Datas comemorativas

Saiba quais são os santos do segundo semestre na cultura brasileira

Escrito por quintadellarte

Chegou a hora de conhecer os santos do segundo semestre do Brasil. Isso mesmo! No imaginário coletivo, essas figuras são pessoas que, de alguma forma, inspiram atos de caridade, fé e virtude. Ao longo de suas trajetórias, esses indivíduos foram exemplos de cristãos, que dedicaram boa parte do tempo a Deus e à espiritualidade.

Inicialmente, nos primeiros séculos do cristianismo, os santos eram os mártires que foram mortos pelas autoridades romanas. Contudo, hoje, segundo os especialistas em Teologia, qualquer ser humano é capaz de ser um santo. Para tanto, é preciso que esse homem ou mulher faça algo extremamente bom e único para a sociedade.

Afinal, você sabe quais são os santos que marcam o segundo semestre em terras brasileiras? Não? Então, continue conosco neste post e se aprofunde de vez nessa história!

Sant’Ana: a protetora dos avós

Em todo dia 26 de julho é comemorado o dia de Sant’Anna — a protetora dos avós. De acordo com a história, a avó de Jesus Cristo era uma mulher estéril. Assim, ela só conseguiu conceber Maria após o seu marido, Joaquim, ter ido até o deserto e clamar a Deus por um bebê.

Em boa parte de suas imagens, podemos encontrá-la retratada logo ao lado de Maria, ainda criança, que segura um livro nas mãos. Fora contribuir para que as mulheres estéreis consigam engravidar, a sua figura é sempre usada por quem deseja ter mais proteção familiar, especialmente, entre as avós costureiras, professoras e donas de casa.

São Pedro: protetor dos pescadores e das viúvas

São Pedro foi o apóstolo encarregado de continuar com os ensinamentos da Igreja Romana. Logo, ele foi considerado o primeiro papa da história e, inclusive, a famosa basílica do Vaticano, em Roma, também tem o seu nome. Na crença, essa figura é o guardião das chamadas “chaves do paraíso” e há quem acredite que ele ajuda a fazer chover. O dia de sua comemoração é todo 29 de junho, encerrando, assim, as comemorações das tradicionais festas juninas.

Nossa Senhora das Graças: Santa das Bênçãos

Popularmente chamada como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, essa santa foi, primeiramente, vista por uma noviça na região da França, por volta do ano de 1830. Na época, a mulher também ficou encarregada da missão de cunhar pequenas medalhas, que seriam as responsáveis por levar graças a todas as pessoas que as usassem.

A partir disso, nos 50 anos posteriores ao acontecimento, foram distribuídas mais de 1 bilhão de joias. Também, seu dia é celebrado em todo 27 de novembro. Ainda, vale destacar que Nossa Senhora das Graças tem 200 igrejas ao redor do mundo e oito cidades apadrinhadas com seu nome.

Nossa Senhora Aparecida: padroeira do Brasil

Maria, a mãe de Jesus, tem inúmeros nomes e representações dentro da Igreja Católica — o equivalente a mais de duas mil denominações distintas. No Brasil, não é diferente e, aqui, ela é conhecida como Nossa Senhora Aparecida, uma das santas mais populares e padroeira do país desde 1929.

Em 1717, a sua imagem foi achada no rio Paraíba, na região Nordeste. Desde então, a área se tornou um ponto de peregrinação e, atualmente, conta com uma basílica que recebe milhões de devotos todos os anos. Temos, ainda, a Nossa Senhora de Nazaré, que é muito popular em Belém do Pará e a sua figura reúne milhões de fiéis anualmente, na romaria do Círio. Então, como vimos, existem inúmeros santos do segundo semestre no Brasil — cada qual, responsável por um ato de bondade e fé.

Agora, você conhece algum outro nome que se destaca entre as crenças dos brasileiros? Deixe o seu comentário abaixo e divida essa informação conosco. Vamos adorar saber mais!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This