Jardim e Paisagismo

Aprenda como cuidar da grama para deixar o jardim sempre bonito

O gramado verde, homogêneo e saudável é um importante componente de um jardim completo e bonito. Para valorizar o seu espaço ao ar livre, portanto, é essencial saber como cuidar da grama.

Com algumas medidas simples, você criará um verdadeiro tapete natural, capaz de emoldurar suas esculturas, fontes e outras plantas. O melhor de tudo é que você mesmo pode aplicar essas dicas e acertar em cheio na manutenção.

Quer descobrir o que fazer para manter a grama sempre bonita? Confira os cuidados que são essenciais!

Escolha bem o tipo de grama

O primeiro cuidado com a grama consiste na seleção da espécie adequada. Isso se deve ao fato de cada tipo de grama ter características específicas e se adaptar melhor a certas condições.

A grama esmeralda, por exemplo, é a mais usada no Brasil, tem ótimo custo-benefício e boa resistência ao calor. A grama batatais cresce rapidamente e é resistente ao tráfego, mas o tipo São Carlos é frágil e exige bastante sombra para ficar sempre verde.

Portanto, é preciso conhecer as características do seu jardim, como é o clima local, como será a incidência solar e como será o uso. A partir disso, você pode selecionar a espécie que é mais adequada.

Faça a irrigação corretamente

Outra dica de como cuidar da grama envolve ter atenção com a irrigação. É importante realizar esse processo antes que o solo fique totalmente seco, então ele é mais frequente no verão. Porém, é necessário ter cuidado para que as raízes não apodreçam.

Além disso, é essencial acertar no horário. O começo da manhã é um bom horário em dias amenos, mas quando estiver mais quente, é melhor priorizar o final da tarde e começo da noite, para que as folhas não “fritem” com o aquecimento da água.

Realize a poda no tempo certo

Grama bonita e bem-cuidada é grama que passa por podas regulares. Portanto, apare as folhas com a periodicidade necessária. Quanto maior for a velocidade de crescimento da espécie, menor deverá ser o intervalo entre os cortes.

Porém, tenha cuidado para não se exceder. Se as folhas ficarem muito baixas, a grama fica mais suscetível a doenças e ervas daninhas. Então, o ideal é deixar uma altura mínima que varia de 3 a 5 centímetros. Além disso, a primeira poda só deve ocorrer após o enraizamento completo.

Adube o solo e retire as ervas daninhas

Assim como qualquer planta, a grama precisa de nutrientes para se desenvolver e ficar saudável. Portanto, convém realizar a adubação do solo com produtos de qualidade. Em geral, adubos orgânicos devem ser aplicados uma vez por ano, enquanto os minerais devem ser usados a cada trimestre.

Além disso, é importante retirar as ervas daninhas assim que notar seu surgimento. Elas podem “sufocar” a grama e comprometer todo o visual do gramado, criando espaços sem preenchimento.

Utilize equipamentos específicos

No processo de como cuidar da grama, você precisará de alguns equipamentos e acessórios que são indicados para essa tarefa. O cortador de grama está entre os principais e permite realizar a poda rapidamente. Se preferir, poderá usar uma tesoura de jardinagem.

Também vale a pena ter alicate de jardinagem, borrifador e vassoura para grama. Caso seu jardim sofra com a compactação do solo, um aerador ajuda a melhorar a passagem de ar pela terra. Além disso, você pode querer utilizar um sistema de irrigação automática para tornar o processo mais simples.

Sabendo como cuidar da grama, seu jardim ficará muito mais bonito e todo o espaço será valorizado. Então, dedique a atenção necessária ao gramado e conquiste um visual verde e mais interessante.

Por falar na área verde da casa, que tal ter um espaço para relaxar e aproveitar? Veja agora 4 dicas para criar um jardim de tranquilidade!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This