Jardim e Paisagismo

Veja 5 dicas para usar a estátua do buda para decoração!

Escrito por quintadellarte

As estátuas são cada vez mais usadas, seja para decorar espaços internos ou externos de uma residência, seja para uma área comercial. Com isso, as estátuas do buda para decoração são as mais procuradas. O simbolismo indiano nos remete a muitas coisas, principalmente a busca por paz interna e, por isso, é bem difundida entre pessoas que buscam esse estilo de vida.

Mais que isso, as estátuas do buda são perfeitas para qualquer indivíduo que queira uma decoração mais leve e intimista, mesmo que não haja cunho religioso (ou uma filosofia de vida a ser seguida). Elas são consideradas contemporâneas e clássicas ao mesmo tempo e, se você deseja transmitir a sensação de paz e de relaxamento, vale a pena investir.

Gostou da ideia e quer saber como usar a estátua do buda para decoração? Então, confira estas 5 dicas que separamos para você.

Boa leitura!

1. Faça uma boa pesquisa

Uma boa pesquisa deve ser feita independentemente do que se deseja usar para a decoração de ambientes. Isso porque a harmonia é essencial para um espaço aconchegante e a estátua deve ornar com o que você tem ou deseja adquirir para modificar o ambiente escolhido.

Por isso, verifique tamanhos, cores, estilo da peça em concomitância com o espaço escolhido ou aquele que você elegeu para depois definir o cômodo que receberá a decoração e a estátua. Dessa forma, busque na Internet ideias para inspirar o seu mais novo lugar e deixá-lo o mais agradável possível.

2. Confira o espaço disponível

Essa dica é fundamental, pois você deve escolher o espaço onde a estátua será colocada. Contudo, para isso, é interessante pensar no tamanho dela, pois a escultura e o local não devem ser desproporcionais — no sentido de o buda ser muito grande para uma sala que tenha o pé direito baixo e nem espaço suficiente, por exemplo.

Por isso, a harmonia é parte principal de um ambiente bem decorado e equilibrado. Afinal, um lugar harmonioso é o que buscamos quando precisamos parar para descansar ou fazer nossas práticas religiosas. Assim, escolha uma estátua do buda que caiba no espaço definido e evite lugares que comprometam a circulação de pessoas.

3. Evite colocar a estátua do buda no chão

Com o passar dos anos, algumas regras foram adotadas por quem pratica algumas das diversas filosofias budistas. Isso porque não há nenhum registro sobre esse fato, entretanto, com as crenças, o lugar foi escolhido. Uma das correntes budistas mais conhecidas é a Theravada e, a partir dela, vamos mostrar algumas de suas práticas.

A estátua do buda para decoração deve estar elevada em relação à pessoa. Caso não seja possível, coloque sobre um tapete ou uma esteira que a deixe posicionada acima de 1 cm da superfície.

Confira os locais onde o buda pode ser colocado:

  • altar — caso seja essa a finalidade, prepare um altar para o buda, um espaço de orações e de oferendas;
  • prateleiras — é um ótimo lugar para colocar a estátua do buda, longe do chão e em um lugar mais alto para veneração;
  • sala — a sala ou outros cômodos da casa podem ser uma opção, principalmente se você deseja que outras pessoas tenham acesso à imagem e vejam a decoração da sua casa;
  • jardim — o buda pode ser colocado no jardim da sua residência, será um espaço de paz e harmonia, juntamente com as plantas, que também transmitem a sensação de bem-estar.

Esses são alguns dos lugares possíveis para a estátua do buda para decoração. Contudo, existem algumas práticas que devem ser respeitadas, como: não colocar a escultura em banheiros, perto de varais, nem próximo das janelas.

4. Verifique o tamanho da estátua do buda para decoração

Mais acima, comentamos sobre a definição do espaço onde a estátua seria colocada, algo que é importante saber. Entretanto, escolher o tamanho correto da escultura também faz parte disso. Afinal, a estátua do buda deve ornar com o restante da decoração, sem que o seu tamanho destoe e interfira em outros objetos.

Esse momento é determinante, pois, caso escolha padrões diferentes do que seria o ideal, há possibilidade de ter alguns problemas. Erros de decoração não são tão legais de se cometer, imagine só ter uma obra fora do tamanho ideal para o ambiente escolhido? Ficaria inadequado, não é mesmo? Desse modo, essa também é uma dica valiosíssima!

5. Escolha a imagem do buda que tenha mais a ver com o que você busca

A imagem do buda pode ser retratada de diversas formas, a mais conhecida é a escultura na qual o buda está sentado e sorridente. Entretanto, existem outras imagens e que transmitem outros significados. Dessa forma, separamos algumas e o que buda transmite em cada uma delas. Veja abaixo:

  • buda magro — a fisionomia magra retrata a visão mais realista de buda, pois é a imagem que muitas pessoas acreditam que ele tinha, devido ao seu modo de viver simples;
  • buda gordo — essa é a imagem mais clássica, você encontrará em vários lugares, traz a essência de buda, a riqueza e o bem;
  • buda vermelho — a cor vermelha está ligada às crenças tibetanas, que buscam o desejo de purificação;
  • buda azul — já a cor azul retrata a estabilidade e acredita-se que seja um meio de combater os males que aflijam alguém.

Apesar de todas essas diferenças, a estátua do buda para decoração consegue passar tranquilidade, amor, felicidade e paz. Dessa maneira, escolha a que mais tem a ver com o seu propósito e com a decoração onde a escultura ficará.

De fato, ter esculturas que transmitem uma sensação de bem-estar e relaxamento faz diferença em uma casa ou qualquer outro espaço que você deseja. Afinal, acreditamos que a ideia é ter um local onde haja o encontro da filosofia de vida budista com o seu eu interior. Por isso, vale a pena investir em uma estátua do buda para decoração.

Essas foram nossas dicas. Para mais, siga-nos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!

Sobre o autor

quintadellarte

1 comentário

Deixar comentário.

Share This