Dicas de Decoração

4 passos para ter um jardim ecologicamente correto

Escrito por quintadellarte

O jardim é um recanto de tranquilidade e aconchego da casa, e mantê-lo sempre florido e organizado pode ser uma tarefa extremamente prazerosa. Mas você sabe como ter um jardim ecologicamente correto?

No post de hoje, mostraremos 4 cuidados necessários para ajudar você a ter uma atitude ambientalmente saudável. Acompanhe!

1. Elimine os produtos químicos

Para ter um jardim ecologicamente correto, é importante enriquecer o solo de forma natural, nutrir as plantas e evitar utilizar produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente.

O uso de adubos orgânicos é uma ótima solução. Eles são compostos feitos em casa utilizando cascas de ovos, borra de café, cascas e restos de comida, que se tornam matéria orgânica útil para fertilizar o solo naturalmente.

Ao aparar a grama, você também pode usar os restos vegetais como adubo orgânico.

2. Opte por herbicidas orgânicos

Com o uso de herbicidas orgânicos feitos em casa, fica cada vez mais fácil se livrar das ervas daninhas. Dessa forma, não será necessário utilizar produtos químicos que causam mal às crianças, animais e também ao seu jardim.

O seu preparo é simples. Confira:

  • em um recipiente, coloque cinco litros de água, um pouco de sabão, um copo de vinagre e um punhado de cravo da índia;
  • deixe o conteúdo do recipiente repousar por um dia e aplique o preparo, borrifando-o nas ervas daninhas em dias não muito ensolarados.

3. Use plantas para repelir insetos indesejados

Existem insetos que podem destruir rapidamente o seu jardim. Porém, também há plantas que podem agregar seu espaço servindo como repelente. Veja abaixo:

Alecrim

O alecrim é de fácil cultivo e ajuda a afastar algumas pragas. Sendo assim, você pode colocá-lo no jardim, plantando-o em vasos ou diretamente no solo.

Arruda

A arruda é uma excelente opção para afastar lagartas. E o mais indicado é plantá-la nas laterais do jardim.

Caso você tenha roseiras, plante a arruda ao redor dela, pois assim afastará seu pior inimigo: o besouro.

Erva-doce

A erva-doce é indispensável tanto no jardim como na horta, pois é um excelente repelente para pulgões, lesmas, caracóis e traças. Você pode plantá-la entre as plantas ou nas laterais do seu espaço.

Hortelã

A hortelã é ótima para afastar as formigas, insetos que podem destruir suas plantas em um piscar de olhos. Entretanto, é preciso ter cuidado ao plantá-la.

Isso porque cultivar a hortelã diretamente no solo pode sufocar outras plantas, já que a mesma se espalha com facilidade pelo jardim. Nesse caso, o recomendado é plantá-la em pequenos vasos e espalhá-la pelo jardim.

Manjericão

Além de afastar pequenos insetos e moscas do jardim, o manjericão também pode ser utilizado na sua cozinha.

Plante-o em pequenos vasos e distribua-o pelo jardim. Dessa forma, você não só perfumará o local, como também dará sabor aos seus pratos.

4. Utilize a água corretamente para regar seu jardim

Caso tenha uma pequena lagoa, plante nela plantas aquáticas. Dessa forma, elas farão o tratamento natural da água e você poderá utilizá-la para regar seu jardim.

Outra opção é a cisterna, um sistema que capta e armazena a água da chuva por meio de calhas. Inclusive, atualmente existem cisternas próprias para o uso em jardins residenciais.

Ter um jardim ecologicamente correto pode ser motivo de muito orgulho para a sua casa. Dessa maneira, você poderá mostrar o espaço para todos os seus amigos e usufruir dele de forma prazerosa.

Gostou das nossas dicas e quer se preparar para fazer o seu próprio jardim? Então confira as 8 ferramentas de jardinagem que você precisa ter em casa!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This