Jardim e Paisagismo

Luz solar para jardim: como funciona e como usar? Veja aqui!

Escrito por quintadellarte

Nos projetos de decoração para áreas externas modernos, é comum encontrar itens que têm o objetivo de criar uma atmosfera mais interessante com a ajuda da iluminação. Um bom exemplo disso é o aproveitamento da irradiação solar em espaços com flores e plantas rasteiras ou ornamentais. Mas como funciona o uso da luz solar para jardim?

Uma luminária solar precisa de uma boa placa geradora de energia elétrica (de preferência com bateria recarregável) e de um sistema que contém um controlador de carga. E, claro, da luminária.

Quer deixar seu jardim mais interessante? Continue a leitura e descubra como você pode aproveitar essa ideia na decoração da sua casa!

O que é a luz solar para jardim?

O jardim ou quintal é um local de inúmeras possibilidades para quem gosta de projetos de decoração. Além disso, é um espaço agradável, onde podem ser vividos momentos saudosos e divertidos com a família ou amigos.

Portanto, nada mais justo que essa área da casa receber uma atenção especial, com projetos e itens específicos. A luz solar para jardim é um desses aspectos que você deve conhecer. Ela é prática e tem uma pequena placa solar instalada em seu interior. Além disso, é a peça responsável por transformar a energia captada pelo sol em eletricidade, que será usada para gerar luz na luminária.

Por meio de baterias e com o auxílio de controladores de carga, a energia é armazenada durante o dia. Quando escurece, a luminária utiliza essa energia para ligar automaticamente e aclarar a região em que está instalada.

Como funciona a luz solar para jardim?

Se você tem um espaço externo em sua casa ou um quintal, já deve ter pensado em colocar pontos de luz extras para tornar o lugar mais receptivo e agradável. Talvez já deva ter pensado em criar pontos de luz focada em alguns pontos específicos do ambiente. Para isso, podem ser utilizadas as luzes solares para jardim, uma solução inovadora da arquitetura e decoração de jardins que é muito vantajosa, bonita e econômica.

Por serem tão novas no mercado, ainda não são tão populares. Porém, uma das suas grandes vantagens é a facilidade de instalação e o apelo estético minimalista. Além de não precisarem de fiação elétrica para serem instaladas, também não necessitam de grandes intervenções como quebrar pisos ou paredes.

Por essa facilidade e praticidade na instalação, a luz solar para jardim pode ser utilizada em praticamente todos os espaços como jardins, garagens e beiras de piscina. E o melhor: tudo isso sem aumentar a sua conta de luz!

Quais as vantagens do uso da luz solar para jardim?

Agora que você já sabe o conceito e como funcionam as luminárias solares para jardim, vale a pena entender um pouco mais sobre as vantagens que a proposta apresenta para a decoração desses ambientes externos. Acompanhe!

Praticidade

A fácil instalação é uma das grandes vantagens do uso da luz solar para jardim. Em questão de segundos, ela pode ser acomodada no local, sem a necessidade de reformas e grandes ajustes estruturais.

Acionamento automático

O acionamento automático é um incrível ponto positivo para quem não quer ficar com a tarefa de se lembrar, todos os dias, de ligar e desligar as luminárias do espaço externo da casa.

Sustentabilidade

Como a luz solar para jardim funciona de forma independente, outra vantagem do seu uso está no seu apelo sustentável. A proposta não faz a emissão de nenhum gás nocivo. Pelo contrário, contribui para a utilização de fontes renováveis de energia.

Economia

A luz solar para jardim também representa uma ótima economia na conta de energia no fim do mês, em decorrência do seu modo de funcionamento.

Como você pode perceber, devido à forma como funciona a luz solar para jardim, o seu aproveitamento para iluminar ambientes externos é muito vantajoso. Portanto, vale a pena adotar essa novidade no projeto de decoração do seu jardim.

Gostou deste post? Se você quer ter acesso outros conteúdos como esse, curta a nossa página no Facebook. Por lá, sempre apresentamos algumas dicas que podem ajudar você a reformar a sua casa. Até a próxima!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This