Datas comemorativas

Santos padroeiros das profissões: 4 famosos e suas histórias

Escrito por quintadellarte

Os santos têm a função de interceder pelas pessoas junto a Deus. Como eles foram homens e mulheres como qualquer um de nós, também exerceram profissões antes de sua morte, ou seja, se identificam com certos ofícios. Daí, surgiram os santos padroeiros das profissões, que protegem determinados profissionais no exercício de seu trabalho e a quem, habitualmente, eles oram pedindo proteção.

Veja a seguir, a história de 4 deles!

1. São Jorge: um dos mais populares santos padroeiros das profissões

A lenda conta que ele derrotou um dragão com sua lança. Esse feito já nos dá uma ideia do ofício que o santo exercia: ele era militar. São Jorge nasceu entre os anos 275 e 280 na Capadócia. Pertencia à guarda romana e se converteu ao cristianismo nos tempos do imperador Diocleciano. Era rico devido à herança da mãe, mas teria distribuído sua fortuna entre os pobres.

Morreu como mártir (defensor da fé cristã), por ordem de Diocleciano, em 23 de abril de 303. Essa é a data escolhida para comemorar o seu dia. São Jorge é padroeiro dos militares e também dos bombeiros, que são profissionais especializados em salvar vidas.

2. Santo Elói: o ourives que se transformou em veterinário

Santo Elói, também chamado de Elígio, nasceu em Limoges (França) em 588. Tornou-se ourives e usava sua riqueza para ajudar os pobres. Com 51 anos, entrou para a vida religiosa e, posteriormente, foi eleito bispo de Noyon, em Flandres. Evangelizou na França, Holanda e Alemanha e morreu em 660.

Há uma lenda que conta o seguinte. Certa vez, um rapaz se apresentou como aprendiz de ferreiro a Elói, que mandou que o rapaz pusesse a ferradura em um cavalo. O jovem simplesmente cortou a articulação próxima do casco e levou a pata até a bigorna. Depois, foi até o animal e recolocou sua pata, já ferrada.

Certa ocasião, um fidalgo trouxe um cavalo para Elói colocar a ferradura. Empolgado, ele quis repetir o mesmo feito do aprendiz. Contudo, ao arrancar a pata do cavalo, deixou o pobre animal morrendo. O aprendiz interveio, recolocando a pata do animal e salvando sua vida. O aprendiz era Jesus, que viera ensinar a Elói a humildade.

O procedimento lembra uma cirurgia veterinária. Assim, Santo Elói é padroeiro dos veterinários, comerciantes de cavalos, ferreiros, cocheiros e carreteiros. Seu dia é comemorado em 1º de dezembro e essa é uma das histórias mais curiosas dos santos padroeiros das profissões.

3. São Cosme e São Damião: os gêmeos que curavam doenças incuráveis

São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos. Nasceram na cidade de Egeia (Cilícia) e eram médicos muito habilidosos, que se tornaram famosos por atender ricos e pobres. Também viveram na época de Diocleciano e, como eram cristãos, acabaram mortos como mártires, degolados, aproximadamente no ano 300. Seu dia é comemorado em 26 de setembro e estão entre os santos padroeiros das profissões mais conhecidos e venerados pelas pessoas.

4. São Tomé: o incrédulo apóstolo que construiu um palácio no Céu

São Tomé é conhecido por ser o apóstolo que duvidou da ressurreição de Jesus até que o viu diante de seus olhos e tocou em suas feridas. Ele é citado nos evangelhos e na tradição oral. Teria pregado na Índia, onde o rei Gudnaper o encarregara de construir um grande palácio. São Tomé distribuiu o dinheiro recebido entre os pobres e disse que construíra seu palácio no Céu, por causa disso, foi preso.

Então, o irmão já falecido do rei ressuscitou e confirmou a história de Tomé, dizendo ter contemplado o palácio erguido no Paraíso. Também se atribui a São Tomé a construção da primeira igreja em Meliapor, onde aconteceram alguns milagres. O rei Milapura o martirizou em Madras. São Tomé é padroeiro dos arquitetos e seu dia é comemorado em 3 de julho.

Esses são alguns santos padroeiros das profissões. Vale lembrar de que para toda profissão e trabalho existe um santo patrono.

O que achou do post? Já conhecia a história desses santos? Quais são os outros padroeiros das profissões que você conhece? Aproveite para comentar sobre eles nos espaços abaixo!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This