Jardim e Paisagismo

Veja um passo a passo para entender como fazer um canteiro de flores

Escrito por quintadellarte

Não sabe como fazer um canteiro de flores em sua casa, mas tem vontade de ter um? Pois saiba que essa é uma excelente escolha: sua qualidade de vida e de toda a família tende a melhorar em um espaço colorido como esse.

Para completar, essa é uma ótima maneira de valorizar o seu imóvel. Além disso, você ainda pode ter um novo hobby, sendo o responsável por cuidar das plantas e da decoração do ambiente externo.

Quer descobrir por onde começar? Sem problemas! Neste artigo, apresentaremos um passo a passo para que você crie um lindo canteiro e aproveite todas essas vantagens. Boa leitura!

Escolha o melhor local para fazer um canteiro de flores

O primeiro passo de como fazer um canteiro de flores é bem óbvio: escolher o local. Considere a incidência de luz, a acessibilidade, a visibilidade e a praticidade do espaço antes de começar a plantar.

Depois, remova a sujeira, a grama e as possíveis ervas daninhas para livrar o ambiente de obstáculos. Em seguida, escave e prepare tudo para finalmente calibrar o solo e plantar as mudas. 

Sem ter medo, coloque a mão na massa e aprenda na prática o que o seu canteiro precisa para sobreviver e se desenvolver.

Defina as espécies para seu canteiro

É importante definir bem as espécies que você deseja ter em seu canteiro. Para que ele fique bonito o tempo todo, é interessante optar por plantas perenes, que não morrem após a florada.

Elas são mais fáceis de cuidar, pois basta plantar, adubar e regar. As mais bonitas entre elas são a calandiva, a lavanda, a flor-de-cone, a aster e a sedum. Todas apresentam cores hipnotizantes, que trarão mais vivacidade para o seu espaço.

Se você não liga de ter um pouco mais de trabalho, pode optar pelas floradas anuais. Elas morrem a cada ano e precisam ser replantadas. Alguns exemplos são o dedaleiro, o amor-perfeito, a margarida-de-Paris, a gloxínia e a prímula.

Utilize pedras e cascalhos para decorar

Aproveite acessórios e elementos para decorar o seu canteiro de flores. As pedras e os cascalhos trazem um charme especial, além de conservarem a umidade do solo e protegerem as raízes das plantas.

Você pode encontrar as duas variedades em tamanhos, cores e padrões diferentes. Inclusive, é interessante misturá-las, traçando pequenos caminhos entre as mudas para separá-las ou criando desenhos especiais.

Mantenha os cuidados diários com as plantas

Após plantar suas mudas, é preciso esperar as flores ganharem vida. Mas isso só acontece com os cuidados certos: regue frequentemente, verifique a saúde de flores e folhas, adube e faça o controle de pragas.

Dessa maneira, a composição das plantas se manterá sempre bonita, florida e saudável. E você terá sempre gosto em fazer o trabalho pertinente a essa manutenção, sabendo dos bons resultados que ele assegura.

Com essas dicas em prática, você já sabe exatamente como fazer um canteiro de flores original e colorido. E ainda pode aproveitar um tempo de relaxamento e descanso enquanto realiza esse passo a passo. Incrível, não?

Gostou do que aprendeu por aqui? Então, não perca tempo e assine a nossa newsletter para ter acesso a mais dicas e conteúdos como este!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This