Jardim e Paisagismo

Iconografias e significados das imagens de Buda

Escrito por quintadellarte

Você provavelmente já viu imagens de Buda em algum lugar, visto que é um decorativo muito utilizado que está por toda parte e em diversos ambientes.

As esculturas de Buda são utilizadas para decorar salas, escritórios, quartos e outros locais, já que seu valor é algo apreciado por todos, mesmo por quem não segue a religião budista.

Se você deseja construir um espaço tranquilo e zen, esse enfeite é o ideal! Quer conhecer mais sobre esse adorno e o seu significado para a decoração de ambientes? Então continue a leitura!

A imagem de Buda

Siddhartha Gautama foi um príncipe indiano que viveu entre 563 e 483 a.C., e que após abdicar de seus valores como nobre, passou a ser conhecido como Buda Shakyamuni.

A sua imagem se tornou muito popular em diversos continentes, sendo utilizado como objeto de culto por muitos. Com o passar dos anos, virou um favorito para decoração de ambientes.

O nome Buda significa recuperar, despertar, reconhecer e entender, segundo alguns especialistas. A imagem de Buda desperta esses significados por causa da história do príncipe, que desistiu de sua vida na nobreza e se tornou um monge em busca de sabedoria e iluminação.

Dentro da arte budista, não era muito comum ver a imagem de Buda em forma humana. Muitos budistas utilizavam símbolos para indicar a presença dessa figura, como a flor de lótus, a árvore Bodhi, onde el desposou e a Stupa, o monumento funerário que abriga relíquias ligadas ao Buda.

Mas devido aos seus ensinamentos e valores serem tão reconhecidos, ele passou a ter essa aparência humana, que é utilizada em diversos ambientes e contextos.

As principais representações

Como dito antes, a representação de Buda está em todo lugar, seja um Buda gordo, um mais magro, em pé, sentado, dourado ou azul, você sempre vai encontrá-lo. Mas então, o que cada uma dessas representações significa?

O Buda mais comum é o gordo e dourado, que tem aquele espaço para moedas. Ele representa o bem e a fortuna, segundo alguns iniciados na religião.

Contudo, essa interpretação costuma ser a menos fiel ao príncipe iluminado, já que Buda não era gordo. Essa representação, na verdade, é de um monge budista asiático, e não o indiano, segundo estudiosos budistas.

A imagem de um Buda magro, por outro lado, está ligada à forma modesta de vida que ele teve, em que supria suas necessidades por meio de doações de seguidores. Essa representação foi criada por budistas no Paquistão.

A figura do Buda Azul, por sua vez, está associada à medicina, e sua tonalidade diferente representa a estabilidade. De acordo com a crença, quando Buda se apresenta com essas características, ele está oferecendo o caminho para a cura de alguma doença.

Além da figura azul, existe o Buda vermelho. Tal representação está ligada à crença presente no Tibete, que significa a purificação e o karma dos desejos.

Assim, pode-se dizer que cada representação do Buda se manifesta de variadas maneiras a cada região ou crença budista, como o Buda gordo na China, o Buda vermelho no Tibete e o Buda dourado da Birmânia.

No entanto, existem algumas iconografias que são mantidas ao longo do tempo em todos os países: a postura de meditação, túnicas, orelhas compridas e os gestos com as mãos.

A imagem do Buda na composição de um espaço zen

Por mais que seja visto como uma religião por muitos, o budismo é melhor intitulado como uma filosofia oriunda da Ásia, contando com muitos adeptos em todo o mundo e tendo suas ideias difundidas na ciência, psicologia e medicina.

Todavia, para utilizar a escultura do Buda, não é preciso ser um budista, basta ter uma mente aberta e desejo pela construção de espaços zen para apreciar as belezas desse tipo de decoração. Esse símbolo empresta ao ambiente uma energia de tranquilidade, equilíbrio e simplicidade, além de aperfeiçoamento pessoal.

Assim, a imagem de Buda é ideal para criar um espaço zen, seja doméstico ou profissional, pois ajuda no fluxo de energia e na iluminação pessoal.

Agora você sabe mais sobre imagens de Buda, seus significados e o seu potencial na construção de uma atmosfera calma e confortável. Gostou do nosso post? Então aproveite e assine nossa newsletter?

Sobre o autor

quintadellarte

2 comentários

Deixar comentário.

Share This