Datas comemorativas

Escultura de ferro: saiba como usar esse item na decoração da casa

Escrito por quintadellarte

Quando se fala em metal, na maioria das vezes, as pessoas pensam em ambientes industriais. Contudo, a escultura de ferro é amplamente utilizada como elemento decorativo e traz uma atmosfera mais criativa e sofisticada para o projeto arquitetônico.

Esse material é comumente selecionado pelos arquitetos devido à sua beleza excepcional, permitindo formatos concretos ou abstratos e de tamanhos bem variados. Projetado para itens decorativos ou elementos funcionais, suas principais características são resistência e durabilidade.

Para inspirá-lo, reunimos algumas dicas para ajudar você a incorporar o ferro na decoração do seu ambiente. Confira!

O ferro nos projetos de decoração

As magníficas estátuas ainda presentes na Grécia e os instrumentos cerimoniais fabricados pelas civilizações americanas foram peças criadas a partir do ferro. O elemento é um dos metais mais abundantes, uma vez que pode ser encontrado na água, nas rochas e no solo. Por essa razão, muitos designers utilizam o material para finalidades decorativas, como esculturas na parede, fabricação de móveis ou ferragens para decoração.

É importante manter um cuidado especial com obras de arte e mobílias de ferro. Ao ficar exposta por um longo período sob um clima úmido, qualquer peça terá mais chances de enferrujar. Entretanto, isso pode ser evitado quando os objetos são revestidos com cera,resina, betume ou verniz.

O que determina a particularidade de cada tipo de ferro existente no mercado é a quantidade de carbono. Por exemplo, o ferro forjado contém a menor quantidade, enquanto o fundido tem mais em sua composição. Para entender a utilização de cada modelo, veja a seguir.

Ferro fundido

Por conter uma boa quantidade de carbono, o material é muito rígido, impedindo que seja esticado ou dobrado. É muito utilizado em obras de arte, esculturas, lareiras, vasos, postes, fontes e chafarizes.

Aço

Sua rigidez está no meio-termo entre o ferro forjado e o ferro fundido, por isso, apresenta características de ambos. Tem um grau mais fino e é mais maleável se exposto a temperaturas muito altas. O aço tem um brilho e, embora seja usado para criações estruturais, também é utilizado como material para esculturas contemporâneas.

Aço inoxidável

Levando em conta que o aço inoxidável conta com 10% a 20% de cromo em sua composição, isso aumenta o seu brilho e evita que a superfície enferruje. Por isso, é uma excelente opção para a fabricação de talheres, corrimãos de escadas e ferragens decorativas.

Ferro forjado

O material tem menos impurezas de carbono em comparação com o ferro fundido. Por ser mais maleável, permite ser usado para a elaboração de móveis para áreas externas e internas, esculturas para jardins, luminárias, entre outros objetos decorativos e funcionais para compor um projeto arquitetônico.

A escultura de ferro usada na decoração

As peças de ferro dão um toque clássico ao espaço, podendo ser aplicadas de maneira ampla na decoração do seu projeto, como em portas, luminárias, móveis, entre outros elementos. Dependendo da maneira como se utiliza a escultura de ferro, pode garantir um visual moderno ou rústico. Se você está procurando uma forma de criar um design sofisticado seguindo uma direção diferente da madeira, seja criativo!

Ferro na iluminação

A iluminação é uma das alternativas clássicas para o uso do ferro na decoração, com as tradicionais luminárias de ferro sendo um dos itens favoritos. Se você tiver espaço suficiente no hall de entrada ou na sala, considere um lustre de ferro, ou instale um pendente, se o espaço disponível for limitado.

Os castiçais de ferro também são excelentes opções para ornamentar a mesa de jantar. No entanto, se a intenção é um ambiente industrial, é possível usar correntes para pendurar luzes no teto.

Ferro nas portas de armários e cômodos

Uma abordagem mais sutil é usar o ferro nas maçanetas dos armários. Essa composição faz com que você tenha a oportunidade de aplicar o material sem dominar a estética da sala, por exemplo.

Uma alternativa é a dobradiça para portas dos cômodos e armários. Como as maçanetas e fechaduras, sua utilização é bem versátil e vai desde o estilo moderno até modelos clássicos. As chapas de ferro também podem ser usadas para cobrir as portas dos armários e deixá-los ainda mais elegantes na decoração.

Ferro nas mesas

Móveis fabricados a partir desse material definem o design de um projeto de decoração industrial. Uma opção são os aparadores com estrutura de metal e superfície de vidro, mostrando uma bela escultura por baixo.

Outra possibilidade é uma mesa de jantar construída com essa matéria-prima e com tampo de granito, azulejo português ou mármore. Uma ótima combinação pode ser composta de mesas de ferro e madeira, com conjunto de cadeiras correspondentes.

A incorporação desse elemento na decoração da casa

A decoração da casa utilizando o ferro como base pode ser feita em qualquer cômodo, como hall de entrada, sala de estar e de jantar, cozinha, quartos e lavabos. Na área externa, é possível compor belíssimos jardins e varandas utilizando esse elemento. Além de deixar o espaço mais elegante, é muito funcional.

Aplique a escultura de ferro na parede

Normalmente, as pessoas costumam decorar as paredes dos imóveis com pinturas ou fotografias. No entanto, uma tendência está ganhando força nos projetos atuais: as esculturas de ferro. Assim como os móveis fabricados no mesmo material, as esculturas combinam com qualquer composição decorativa.

Desse modo, chapas, vergalhões e parafusos dão vida às paredes de inúmeras casas e apartamentos. Isso porque esse tipo de arte, incorporada ao design de interiores, sai do comum, e o ambiente adquire mais personalidade.

Vale lembrar que algumas esculturas de ferro de parede também podem cumprir uma função mais prática, além de simplesmente decorarem o ambiente, como incluir um suporte para vasos de plantas ou uma adega sofisticada para as suas garrafas de vinho.

O essencial é escolher esculturas que harmonizem com a decoração do seu projeto e a personalidade dos moradores. Para isso, buscar por empresas especializadas faz com que você encontre uma variedade de modelos para espaços internos e externos, contemplando belas obras.

Você curtiu essas dicas de como aplicar a escultura de ferro em seu ambiente? Então, continue com a visita e comece a escolher agora mesmo sua arte em ferro fundido para complementar a decoração do seu projeto!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This