Datas comemorativas

[abr/2022] [estender 500] História de São Jorge: confira origem e curiosidades sobre o santo

Escrito por quintadellarte

Você sabe qual é a história de São Jorge? Ele é um dos santos mais populares do Brasil e um dos mais venerados da Igreja Católica. Seu legado inspira a milhares de fiéis, assim como todo o simbolismo que envolve sua trajetória, em especial pelo despojamento da herança que o santo ganhou.

Além disso, seu nome está ligado a inúmeros mitos que associaram a sua imagem à proteção e ao bom combate. Não é à toa que imagens, pinturas e obras de arte desse santo passam sempre uma aura de nobreza e resistência, o que faz com que São Jorge seja ainda mais reverenciado e sirva como modelo para seus devotos.

Que tal descobrir um pouco mais sobre a vida de São Jorge e seu papel perante os devotos? Confira, neste artigo, um resumo e algumas curiosidades que o tornaram um dos pilares da fé cristã!

Entenda a história de São Jorge

A história de São Jorge começa na Capadócia — atual Turquia —, onde ele nasceu. No entanto, ele passou sua infância e adolescência na Palestina. A data exata é incerta, mas estima-se que tenha sido por volta do século III.

Quando completou 23 anos, ingressou na carreira militar e se tornou capitão do exército romano. Devido a essa posição privilegiada, descobriu que o imperador Diocleciano tinha a intenção de aniquilar todos os cristãos. Por isso, revoltou-se.

Sua primeira ação foi distribuir toda a sua riqueza aos pobres, como prova de sua fidelidade à fé cristã. O imperador, porém, montou uma perseguição a São Jorge e tentou matá-lo. Ele foi torturado e forçado a caminhar sobre brasas, mas não parecia sentir dor. Por isso, foi enterrado vivo, mas, ainda assim, ele não cedeu.

O imperador, furioso, mandou degolá-lo. Porém, por causa de sua resistência, muitas pessoas — inclusive a mulher do imperador — se converteram ao cristianismo. Seus restos mortais foram levados para sua cidade natal para sepultamento. Para a surpresa de sua família, o transporte do corpo atraiu fiéis.

Mais tarde, o imperador Constantino mandou construir uma igreja para a devoção do povo. Local esse que, até hoje, milhares de pessoas peregrinam com fé à região para rezar e prestar suas homenagens.

A data de São Jorge é 23 de abril, dia registrado como o de sua morte, e ele se tornou santo oficialmente no ano de 303.

Veja as principais curiosidades sobre São Jorge

Muitas curiosidades permeiam a história de São Jorge e sua imagem. Aqui estão as principais delas, para que você entenda como fazem parte do desenvolvimento dessa figura mítica e abençoada.

A lenda do Dragão

A representação de São Jorge mostra um guerreiro montado em um cavalo, enfrentando um dragão com uma espada.

Há uma lenda que diz que uma cidade turca do interior era atacada frequentemente pelo animal. Para aplacar a fúria do dragão, era preciso entregar a ele uma donzela. Quando chegou o momento de sacrificar a filha do rei, São Jorge matou o dragão e tomou a moça como sua esposa.

Confusão histórica

A armadura de São Jorge passa a imagem de “santo guerreiro”. Entretanto, a cruz foi associada a ele somente no início do século XII — mesma data em que a Inglaterra adotou o símbolo em sua bandeira — para representar a Primeira Cruzada.

Santo padroeiro

São Jorge é o padroeiro de diversos países, entre eles, temos Portugal e Geórgia (onde a imagem do santo aparece em seu brasão). Aqui no Brasil, ele abençoa o Rio de Janeiro e Ilhéus, em especial. O santo ainda é padroeiro dos bombeiros e dos militares, profissões que salvam vidas. O time de futebol Corinthians também carrega a imagem de proteção do santo.

Além disso, por ser conhecido como “santo guerreiro”, São Jorge também é padroeiro da cavalaria do exército do Brasil. Diz-se santo guerreiro aqueles soldados do Império Romano que se tornaram cristãos, descobrindo assim, que a religião ia de encontro às práticas religiosas das grandes forças militares de Roma.

Como mencionado acima, a bandeira da Inglaterra traz como símbolo a cruz de São Jorge (bandeira branca com a cruz em vermelho), o santo foi padroeiro do país, porém, em 1893, o Papa Leão XII, substituiu São Jorge por São Pedro como padroeiro da Inglaterra. Porém, o santo segue como padroeiro da cidade de Londres, além de Moscou e Gênova.

