Dicas de Decoração

Reservamos 4 dicas para criar um jardim de tranquilidade em casa

Escrito por quintadellarte

Depois de um dia de trabalho, desfrutar de um espaço tranquilo para meditar é uma ótima forma de se livrar do estresse cotidiano. Ter um jardim zen, muito popular na cultura japonesa, pode ser a solução. Um jardim relaxante não só valoriza a sua decoração, mas também melhora a qualidade de vida dos moradores, renovando as energias do ambiente.  

A projeção desse espaço varia bastante, podendo ocupar um lote inteiro ou, até mesmo, caber dentro do seu escritório. Para construí-lo é bem simples, você pode ter seu próprio jardim para relaxar em casa sem grandes dificuldades e no tamanho que preferir. 

Quer saber como criar um jardim de tranquilidade? Então, continue lendo o nosso artigo e fique por dentro de 4 dicas para ter essa decoração na sua casa

1. Escolha o local ideal 

O primeiro passo desse projeto é decidir o tamanho e o local do seu jardim, considerando o tempo que vai poder se dedicar e do espaço disponível. Você pode começar com uma parte pequena do seu quintal ou optar pela versão miniatura. É preciso lembrar de que esse tipo de decoração é um lugar para cultivar a paz, sendo assim, se tiver animais ou crianças pequenas, leve isso em conta durante a escolha da localização. 

2. Defina os elementos necessários

Durante o processo, alguns objetos não podem faltar para a criação do espaço zen, como esculturas, plantas, pedras e outros. Mesmo sendo um jardim, o ideal é colocar poucas plantas para permitir a praticidade e a fluidez. As mais procuradas para a elaboração de ambientes calmos são pinheiros, bambus, buchinhas, orquídeas, musgos, grama e azaleias. 

Utilizar bonsais, especialmente no modelo miniatura, também é uma ótima pedida, fora que combina muito com o jardim japonês. A água é vista como algo essencial para esse tipo de decoração. Você pode colocar pequenos elementos, como um lago ou uma fonte. Na versão miniatura, normalmente, a água é substituída pela areia, pois é um elemento relacionado com o mar. 

Uma boa iluminação também é uma característica importante para o jardim, tanto na questão funcional quanto para a estética do local. Utilizar lâmpadas, velas e lanternas traz luz para o seu jardim. Ademais, as rochas são objetos essenciais para o ambiente, já que simbolizam as montanhas, elementos importantes para a natureza. Elas podem ter diversos tamanhos, cores, texturas, pequenas plantas ou musgos. As pedras combinam bastante com estátuas, pontes, bonsais e plantas. 

3. Escolha coberturas e fontes 

Você encontra no mercado diversas opções de fontes e coberturas para incorporar ao seu ambiente, desde modelos simples, pequenos e baratos até opções elaboradas, com desenhos e espaço para água. 

O ideal é escolher um modelo que se encaixe no seu bolso e no seu jardim. Assim, a escolha do material, tamanho e detalhes devem ser condizentes com o local, para que não fique desarmônico. Por exemplo, jardins grandes devem contar com cobertura e fontes grandes, e jardins pequenos devem conter fontes e uma cobertura pequena. 

4. Mantenha a manutenção em dia  

Uma das coisas mais atrativas nesse tipo de jardim é a limpeza e a simplicidade. Dessa maneira, é essencial cuidar do espaço. Por exemplo, se vai construir no exterior da casa, você precisa protegê-lo das ervas daninhas. 

Com o famoso ancinho ou vassourinha, mantenha a areia sempre alinhada, variando entre os desenhos, curvas e linhas. Esses elementos representam a água, que ora são calmas, ora agitadas. Esses cuidados devem ser realizados para renovar a aparência do seu jardim de tranquilidade, além de ser uma tarefa relaxante e que mantêm o espaço organizado. 

Gostou do conteúdo que trouxemos? Então, que tal compartilhar seus novos conhecimentos nas suas redes sociais?

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This