o ambiente. Finalmente, as plantas são fundamentais para renovar o oxigênio e integrar mais as pessoas com o meio ambiente.

Então, confira 5 lindas plantas que dão flores para sua casa ou seu jardim!

1. Verbena: é um gentil arbusto cheio de beleza e fragrância

Entre as principais plantas que dão flores ornamentais está a verbena, um arbusto muito bonito e delicado que tem 20 a 30 centímetros de altura. Há muitas flores pequenas reunidas, formando um lindo buquê (inflorescência). A maior parte das flores oferece tons em degradê, com uma cor central diferenciada. Essa característica faz da verbena um elemento decorativo muito atrativo.

É um arbusto elegante que pode ser cultivado direto no solo ou em vasos. Tem propriedades medicinais que ajudam a combater estresse e ansiedade. Uma grande vantagem da verbena é que ela dá flores durante todo o ano. Ela prefere um ambiente onde o sol possa ser aproveitado ao máximo.

2. Maria sem vergonha: é uma planta africana de flores coloridas

Realmente, a maria sem vergonha não se envergonha de deslumbrar o espaço onde habita. É uma planta famosa no Brasil, mas tem origens africanas (mais precisamente de Madagascar) e também dá flores durante os 12 meses do ano. Ela apresenta cores maravilhosas: laranja, vermelho, roxo, branco e rosa, entre outras. Ela é usada em jardins e vasos, e precisa ser cultivada em solo úmido, rico em adubos orgânicos, inclusive húmus de minhoca. A resistência da planta permite suportar o sol pleno e a meia sombra.

3. Orquídea: é uma planta decorativa e versátil de baixa manutenção

É comum usar a orquídea em vasos. Como ela exige pouca manutenção, as pessoas costumam cultivá-la em diferentes partes de uma casa ou apartamento: varanda, quintal, hall de entrada, cozinha, sala, quarto, banheiro e também nos canteiros e jardins.

Não é à toa que se destaca entre as plantas que dão flores. Em qualquer local, ela se adapta com suas flores multicoloridas: estante, ao lado do sofá, sobre a mesa, no parapeito da janela, pendurada na parede, no tronco de árvores, em vasos suspensos e assim por diante. A orquídea não suporta muita água — por isso, recomenda-se o uso de cascalhos no fundo do vaso para drenagem. A adubação deve ser trimestral.

4. Lavanda: é uma das plantas que dão flores mais perfumadas

Todos conhecem a lavanda, também chamada de alfazema. Quem nunca se perfumou com alfazema, não é? Por ser uma das plantas que dão flores mais perfumadas, muitos produtos de higiene e limpeza são classificados com seu aroma. Além de aprimorar bastante os aspectos estéticos, ela contribui com a aromaterapia. O perfume que ela exala tem efeitos calmantes e relaxantes.

O tom das flores da lavanda permanece o ano inteiro. Pode ser cultivada em vasos ou diretamente na terra. Ela prefere luz solar moderada e não gosta de ficar encharcada, mas precisa ser regada diariamente.

5. Begônia cerosa: é uma planta popular em projetos de paisagismo

Apesar de toda a sua beleza, a begônia cerosa tem um preço muito acessível. É uma das preferidas em projetos de paisagismo e suas flores permanecem o ano inteiro. As cores mais comuns são vermelho, rosa e branco. Entretanto, as cores podem se combinar — uma característica que a valoriza ainda mais como elemento decorativo. É muito fácil de ser tratada, já que se dá bem sob o sol e sob a sombra. Precisa de adubos orgânicos e de rega diária.

Essas são plantas que dão flores e podem ser aproveitadas para a decoração do ambiente externo e/ou interno de sua casa. Os cuidados variam conforme a planta, mas a água e o solo adubado são fundamentais.

O que achou do post? Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja as tendências de decoração de jardim em 2021!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This