Cavalo branco

Não há confirmação alguma sobre o cavalo de São Jorge realmente ser branco. Essa informação surgiu juntamente da lenda do dragão, que colocava o santo em cima dessa montaria.

Acredita-se que a figura do cavalo branco tenha sido escolhida devido ao significado do animal, que representa o progresso espiritual através da fé e do conhecimento, simbolizando ainda o prevalecimento da justiça ao lidar com os problemas enfrentados na vida. O que se relaciona bastante com a história de São Jorge.

Moradia na Lua

Outra lenda que surge permeando a história de São Jorge afirma que ele mora na Lua. Ela tem origem brasileira e, por causa do sincretismo religioso, está ligada a Ogum: santo da guerra do Candomblé e da Umbanda, que busca vibrações femininas na Lua. Esse sincretismo ocorreu por causa das crenças e práticas religiosas dos escravos africanos.

Relevância questionada

O Papa Paulo VI questionou a relevância do santo, rebaixando São Jorge para um “santo menor”, de terceira categoria na hierarquia católica. Isso significa que o culto ao santo seria opcional nos calendários.

Em 2000, o Papa João Paulo II fez com que o santo voltasse a aparecer nos missais como patrono da Inglaterra, restaurando a sua relevância.

Ligação com os animais domésticos

Há quem associe São Jorge a saúde dos animais domésticos. É comum invocar o santo e rezar para que ele aja na cura dos bichinhos de estimação. Isso porque São Jorge é considerado um dos 14 santos auxiliares, ou seja, que santos intercessores de grande eficácia no combate de diversas doenças.

Dia dos Namorados

Outra curiosidade da história de São Jorge é que, na região da Espanha conhecida como Catalunha (e também em outras partes do país), o dia do santo é conhecido como “El Dia De La Rosa”, Dia da Rosa em português, ou “El dia Del libre”, dia do livro. Trazendo à tona a tradição histórica de homens presentearem suas amadas com rosas, e as mulheres, por sua vez, presentearem seus afetos com livros. Daí a frase “uma rosa por amor e um livro para sempre”.

Essa troca não precisa acontecer necessariamente entre casais apaixonados, amigos também podem trocar rosas amarelas, por exemplo.

Saiba como é comemorado o dia de São Jorge e o culto no Brasil

O dia 23 de abril é comemorado em diversos países, como Portugal, Rússia, Bulgária, Canadá, Inglaterra, Etiópia e no Brasil, é claro. No Rio de Janeiro, há comemorações específicas e a data é considerada feriado estadual.

Em geral, as festas são marcadas por manifestações populares na rua, com a queima de fogos e desfiles. Algumas famílias e comunidades cristãs também preparam grandes refeições, como feijoadas. Também são realizadas missas e celebrações católicas nas igrejas.

O dia 23 de abril é o dia do falecimento, o santo recusou-se a negar sua fé no cristianismo, por isso, o imperador de Roma Diocleciano mandou que ele fosse degolado.

Porém, São Jorge também recebe homenagens no dia 3 de novembro. Isso porque, nesse dia, na cidade de Lida em Israel, foi construída a igreja dedicada ao santo, onde também estão seus restos mortais. Sua construção foi a mando do também imperador de Roma, Constantino I. Já para os ortodoxos, a data é comemorada no dia 6 de maio, devido ao calendário Juliano. Caso a data caia na considerada Semana Santa Ortodoxa, as comemorações do dia de São Jorge acontecem na semana seguinte a da Páscoa.

Conheça a oração a São Jorge

Para rezar ao santo, a oração mais usada é a trouxemos abaixo. Ela deve ser acompanhada por um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Glória ao Pai.

“Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem se ao meu corpo chegar, cordas e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.      

São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos. ajuda-me a conseguir um bom emprego; fazei com que eu seja bem-visto por todos: superiores, colegas e subordinados. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitirmos paz, amor e harmonia a todos que nos cercam. Amém.”

E, então, você sabia de tudo isso a respeito da história de São Jorge? Ela é bastante marcante, concorda? Se você é cristão, devoto do santo ou se sentiu tocado por essa jornada e pretende rezar para ele, vale a pena ter uma imagem bonita em casa para uma completa imersão nesses momentos de reflexão e agradecimento.

A Quinta Dell’arte é o local certo para encontrá-la. Entre em contato conosco, conheça as nossas imagens sacras e escolha aquela que fará parte de seu altar sagrado e especial!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This