Jardim e Paisagismo

Saiba como preparar o solo para uma horta maravilhosa

Escrito por quintadellarte

Você sabe como preparar o solo para uma horta? Fazer esse tipo de plantação é bem simples, mas requer alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à preparação do espaço. Para criar um bom ambiente para hortaliças e legumes, a preocupação com a fertilidade da terra é uma das primeiras que você precisará ter nesse processo.

Ter um solo com uma qualidade adequada para comportar uma horta é algo que pode ser um pouco demorado, o que demandará certa paciência, mas os resultados serão satisfatórios. Neste post, daremos algumas dicas para deixar essa etapa do plantio ainda mais simples. Confira!

Faça um bom planejamento

Antes de começar a montar a horta, seja em um jardim ou em uma jardineira, o primeiro passo — e o principal — é planejar como a área será utilizada. Será preciso pensar em questões como se ela servirá como uma plantação doméstica, comunitária ou até mesmo se terá fins comerciais. Depois disso, será preciso verificar a disponibilidade da área, dos insumos e das ferramentas disponíveis para que o trabalho possa ser realizado.

Para fazer um bom planejamento, é preciso anotar tudo o que você já tem e os itens que faltam para a produção da horta em si, como fertilizantes, sementes, mudas, regadores e qualquer outro item que seja importante para a criação do espaço. Caso tenha animais por perto, também será preciso avaliar a necessidade de cercar a área para que não a destruam.

Escolha uma terra de qualidade

Uma das principais dicas para quem quer preparar o solo para uma horta é escolher uma terra que seja de qualidade. Para perceber qual é a textura da matéria-prima com a qual vai trabalhar, é só pegar um punhado e apertar. Se for arenosa, tenderá a esfarelar, o que significa que será mais leve, mas também mais seco e mais pobre em nutrientes.

Caso a terra seja mais argilosa, poderá se aglomerar mais facilmente, o que indica que será mais pesado e, consequentemente, mais rica em nutrientes — mas poderá rachar facilmente em estações específicas, como no verão. Por fim, uma terra mais limosa será leve, fértil e bastante sedosa ao toque. Caberá a você saber exatamente a finalidade da horta e as plantas que farão parte dela para escolher com sabedoria.

Adube o solo periodicamente

Depois da escolha da melhor terra para a horta, é preciso adubar o solo e fazer isso periodicamente. Nessa etapa, uma boa dica é misturar um pouco do fertilizante com o solo, como forma de prepará-lo para o próximo passo — a plantação.

Sempre que possível, é bom optar por adubos orgânicos, caseiros ou até mesmo por esterco de animais. Quando for fazer a adubação, é só espalhar o fertilizante escolhido por cima da terra já mobilizada e, depois disso, revolver todo o solo para que o fertilizante possa ser absorvido por completo.

Agora, você já sabe como preparar o solo para uma horta. Ao seguir as dicas listadas acima, você será capaz de criar uma plantação da forma correta e que crescerá saudável. Só não se esqueça de que, para isso, é preciso cultivá-la com dedicação e de forma contínua.

Gostou do conteúdo deste post? Você já tem uma horta ou vai começar uma em breve? Tem alguma outra dica que acha importante compartilhar? Então, deixe um comentário e vamos conversar!

Sobre o autor

quintadellarte

Deixar comentário.

Share This