Datas comemorativas

4 santos do primeiro semestre mais conhecidos no catolicismo

Escrito por quintadellarte

A santidade é um dos pontos mais fortes da Igreja Católica. Há séculos, diversas figuras que inspiram fé, virtude e caridade têm se tornado modelos para os cristãos que desejam dedicar o seu tempo — e vida — a Deus. Por isso, viemos até aqui mostrar a você quais são os santos do primeiro semestre do ano. 

Para os religiosos, esses ícones atuam fazendo a “ponte” entre Jesus e os seus fiéis. Ou seja, eles são um verdadeiro canal para quem busca alcançar conquistas, milagres e, claro, o máximo de proteção. Inclusive, existem dias específicos para cada um deles e que são comemorados logo nos primeiros meses do calendário.

Afinal, quais são eles? Qual a missão e a história da cada um na Terra? É exatamente sobre isso que falaremos neste post. Para se aprofundar, continue a leitura e saiba mais sobre os santos do primeiro semestre do ano!

1. Santa Rita de Cássia

Também conhecida como “a santa das causas impossíveis”, Rita de Cássia é uma católica italiana que nasceu em 1381. Seguindo a vontade de seus pais, a jovem se casou cedo e logo teve dois filhos. Em pouco tempo, seu marido foi morto e, diante disso, os filhos prometeram unir forças para vingar a morte do pai. 

Sendo assim, Rita de Cássia rezou e pediu que Deus não permitisse essa vingança. Foi então que, sem causas aparentes, os dois rapazes adoeceram e acabaram morrendo, mas antes de partir conseguiram perdoar o assassino. 

Com essas mortes, Rita de Cássia tentou entrar para um convento, onde foi rejeitada inúmeras vezes. Em uma noite, ela conseguiu ingressar no chamado Mosteiro de Cássia — e, sem terem ideia de como ela havia entrado, as freiras permitiram que ela continuasse a viver por lá. No Brasil, o seu dia é celebrado em 22 de maio.

2. Nossa Senhora de Fátima 

Celebrado em todo 13 de maio, o Dia de Nossa Senhora de Fátima é muito conhecido pelos brasileiros e sua história também é muito interessante. Tudo começou em 1917, quando o Papa Bento XV pediu que os católicos se unissem e pedissem a Nossa Senhora que cessasse a Primeira Guerra Mundial. 

Assim, após oito dias, ela fez uma aparição para três pastores: Jacinta, Lúcia e Francisco, na cidade de Fátima, em Portugal. De acordo com os relatos, a santa disse a eles que retornassem naquela mesma região por seis meses consecutivos, em todo dia 13. Depois, em outra aparição, a mesma figura contou a Lúcia um segredo, pedindo que a população erguesse uma capela especial em sua homenagem. 

3. Santo Antônio 

Não podemos citar os santos do primeiro semestre sem mencionar Santo Antônio — uma das figuras mais conhecidas. Comemorado em 13 de julho, o seu dia é sinônimo de pureza e também de amor. 

Ao que tudo indica, ele nasceu em Lisboa, por volta de 1195 e entrou para a Ordem Franciscana, pregando na Itália e na França. Infelizmente, o santo morreu bem jovem, com 36 anos, mas conseguiu divulgar as palavras divinas e ser venerado em diferentes partes do mundo. Bem interessante!

4. São Pedro 

São Pedro foi um dos mais importantes apóstolos de Cristo, sendo considerado o fundador da Igreja Católica, assim como o 1º Papa. A sua vida teve início em Betsaida, na Galileia, e seu nome de nascimento era Simeão. 

Ainda jovem, ele trabalhava como pescador, ao lado do pai, até que seu irmão André resolveu levá-lo para conhecer Jesus Cristo. Logo no primeiro encontro, Jesus o chamou de Kepha, que significa “pedra” em português e “petros” em grego, resultando no nome que conhecemos hoje: Pedro. 

Desde então, ele também começou a seguir fielmente Jesus. Mais tarde, teve a missão de ser o líder da Igreja e reunir multidões para pregar a palavra divina. Ele ainda tinha o “dom da cura”, de acordo com as escrituras sagradas. A sua festa é sempre celebrada em 29 de junho.

Então, gostou de conhecer os santos do primeiro semestre? Vale lembrar de que uma ótima maneira de homenageá-los e reformar a sua fé é investir no uso de imagens sacras, seja para os ambientes internos ou externos. 

Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais para que seus contatos também conheçam a história desses santos.

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This