Dicas de Decoração

Como fazer a limpeza imagem sacra corretamente? Veja!

Escrito por quintadellarte

Se você tem imagens sacras em sua casa, deve ter alguns cuidados. Um deles é a limpeza, que evita a degradação das imagens. Mas é preciso fazer o procedimento da forma correta, usando os materiais adequados. Afinal, uma limpeza mal feita pode mesmo acelerar a degradação da escultura.

Além disso, esteticamente, é necessário fazer a limpeza das imagens. Como geralmente elas apresentam muitos detalhes, algumas partes podem acumular sujeira, que ficam visíveis.

Para ajudar você na limpeza de imagem sacra, que nada mais é que um processo de manutenção e conservação, reunimos algumas dicas a seguir. Faça a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Confira algumas dicas gerais para a limpeza de imagem sacra

Vamos começar com algumas orientações sobre o processo de limpeza de imagem sacra:

  • não varra para não levantar pó, aplique o aspirador;
  • use água e produtos de limpeza neutros na limpeza do piso onde ficam as imagens;
  • aplique um pouco de bicarbonato de sódio, misturado com água e gotas de água oxigenada em cima das partes manchadas, nos cantos mais difíceis (deixe agir por 5 a 10 minutos e remova com uma esponja);
  • use trinchas macias;
  • utilize luvas de látex ou algodão para manusear as imagens;
  • não as segure por pontos frágeis, como pés, braços e cabeça;
  • limpe com regularidade a parte interna dos armários e das gavetas onde as peças são guardadas.

Controle as condições do ambiente, os acidentes e as infestações

Também é necessário minimizar as oscilações ambientais e evitar a umidade excessiva, porque ela favorece o aparecimento de bolor e fungos, que podem degradar as esculturas lentamente ou mesmo em pouco tempo.

As peças precisam ficar em locais ventilados. Não as exponha à luz durante muito tempo — os efeitos cumulativos são prejudiciais. Para isso, disponha filtros ou panos nas aberturas e janelas, desde que não impeçam a passagem completa da luz.

Não deixe velas acesas junto às imagens. Além da fumaça ser danosa, você facilitará a ocorrência de acidentes. Verifique cuidadosamente:

  • a temperatura;
  • os índices de poluição;
  • a umidade relativa do ar;
  • a infestação animal (dejetos, serrim, orifícios, penas e pelos, pois apontam para a presença de formiga branca, traça, xilófago, peixinho da prata, borboleta branca, ratos e aves).

Não deixe as imagens perto de flores — elas são foco de umidade e de infestação. Caso se confirme a infestação animal, é preciso isolar as imagens infestadas e buscar orientações com profissionais que atuam na área de restauro e de conservação.

Use os materiais adequados na limpeza da imagem sacra

Para a limpeza de imagem sacra de resina, você deve usar diariamente um pano macio e limpo. Nas partes mais complicadas, use um pincel seco e fino. Resina epóxi não combina com água. É melhor aplicar um pouco de álcool isopropílico, que não apresenta água em sua composição.

Se a imagem for de resina e plástico, você pode aplicar um pouco de água e sabão neutro com um pano/esponja macio. Não utilize produtos químicos ou abrasivos.

Para a limpeza de imagem sacra de madeira, passe um pano macio e umedecido. Um produto que ajuda na conservação da peça é o óleo mineral. Ele sela, mantendo o brilho e a cor da imagem. Para aplicar o óleo, utilize um chumaço de algodão.

Na limpeza de imagem sacra de gesso, você pode usar pincel, flanela ou espanador para remover sujeira ou poeira. Não use água no gesso. E tenha cuidado com impactos, que podem danificar a imagem.

Mostramos algumas formas para limpeza da imagem sacra. Use-as com sabedoria e conserve seu patrimônio artístico. Uma boa manutenção permite que essas esculturas durem muitos anos.

Se gostou das nossas dicas, curta nossa página no Facebook. Temos postagens interessantes nessa rede social. Visite-nos e confira nosso conteúdo híbrido, que combina imagens e textos.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This