Dicas de Decoração

Estilo oriental: inspire-se e crie uma decoração única

Estilo oriental é sinônimo de minimalismo e sofisticação, sem perder o lado simples e funcional dos cômodos. O piso de madeira é um clássico e remete ao oriente, mesas baixas, biombos e futons – colchão típico utilizado em camas japonesas, por exemplo.

Não é só a cultura japonesa que está inserida nesse tipo de estilo, as culturas chinesas, tailandesas e indianas também fazem parte da decoração oriental. Apostar em elementos que ornem com a sua mobília deixa o espaço aconchegante.

Se tiver interesse em repaginar seu espaço e apostar no estilo oriental, este post é para você! Confira os detalhes nesta leitura prazerosa!

Iluminação

A iluminação pode trazer muitas mudanças no ambiente, sem que haja gastos excessivos. Muito utilizado no Japão, as lâmpadas mais suaves e luzes indiretas, que também podem ser feitas com o uso de velas, deixam o lugar mais acolhedor.

As luminárias chinesas podem ser utilizadas penduradas ou em cima de mesas. Além dessas luminárias, os chineses adoram lustres de cristais. Esses detalhes deixarão sua casa um charme!

Não sei se você já pensou em luminárias tailandesas e indianas, elas deixam os espaços perfeitos! As tailandesas, geralmente, são feitas com materiais naturais, como folhas e caules de bananeira. Já as indianas têm um toque mais colorido e proporcionam iluminação direta, mas ainda sim tornam o ambiente aconchegante.

Mobília

Se você deseja uma decoração com detalhes japoneses, aposte em futons e mesas baixas. Os futons servem tanto para sofás quanto para camas; são baixos e trazem a sensação de conforto e aconchego. Já as mesas baixas, geralmente de madeira e tapetes, ou almofadas como assentos, também traz aconchego e remete à simplicidade.

Já em decorações chinesas, são muito utilizados os armários de duas portas e mesas de canto (aposte nisso e em cores fortes como o dourado e vermelho). Essas mobílias podem vir com desenhos de flores e dragões, para ficar mais característico. Os biombos também são bem utilizados.

Em mobílias indianas, pode-se optar pelos espelhos chanfrados e com detalhes em pedras polidas, isso vale para outros mobiliários também. Aposte em tons mais neutros em sofás, por exemplo, para combinar com almofadas coloridas.

Peças de decoração orientais

As peças de decoração dependem muito do estilo oriental que você deseja. Isso porque além do Japão, temos a cultura chinesa, a indiana e tailandesa, e cada uma delas tem uma característica diferente. Veja aqui algumas esculturas orientais!

Japonesa

A decoração japonesa é a mais conhecida, caso queira utilizá-la, aposte em tons neutros, tanto em paredes quanto em almofadas, bem como em elementos que trazem um pedacinho do Japão, como leques, escultura de buda e flores. Além desses detalhes, utilize biombos para dividir espaços integrados. Fica lindo e charmoso, ainda mais se o biombo for feito de bambu ou madeira.

Chinesa

Pede cores mais vibrantes, como o vermelho combinado com o dourado. Também são utilizados elementos como dragões chineses, seja desenhado em alguma parede como objeto decorativo, ou estampado em tecidos que podem estar em almofadas e roupas de cama.

Indiana e tailandesa

Bem diferente das culturas japonesa e chinesa, a Índia e a Tailândia utilizam muitas cores vibrantes!

Aposte em tons fortes, como o jade turquesa, pink e azul. O dourado também fica perfeito se combinado com essas outras cores. Utilize em almofadas, mantas, tapetes e até em móveis, decorativos ou não. Símbolos sagrados como elefantes e budas também compõem o ambiente.

Note que existem muitos detalhes e ideias para inspirar você quando se trata do estilo oriental. Agora, basta escolher aquele que mais agrada para tornar sua decoração única!

Gostou do post e deseja receber mais dicas valiosas diretamente em sua caixa de entrada? Então, assine nossa newsletter!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This