Datas comemorativas

Saiba quais as padroeiras do Brasil mais cultuadas por seu fiéis

Escrito por quintadellarte

Sinônimo de fé e devoção, as padroeiras do Brasil costumam ser bastante cultuadas e adoradas no país. Isso porque elas são consideradas um exemplo a ser seguido, devido à sua trajetória de vida e amor a Jesus Cristo. Assim, elas conseguem trazer mais esperança e conforto para os fiéis que estão em busca de um milagre em suas vidas, como no caso de uma doença muito grave ou na procura por um bom emprego.

Quer descobrir quais são as padroeiras mais cultuadas pelos fiéis no Brasil? Então, continue a leitura do artigo. Vamos lá?

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é a padroeira da cidade de Aparecida do Norte, localizada no interior de São Paulo, além de ser a Padroeira Oficial do Brasil. Hoje, a capital paulista concentra, pelo menos, 17 igrejas em sua homenagem. A mais conhecida é o Santuário local, no Ipiranga, que foi construído em 1942 e tem uma torre com 70 metros de altura. 

Ela representa a imagem da Virgem Maria encontrada em outubro de 1717. Na ocasião, dois pescadores pediram à virgem que os ajudasse a conseguir mais peixes. Logo em seguida, eles pescaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, mas sem a cabeça. Quando lançaram novamente a rede, foi possível pescar a cabeça. Após esse feito, já na sequência, os pescadores puderam retirar uma enorme quantidade de peixes do local. Assim, esse foi considerado o primeiro milagre da Padroeira do Brasil. 

Nossa Senhora da Boa Viagem

Nossa Senhora da Boa Viagem, também uma das padroeiras do Brasil, teve sua história iniciada século XVIII. Em 1709, o português Francisco Homem Del Rey trouxe a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem para o Brasil. Ela é considerada padroeira dos navegantes portugueses, aos quais foi companhia para a travessia do Oceano Atlântico.

A partir disso, Francisco fez uma pequena capela para abrigar Nossa Senhora da Boa Viagem. Com o passar dos anos, ela ganhou inúmeros devotos, sendo necessário erguer uma igreja maior. Já em 1923, foi inaugurada uma catedral em sua homenagem, na mesma data na qual Belo Horizonte foi oficializada como arcebispado. 

Nossa Senhora da Piedade

Nossa Senhora da Piedade é considerada a padroeira da cidade de Piedade, em São Paulo, e da Diocese de Guaxupé, cidade mineira. Esse título foi concedido em representação à imagem da Virgem Maria que está com Jesus morto nos braços. 

A história mais antiga que está relacionada a Nossa Senhora da Piedade vem de Portugal, onde há relatos sobre uma obra que foi pintada em madeira e que era fixada em uma capela localizada no claustro da Sé, em Lisboa. A imagem pertencia a uma irmandade muito antiga, a qual tinha como missão consolar e visitar os presidiários, enterrar os mortos e acompanhar os condenados à pena de morte.

Já em 1230, essa mesma obra acompanhou o pai de Santo Antônio no caminho da pena de morte. Contudo, nenhum mal o atingiu, visto que ele foi salvo pelo filho que provou sua inocência de forma milagrosa. Assim, o culto a Nossa Senhora da Piedade chegou ao Brasil, onde as pessoas costumam relatar que alcançaram várias graças após a fixação da imagem de madeira no santuário de Belo Horizonte, dedicado a ela. 

Nossa Senhora Imaculada da Conceição

O dia de Nossa Senhora Imaculada da Conceição é celebrado em 8 de dezembro. Essa devoção dos fiéis tem grande relação com Portugal, visto que, em 8 de dezembro de 1147, esse país foi consagrado à Imaculada Conceição. A partir disso, muitas comunidades e paróquias católicas do nosso Brasil passaram a ser dedicadas a ela. 

A sua imagem traz inúmeros elementos, como Nossa Senhora sobre o globo terrestre esmagando a cabeça da serpente, que é um símbolo do pecado original. Da mesma forma que também mostra a serpente ferindo o calcanhar, como sinal de luta, inspirado em Gênesis 3:15. 

Em outra imagem, ela está com os cabelos longos, uma túnica branca, um manto na cor azul e as mãos juntas, como em oração. Nossa Senhora também pode aparecer com uma coroa de 12 estrelas e a lua debaixo dos pés, segundo Apocalipse 12:1. Além de poder apresentar anjos aos pés, como sinal de que Maria está no céu. 

A história de Nossa Senhora Imaculada da Conceição está diretamente relacionada à doação de Maria em traçar o plano de Deus, com uma vocação excepcional. O que a torna um símbolo de luta contra a serpente, na qual a vitória final e definitiva se dá em Jesus Cristo. 

Nossa Senhora do Carmo

Dia 16 de julho é a data dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Sua história, que vai do fim do século XI ao começo do século XII, fala sobre um grupo de eremitas com formação no Monte Carmelo, na Palestina, os quais tinham uma grande devoção à Virgem Maria. 

Em 1892, essa ordem mudou o nome para Ordem dos Carmelitas, sendo construído o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Carmelo, também conhecido como Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo, em relação ao nome do local. 

Quando houve a perseguição aos cristãos, o superior da Ordem rezava para Nossa Senhora e pedia ajuda. Durante a reza, foi notado um grande milagre. Isso porque a padroeira apareceu no local, com diversos anjos ao seu redor, dando um escapulário para a Ordem dos Carmelitas. A história ainda conta que todos os que morressem com o escapulário de Nossa Senhora seriam preservados do fogo eterno. Isso o fez um símbolo de proteção até os dias de hoje. 

As padroeiras do Brasil trazem uma grande simbologia para o país. Não é à toa que suas imagens estão presentes no dia a dia dos fiéis, como na mesa no escritório, na sala, no quarto e na entrada de casa. Contudo, para ter uma imagem sacra que fique bem na sua residência, é preciso contar com produtos de qualidade, que não se desgastem com facilidade, sendo resistentes à ação do tempo e a agentes externos. 

Agora que você já sabe a importância das padroeiras do Brasil para o catolicismo, o que acha de adquirir algumas imagens sacras da Quinta Dell’Arte? Temos os melhores materiais para a ornamentação da sua casa.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This