Dicas de Decoração

4 dicas de como usar lustres na decoração do apartamento

Escrito por quintadellarte

Já parou para pensar em como um lustre para apartamento pode transformar a decoração do seu lar e deixar o ambiente escolhido muito mais elegante e sofisticado? Esse tipo de decoração pode mudar totalmente o aspecto do espaço em que for instalado e funcionar como protagonista da sala de estar ou de jantar, por exemplo.

Por ser bastante imponente e por estar disponível em vários tamanhos e formatos diferentes, à princípio pode parecer que é difícil escolher qual é o melhor modelo, mas não é bem assim. Para ajudar você nessa tarefa, separamos 4 dicas de como usar os lustres na decoração neste post. Confira!

1. Escolha o melhor formato e tamanho do lustre

A primeira dica é em relação ao tamanho do lustre, que precisa ser proporcional ao tamanho da mesa — quando for utilizado na sala de jantar. Assim, a peça não fica parecendo grande ou pequena demais. Para deixar tudo mais harmônico, o ideal é que o comprimento dele seja equivalente à metade do comprimento do móvel.

Em relação ao formato, tudo vai depender da intenção do lustre na decoração. O esférico — ou redondo — por exemplo, é ideal para quem busca uma peça mais ousada. O ramificado serve muito bem para ambientes mais descolados. Já o quadrado, por sua vez, é mais clássico e combina com praticamente qualquer ambiente.

2. Harmonize a posição do lustre com o mobiliário

A posição do lustre para apartamento escolhido pode variar bastante de acordo com o ambiente em que ele for instalado e com o mobiliário que faz parte dele. Na sala de estar, por exemplo, ele pode tanto ficar posicionado exatamente no meio do cômodo ou centralizado entre o jogo de sofás.

Já na sala de jantar, o posicionamento também pode variar, mas dessa vez de acordo com o modelo da mesa escolhida. Se elas forem redondas ou quadradas, o mais indicado é que a iluminação seja centralizada. Caso o formato seja retangular ou oval, é possível ousar e instalar vários pendentes em volta dela ou criar um caminho que a percorra de uma ponta a outra.

3. Combine o lustre com o conceito da decoração

O lustre dos seus sonhos pode ser maravilhoso, mas caso ele não combine com o conceito do projeto luminotécnico e da decoração geral do espaço, ele pode não funcionar. Na verdade, o efeito que ele causará pode ser exatamente o oposto ao qual você deseja que ele cause.

Por isso, o indicado é definir primeiro se o estilo decorativo será mais moderno, vintage, glamuroso, clássico, romântico e assim por diante. Nessa etapa, também é interessante considerar os seus gostos pessoais e a sua personalidade. Isso porque, se você for uma pessoa mais discreta, por exemplo, um lustre grandioso e com muitos cristais pode não ser a melhor opção e vice-versa.

4. Escolha o melhor local para utilizar o lustre

Os lustres podem ser instalados em diversos ambientes de um apartamento, sendo que o mais comum é que sejam colocados sobre a mesa de jantar. Também é possível ver esse tipo de iluminação em halls de entrada — dependendo do tamanho do pé-direito — e em salas de estar.

Não é indicado, porém, que um lustre seja instalado nas cozinhas ou em áreas gourmet. Isso porque a gordura dos alimentos preparados nesses locais pode impregnar na peça com muita facilidade — o que dificulta muito a sua limpeza. Por esse motivo, é sempre bom evitar esses cômodos.

Como você pôde perceber, escolher um lustre para apartamento não é tão difícil quanto parece. Eles têm o poder de deixar qualquer ambiente do seu lar muito mais sofisticado, então utilize essas dicas para encontrar o que mais lhe agradar!

Gostou do assunto deste texto? Então assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e recebê-las diretamente na caixa de entrada do seu melhor e-mail!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This